Fechar menu lateral

Plano Departamental

Plano de Ensino

Disciplina: EDF099GV - CORPO, CULTURA E EDUCAÇÃO FÍSICA

Horas Aula: 3

Departamento: DEP EDUCAÇÃO FÍSICA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES

Ementa
keyboard_arrow_down keyboard_arrow_up
A construção social do corpo. O corpo como produto e produtor de cultura. Reflexões e múltiplos olhares sobre o corpo na Saúde, na Educação Física, nos Esportes e nas Práticas Corporais. Bases psico-socio-antropológicas sobre o estudo do corpo: desdobramentos para análises do corpo na Educação Física.
1. A construção social do corpo. O corpo como produto e produtor de cultura.
1. Conceitos no campo da sociologia e antropologia para os termos “Corpo” e “Cultura” e seu uso para a Educação Física.
2. O corpo como aspecto intrinsecamente relacionado e indissociável da cultura.
3. O corpo como produto e produtor de cultura.
2. Reflexões e múltiplos olhares sobre o corpo na Saúde, na Educação Física, nos Esportes e nas Práticas Corporais.
1. O modelo biomédico e sua relação histórica com a Educação Física.
2. Interligação do corpo, cultura e sociedade e suas implicações para a Saúde e a Educação Física, os Es-portes e as Práticas Corporais.
3. Bases psico-socio-antropológicas do estudo do corpo: desdobramentos para análises do corpo na Educação Física
1. A indústria cultural e a mídia na construção social do corpo.
2. A perspectiva sociocultural de estudos do corpo e sua relação com a aparência física, estética e ima-gem corporal.
3. “Estereótipos”, “preconceitos” e “discriminações” sociais no campo da Saúde, da Educação Física e dos Esportes. Estudos sobre as questões étnico-raciais, direitos humanos e respeito à diversidade humana.
4. Estudo do gênero e da sexualidade como construções histórico-sociais, sua relação com a Saúde, Es-porte e Práticas Corporais, influência sobre a construção de saberes e sobre a prática profissional nos diferentes campos de atuação da Educação Física.
5. O corpo, a cultura, a Educação Física e a Saúde: enlace com algumas as psicopatologias relacionadas ao corpo (por exemplo: transtornos alimentares, transtorno dismórfico corporal, dependência ao exercício físico e transtornos correlatos).
MEDINA, João Paulo S. A educação física cuida do corpo... e "mente": novas contradições e desafios do sécu-lo XXI. 25a ed. Campinas, SP: Papirus, 2017. (e-book)
MOREIRA, W. W. (Org.). Educação Física e esportes: perspectivas para o século XXI. Campinas, SP: Papirus, 2010. (e-book)
DORNELLES, Priscila Gomes; WENETZ, Ileana; SCHWENGBER, Maria Simone Vione (org.). Educação Física e Gênero: Desafios educacionais. Ijuí: Editora Unijuí, 2017. (e-book)
CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges (orgs.). História do corpo. 5a ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2012.
LE BRETON, David. A sociologia do corpo. 6a ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
GONÇALVES, M. A. Sentir, pensar e agir: corporeidade e educação. 15a ed. Campinas, SP: Papirus, 2014. (e-book e físico)
MARCO, A. Educação Física, cultura e sociedade: contribuições teóricas e intervenções da Educação Física no cotidiano da sociedade brasileira. 6a ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.
MOREIRA, W. W. Século XXI: a era do corpo ativo. Campinas, SP: Papirus, 2006.
Voltar