Fechar menu lateral

Dia Mundial da Água

Em 22 de dezembro de 1992, a Assembleia Geral da ONU declarou que no dia 22 de março de cada ano será celebrado o Dia Mundial da Água.

 

A água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico e fundamental à vida em nosso planeta.

 

O Dia Mundial da Água é uma oportunidade para a reflexão sobre a importância de um maior envolvimento da sociedade nos debates e processos decisórios relativos à gestão dos recursos hídricos, bem como proporcionar à população uma reflexão sobre a importância da água em nossas vidas.

 

O problema de escassez de água no Brasil decorre da combinação entre o crescimento da demanda por meio de um maior consumo de água associado à degradação da qualidade das águas de nossos rios pela poluição, assoreamentos e lançamento de lixo.

 

Assim, a gestão descentralizada e participativa constitui um método que enseja usuários, sociedade civil, ONGs, governos, agentes da cadeia produtiva a influenciar na tomada de decisões sobre investimentos e formas de preservação de nossos recursos hídricos, de forma legítima e por todos compartilhada as responsabilidades da sua gestão.

 

No domingo, dia 22 de março, Dia Mundial da Água, é dia de pensarmos sobre a importância da água para o desenvolvimento econômico e social que nossa região pode alcançar, bem como sobre a importância da preservação da água para as futuras gerações, o chamado desenvolvimento sustentável. Sonho? Utopia? Não, uma necessidade para a sobrevivência e o desenvolvimento do homem.