Fechar menu lateral

Galeria de fotos

Na sala de reuniões da Faculdade de Engenharia, há uma galeria de fotos de 17 ex-diretores. A primeira foto é datada de 17 de agosto de 1922 e a última de 17 de agosto de 2006.

A ação do tempo e de pragas, como traças e cupins, vinha começando a ameaçar a integridade da coleção que representa uma parte importante da história de uma Escola quase centenária. Assim, as fotos passaram por um processo de recuperação, higinização e tratamento que teve como objetivo preservar e valorizar a memória da Faculdade de Engenharia.

A foto de Josué Cardoso da Fonseca, por exemplo, foi totalmente recuperada e restaurada em São Paulo. As fotos de Clorindo Burnier (1914-1922), fundador da Faculdade de Engenharia, e de José da Rocha Lagoa (1930-1932) , criador das primeiras oficinas (Laboratórios) da Faculdade, estão em recuperação.

A tecnologia possibilita novas estratégias de comunicação, porém as fotos são, por excelência, instrumentos indispensáveis de comunicação e de preservação da memória. Possuindo funções de preservação, documentação e valorização da história de gerações de alunos, servidores e professores, a galeria de fotos dos ex-diretores é estruturada em torno da relação do homem com a ciência e a tecnologia num determinado espaço e tempo. As fotos carregam parte da história e da memória da cidade de Juiz de Fora, da Universidade Federal de Juiz de Fora e, principalmente, da Escola de Engenharia de Juiz de Fora – EEJF.