Durante os dias 13, 14 e 15 de agosto de 2015 aconteceu o XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, no qual foram realizadas diversas:
– Profa. Andréia C. C. Queiroz: ministrou uma Palestra (Riscos e benefícios do exercício resistido no hipertenso), moderou duas mesas (curso atividade física e pressão arterial; mesa clínica de exercício), avaliou duas Sessões de Pôsteres (Educação Física e Enfermagem), supervisionou apresentação de Pôster dos dois orientandos, participou do congresso como ouvinte.
– Aluno Keveenrick Ferreira Costa (4ª período): participou do congresso como ouvinte, apresentou um resumo no formato de Pôster e havia participado da elaboração de mais um resumo.
– Aluno Gabriel Mendes Oliveira (4ª período): participou do congresso como ouvinte, apresentou um resumo no formato de Pôster.
Além disso, a participação no congresso rendeu dois resumos publicados nos Anais do Evento:
– Ferreira-Costa, K; Santos, LS; Faria, LR; Silva, CLA; Queiroz, ACC. Capacidade funcional e prática de atividade física entre idosos hipertensos participantes de um programa de assistência ao idoso em Governador Valadares, MG. Anais do XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, v.2, suplemento, p. 76, 2015.
– Oliveira, GM; Ferreira-Costa, K; Borges, RM; Alessandri, AL; Nascimento, AP; Kelmann, RG; Silva, CLA; Faria, LR; Queiroz, ACC. Inatividade física e presença de valores alterados de pressão arterial em hipertensos medicados participantes de uma Feira de Saúde em Governador Valadares. Anais do XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão, v.2, suplemento, p. 81, 2015.
A participação nesse evento foi bastante proveitosa e enriquecedora, pois foi uma oportunidade para apresentação dos dados coletados de forma interdisciplinar na cidade de Governador Valadares. Além disso, ter contato com as pesquisas mais recentes nesta área, ter troca de conhecimentos e aprimoramento acadêmico-científico. Foi a primeira experiência dos alunos apresentando seus trabalhos em um congresso de grande porte com abrangência nacional, experiência esta que enriquece a formação academia destes alunos.