Fechar menu lateral

Plano Departamental

Plano de Ensino

Disciplina: EDF157GV - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS ESPORTES COLETIVOS

Horas Aula: 2

Departamento: DEP EDUCAÇÃO FÍSICA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES

Ementa
keyboard_arrow_down keyboard_arrow_up
Estrutura e planejamento dos esportes coletivos. Metodologias de ensino dos esportes
coletivos. Aspectos socioculturais relacionados à prática pedagógica dos esportes
coletivos. O ensino dos esportes coletivos por meio do conhecimento tático. Os jogos
cooperativos.
1. Planejamento de ensino dos esportes coletivos.
2. Metodologias de ensino dos esportes coletivos.
3. Conhecimento tático.
4. Jogos coletivos cooperativos.
1. NAVARRO, Antonio Coppi; DE ALMEIDA, Roberto; DE SANTANA, Wilton
Carlos. Pedagogia do esporte: jogos esportivos coletivos. Phorte Editora LTDA, 2010.
2. PAES, Roberto Rodrigues; BALBINO, Hermes Ferreira. A pedagogia do esporte e os
jogos coletivos. In: DE ROSE, D. et al. Esporte e atividade física na infância e
adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, p. 73-83,
2009.
3. ROTH, Klaus; KROEBER, C. Escola da Bola: Um ABC para iniciantes nos jogos
esportivos. São Paulo: Phorte Editora, p. 10-28, 2002
1. GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues; DARIDO, Suraya Cristina.
Pedagogia do Esporte: livro didático aplicado aos Jogos Esportivos Coletivos.
Motriz: Revista de Educação Física, v. 16, p. 751-761, 2010.
2. GALATTI, Larissa Rafaela et al. Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o
ensino dos jogos esportivos coletivos. Revista da Educação Física/UEM, v. 25, p.
153-162, 2014.
3. MEIRA JUNIOR, C. M.; ROSE JUNIOR, D.; MASSA, M. Iniciação aos esportescoletivos. São Paulo: Edições EACH, 2020 1 recurso online (160 p.). Disponível em:
https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/497. Acesso:
10/05/2023
4. PAES, Roberto. Pedagogia do Esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro:
Guanabara Koogan, 2005
5. SCAGLIA, Alcides José. Pedagogia do Jogo: O processo organizacional dos Jogos
Esportivos Coletivos enquanto modelo metodológico para o ensino. Revista
portuguesa de Ciências do Desporto, 2017.
Voltar