Fechar menu lateral

Plano Departamental

Plano de Ensino

Disciplina: EDF103GV - APRENDIZAGEM MOTORA

Horas Aula: 3

Departamento: DEP EDUCAÇÃO FÍSICA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES

Ementa
keyboard_arrow_down keyboard_arrow_up
Aspectos gerais do Comportamento Motor. Introdução a teorias e conceitos sobre aprendizagem e controle motor. Identificação e diferenciação dos estágios da aprendizagem de habilidades motoras. Processos cognitivos envolvidos na aprendizagem motora. Fatores que afetam a aquisição de habilidades motoras.Características do controle motor. Diferenças individuais. Pesquisa científica e a aprendizagem motora.
1. Introdução e conceitos em Comportamento Motor e Aprendizagem Motora.
2. Classificação das habilidades.
3. Tempo de reação, tempo de movimento e processamento de informação.
4. Estágios na aprendizagem motora.
5. Processos envolvidos na aprendizagem motora.
6. Fatores que interferem na aquisição de habilidades motoras.
7. Prática física e prática mental.
8. Possibilidades de interação com diferentes áreas do conhecimento.
1. MAGILL, R. A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Ed. Blucher, 2000.
2. SCHMIDT, R. A.; LEE, T. D. Aprendizagem e performance motora: dos princípios à aplicação. Porto Alegre: Artmed, 2016.
3. TANI, G.; CORRÊA, U. C. Aprendizagem Motora e o Ensino do Esporte. 1.ed. São Paulo: Blucher, 2016.
1. SANTOS, R. C. de. et al. Efeitos de diferentes proporções de prática constante e aleatória na aquisição de habilidades motoras. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 23, n. 1,p. 5-14, 2009.
2. SCHMIDT, R. Aprendizagem e performance motora: dos princípios à prática. Movimento. São Paulo; 1993.
3. SOUZA, M. S. de.; SPESSATO, B. C.; VALENTINI, N. C. Estratégias de aprendizagem e o ensino de judô para iniciantes: demonstração, dicas verbais e feedback. Revista Acta Brasileira do Movimento Humano, v. 4, n. 5, p. 32-46, 2014.
4. TANI, G. et al. Aprendizagem motora: tendências, perspectivas e aplicações. Revista Paulista de Educação Física, v. 18, p. 55-72, 2004.
5. UGRINOWITSCH, H.; BENDA, R. N. Contribuições da aprendizagem motora: a prática na intervenção em educação física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 25, p. 25-35, 2011.
Voltar