Fechar menu lateral

Plano Departamental

Plano de Ensino

Disciplina: EDF072GV - EMPREENDEDORISMO E MARKETING ESPORTIVO

Horas Aula: 4

Departamento: DEP EDUCAÇÃO FÍSICA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES

Ementa
keyboard_arrow_down keyboard_arrow_up
Conceitos gerais: origem e razões do empreendedorismo. As partes envolvidas, Características e caminhos do empreendedor. Elementos do negócio: planejamento e plano de negócio. Princípios de gestão de qualidade. Ferramentas para a gestão da qualidade e ferramentas gráficas. A indústria do esporte. Fatores de crescimento da indústria do esporte. Teoria do marketing e do marketing esportivo. Estudos relacionados com o marketing.
1) Introdução ao empreendedorismo:
1.1 Conceitos;
1.2 Diversidade de aplicação;
1.3 A prática empreendedora;
1.4 Perfil do(a) empreendedor(a) e validação de uma ideia;
1.5 Construção da visão, valores e projeção da organização de uma empresa;
1.6 Impactos do empreendedorismo na vida pessoal;
1.7 Construção de redes de suporte;
1.8 Busca de recursos;
2) Marketing;
2.1 Estratégia de marketing;
2.2 Marketing de serviços;
2.3 Marketing pessoal;
2.4 Plano de marketing: criação e consolidação de marcas;
2.5 Marketing digital.
3) Gestão de pessoas:
3.1 Comunicação e gestão por competências;
3.2 Gestão de conflitos em empresas;
4) A construção do plano de negócios:
4.1 Plano financeiro;
4.2 Pesquisa de mercado;
4.3 Consolidação da empresa.
5) Atuação profissional com a gestão e o empreendedorismo ligados ao esporte;
6) Atuação profissional nos ramos de saúde e fitness;
7) Atuação profissional com marketing no esporte.
DORNELAS, J. C. Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 4. ed. Rev. atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

KOTLER, P.; HAYES, T.; BLOOM, P. N. Marketing de serviços profissionais: estratégias inovadoras para impulsionar sua atividade. São Paulo: Manole, 2002.

PITTS, B. G. Fundamentos de Marketing Esportivo. Phorte, 2002.
ANSOFF, H. I.; MCDONNEL, E. J. Implantando a administração estratégica. São Paulo: Ed. Atlas, 1993.

EDVINSSON, L.; MALONE, M. S. Capital intelectual: descobrindo o valor real de sua empresa pela identificação de seus valores internos. São Paulo: Makron Books do Brasil, 1998.

KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

DOLABELA, M. F. O segredo de Luísa. 30.ed. rev. e atual. São Paulo: Editora de Cultura, 2006.

ROCHE, F. P. Gestão Desportiva. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Voltar