Fechar menu lateral

Plano Departamental

Plano de Ensino

Disciplina: EDF095GV - PEDAGOGIA DO ESPORTE

Horas Aula: 2

Departamento: DEP EDUCAÇÃO FÍSICA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES

Ementa
keyboard_arrow_down keyboard_arrow_up
O esporte no contexto da pedagogia. Conceito e classificação do esporte moderno. Planejamento do ensino dos esportes nas diferentes faixas etárias e contextos. Iniciação esportiva. Modelos e métodos de ensino dos esportes individuais e coletivos (convencionais e não-convencionais). Os jogos cooperativos e a competição como instrumentos pedagógicos.
1. A pedagogia e o esporte;
2. Iniciação esportiva;
3. Planejamento e modelos de ensino dos esportes;
4. Jogos cooperativos e competição.
GRECO, Pablo Juan; BENDA, Rodolfo Novellino. Iniciação esportiva universal. Ed. da UFMG, c1998. 2 v. (Aprender). ISBN 9788570411594.

KROGER, Christian; ROTH, Klaus. Escola da bola: um ABC para iniciantes nos jogos esportivos. 2. ed. Sao Paulo: Phorte, 2006. 208 p. ISBN 857655026.

PAES, Roberto Rodrigues; BALBINO, Hermes Ferreira. Pedagogia do esporte: contextos e perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c2005. xi, 161 p. ISBN 9788527710619.
GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues; DARIDO, Suraya Cristina. Pedagogia do Esporte: livro didático aplicado aos Jogos Esportivos Coletivos. Motriz: Revista de Educação Física, v. 16, p. 751-761, 2010.

GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto R.; SEOANE, Antonio Montero. Pedagogia do Esporte e Obesidade: perspectivas para um estilo de vida saudável a partir da adequada iniciação esportiva na infância. Pensar a Prática, v. 15, n. 2, 2012.

LEONARDI, Thiago José et al. Pedagogia do esporte: indicativos para o desenvolvimento integral do indivíduo. Revista Mackenzie de educação física e esporte, v. 13, n. 1, 2014.

MIRANDA, Renato. Reflexões do esporte para o desempenho humano. Curitiba: CRV, 2013. 262 p. ISBN 9788580425970.

SCAGLIA, Alcides José. Pedagogia do Jogo: O processo organizacional dos Jogos Esportivos Coletivos enquanto modelo metodológico para o ensino. Revista portuguesa de ciências do desporto, 2017.
Voltar