Fechar menu lateral

Plano Departamental

Plano de Ensino

Disciplina: EDF072GV - EMPREENDEDORISMO E MARKETING ESPORTIVO

Horas Aula: 4

Departamento: DEP EDUCAÇÃO FÍSICA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES

Ementa
keyboard_arrow_down keyboard_arrow_up
Conceitos Gerais, Origem, Razões do Empreendedorismo. As partes envolvidas, Características e Caminhos do Empreendedor, Elementos do Negócio, Planejamento e Plano de Negócio. Princípios de Gestão de Qualidade, Ferramentas para a Gestão de Qualidade e Ferramentas Gráficas. A Indústria do Esporte, Fatores de Crescimento da Indústria do Esporte. Teoria do Marketing e do Marketing Esportivo, Estudos relacionados com o Marketing.
1. Introdução ao empreendedorismo.
1.1 Conceitos;
1.2 Diversidade de aplicação.
2. Esporte e indústria esportiva em meio às dinâmicas globais.
2.1 Esporte, geopolítica e relações internacionais.
3. A prática empreendedora.
3.1 Perfil do(a) empreendedor(a) e validação de uma ideia;
3.2 Construção da visão e projeção da organização de uma empresa;
3.3 Impactos do empreendedorismo na vida pessoal;
3.4 Construção de redes de suporte;
3.5 Busca de recursos;
3.6 Consolidação da empresa.
4. A construção de um plano de negócios.
4.1 Plano de marketing;
4.2 Estratégia de marketing;
4.3 Preparação do empreendedor;
4.4 Plano financeiro.
5. Atuação profissional com a gestão e o empreendedorismo ligados ao esporte.
5.1 Atuação profissional com mídias sociais no esporte;
5.2 Atuação profissional nos ramos de saúde e fitness.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo – Transformando Ideias em Negócios. Campus, 2005.
KOTLER, P., HAYES, T., BLOOM, P. N. Marketing de serviços profissionais: estratégias inovadoras para impulsionar sua atividade. São Paulo: Manole, 2002.
PITTS, B. G. Fundamentos de Marketing Esportivo. Phorte, 2002.
DOLABELA, F. O segredo de Luísa. 30 ed. rev. e atual. São Paulo: Editora de Cultura, 2006. 304 p.
KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000. 768p.
ANSOFF, H. I. e MCDONNEL, E. J. Implantando a Administração Estratégica. São Paulo: Ed. Atlas, 1993.
EDVINSSON, L. & MALONE, M. S. Capital Intelectual: descobrindo o valor real de sua empresa pela identificação de seus valores internos. São Paulo: Makron Books do Brasil, 1998.
ROCHE, F. P. Gestão Desportiva. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Voltar