Educação Básica

A Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora, que engloba 29 cidades da Zona da Mata, classificou-se na 21ª posição entre as 46 superintendências mineiras que participaram da edição 2008 do Programa de Avaliação da Educação Básica (Proeb), cujo objetivo é verificar os conhecimentos dos estudantes das redes estadual e municipal de ensino em português e matemática. Os exames são aplicados nas turmas de quinto e nono anos do ensino fundamental, além do terceiro ano do ensino médio. Na comparação com edições anteriores, foi identificada, em todo o estado, uma tendência de melhoria consistente e contínua dos resultados, porém em ritmo muito lento.

“A maior parte dos estudantes mineiros ainda apresenta desempenho muito aquém do mínimo admissível”, observa o coordenador de Projetos do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da UFJF, Tufi Machado Soares.

Segundo ele, a situação é menos grave nas turmas de ensino fundamental, mas “é uma tragédia” entre os alunos do terceiro ano do ensino médio, onde menos de 5% conseguiram atingir a média recomendada. “O impacto na vida profissional desse estudante será enorme, principalmente em uma sociedade que demanda cada vez mais conhecimentos especializados”, observa Tufi. Ele acrescenta que até mesmo a continuidade do processo educacional fica comprometido. “As chances de um estudante da rede pública concluir o ensino superior com sucesso são reduzidas.”

Causas múltiplas
Tufi avalia, ainda, que as dificuldades de aprendizagem, refletidas no Proeb, têm causas múltiplas, que merecem análises contextuais profundas.

“São fatores intra e extra escolares. Fora da instituição, podemos considerar, entre outros pontos, o capital cultural das famílias e suas condições econômicas. Já no universo interno, verificamos que as escolas não têm conseguido motivar os alunos para o estudo. Os jovens não veem esta instituição como um canal que pode ajudá-los a crescer como cidadãos, capaz de proporcionar uma vida melhor. Não existe afinidade.”