Fechar menu lateral

Nova mudança no Vestibular da UFJF

As notas da primeira etapa do vestibular da UFJF vão ter o mesmo peso do desempenho obtido pelos candidatos na segunda fase para fins de classificação de aprovados. O resultado alcançado pelo concorrente nas provas da fase inicial, descartados há pelo menos oito anos da disputa pelo ingresso à universidade, agora corresponderão a 50% da nota final. Até o último processo seletivo, o primeiro desempenho servia apenas como parâmetro para escolher os melhores colocados de cada curso que prestariam a segunda etapa.

Outra mudança anunciada ontem é relativa ao Pism. Agora vai passar a ser obrigatória a matrícula de candidatos deste processo na série correspondente ao módulo que ele optou. Ou seja, só poderão prestar o Pism I, por exemplo, aqueles que estiveram no primeiro ano do ensino médio. Até então, se algum estudante que já tivesse terminado estes estudos optasse pelo Pism como forma de ingresso na federal, ele poderia realizar a matrícula para iniciar o triênio de provas.

No início do ano, a UFJF chegou a anunciar que aproveitaria as notas da primeira fase no cálculo da classificação, mas na proporção de 30%. No entanto, a UFJF optou em mudar e valorar essas provas em 50%, porque entendeu que os alunos poderiam ficar desestimulados a estudar todas as disciplinas. Isso porque, entre as novidades do próximo vestibular e Pism, anunciadas em janeiro, está a realização de provas específicas, segundo área de conhecimento de cada candidato na segunda etapa.