Palestra Empreendorismo

No dia 31 de março, a Faculdade de Engenharia e o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizarão uma palestra para divulgação do Programa Primeira Empresa Inovadora, o PRIME, que subsidiará ideias inovadoras para o mercado com o valor de R$120 mil. A palestra acontecerá às 18:30h, no Anfiteatro de Escadinha da Faculdade de Engenharia, sala 4118, e os interessados devem fazer previamente suas inscrições por telefone ou e-mail. O evento é gratuito.

Criado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, através da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o PRIME é um programa de incentivo governamental que se destina a apoiar empreendedores e pesquisadores no desenvolvimento de seu projeto e na consolidação de sua estratégia gerencial para a inserção no mercado de produtos ou processos inovadores. O aporte financeiro é repassado por meio de uma subvenção econômica, ou seja, financiamento não reembolsável.

A gestora de Incubadora de Empresas do Critt, Flávia Ruback, salientou que esta é uma oportunidade única que o Governo oferece para as empresas que estão começando. “Apoiando o pagamento de serviços de consultoria especializada, na área de mercado, recursos humanos, financeiro, jurídico, além do pagamento do empreendedor, da área técnica do projeto e do gestor do negócio, aumentam as chances de sucesso do empreendimento”, afirma Flávia. Segundo ela, isso é uma forma, também, de o Governo incentivar a abertura de novas empresas, aumentar o PIB, provocar o crescimento da riqueza da Nação e gerar um número maior de registro de patentes, entre outros.

Podem se inscrever para o programa as empresas nascentes com até 24 meses de existência que apresentem um elevado conteúdo de inovação em seus produtos ou serviços, um plano de negócio que indique um evidente potencial de crescimento e que estejam inscritos na Receita Federal com seu CNPJ regulamentado ou para os interessados em abrir empresas que tiverem suas idéias selecionadas, será oferecido pelo FINEP um programa de imersão de capacitação em empreendedorismo e gestão de negócios.

ibt.critt@ufjf.edu.br