Propostas do MEC de modificação da estrutura do vestibular

– As provas do processo seletivo de todas as 55 universidades federais seriam unificadas. Há a proposta de que esse teste seja o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que seria reelaborado para tal finalidade.

– Cada instituição teria autonomia para aceitar a proposta ou não. O consentimento à proposta também poderia se dar de forma total ou parcial. Ou seja, o Enem poderia servir como uma primeira fase do vestibular, podendo as universidades instituírem uma segunda fase na seleção por conta própria.

– Utilizado como prova unificada de vestibulares do Brasil, o Enem passaria a ter 200 questões de múltipla escolha e uma redação e seria realizado em dois dias.

– A proposta é que os testes aconteçam em outubro, e não mais em agosto, como hoje.

– Há a chance de o Enem ser realizado duas vezes por ano, em data ainda não definida para o primeiro semestre, para atender àquelas universidades com dois vestibulares anuais.

– Haveria uma lista única de classificados, de forma que o aluno poderia escolher a universidade que desejaria estudar de acordo com a nota obtida na prova, garantindo, assim, mais mobilidade ao estudante.

– Os alunos seriam avaliados em quatro grupos formatados com questões de linguagens (que incluiriam português, inglês e redação), matemática, ciências humanas e ciências da natureza. As questões privilegiariam a medição da capacidade do estudante, por meio da interdisciplinariedade ou invés de medir conhecimentos específicos como acontece hoje em vários modelos de seleção.

– Instituições particulares com interesse de aderir ao modelo poderiam participar do exame único.