O estágio curricular visa à preparação do estudante para o trabalho, ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do(a) discente para a vida e para o trabalho, nos termos da legislação em vigor, compreendendo as seguintes modalidades:
I – Estágio obrigatório: componente curricular obrigatório para a integralização do curso com carga horária de 160 horas que só pode ser realizado pelos discentes que tiverem concluído, no mínimo, 2520 da carga horária total do curso .
II – Estágio não obrigatório: componente curricular facultativo que integra a carga horária complementar do curso, podendo ser utilizado como flexibilização curricular até o limite máximo de 60 horas. Pode ser realizado opcionalmente, após o discente ter concluído, no mínimo, 1500 horas da carga horária total do curso.
Tutorial de Homologação de Estágio (abre em nova janela)
IMPORTANTE: Nenhum documento de estágio, obrigatório ou não obrigatório, deve ser assinado sem antes ser realizado o procedimento de homologação de Estágio.
Conforme previsto no PPC (Projeto Pedagógico do Curso) da Engenharia Elétrica – Robótica e Automação, conforme a Lei dos Estagiários (Lei N. 11.788 de 25/09/2008 (Lei dos Estagiários)) – O Estágio Curricular Obrigatório pode ser substituído ou ter equivalência com atividades de extensão, de monitoria e de iniciação científica na educação superior, mediante apresentação de requerimento de Registro de Equiparação ao Estágio Curricular Obrigatório encaminhado à Coordenação de Estágios da UFJF, com parecer favorável da COE.
O procedimento é simples:
O discente deverá enviar e-mail para secretaria.eletrica@engenharia.ufjf.br solicitando matrícula na disciplina de estágio na turma de um professor orientador (todos os professores do departamento de energia e de circuitos estão habilitados) .
IMPORTANTE: Verifique a disponibilidade do professor orientador escolhido antes de solicitar a matrícula na disciplina.
O discente deve seguir os passos descritos no Procedimento de Equiparação Com Estágio Obrigatório (abre em nova janela) , baixar e preecher o formulário Equiparação de Estágio Obrigatório .
IMPORTANTE: No formulário de equiparação, o discente deverá indicar o representante da COE e o responsável pela disciplina de estágio. O responsável pelo projeto é o(a) professor(a) orientador do seu projeto de IC, monitoria, extensão ou PET.
O discente deve acompanhar no SIGA, em estágios-cadastro de estágio/equiparação de estágio, se sua solicitação foi lançada.
IMPORTANTE SOBRE A EQUIPARAÇÃO:
1. O projeto deverá estar finalizado para solicitar a equiparação. É necessário que tenham registradas no SIGA pelo menos 160 horas para ser possível se equiparar;
2. Bolsas de Treinamento Profissional (TP) não podem ser equiparadas ao estágio obrigatório;
3. É sempre recomendável que façam o Estágio, mesmo que o não-obrigatório para que seja possível adquirir conhecimentos técnicos e interpessoais, além da experiência profissional.