Disciplina: EDF059GV - LAZER, ESPORTES DE AVENTURA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Horas Aula: 6
Departamento: DEP EDUCAÇÃO FÍSICA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES
Plano de Ensino
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Ementa
Atividades esportivas e de lazer vivenciadas na natureza e seu potencial regional. Atividades e atitudes impactantes no ambiente e a perspectiva da consciência ambiental. Os esportes de aventura terrestres, aquáticos e aéreos. Vivências de caminhadas (trekking) por orientação de bússola e planilhas e técnicas verticais. Planejamento, organização e execução de atividades lúdicas que fomentem o desenvolvimento e a sustentabilidade ambiental. Vivência de acampamento.
Conteúdo
1. Histórico sobre a crise ecológica e a educação ambiental;
1.1 Problemas criados pela urbanização e industrialização e as respostas da ONU,
1.2 O aquecimento global, as mudanças climáticas e a qualidade de vida,
1.3 Poluição e saúde ambiental: o modo de vida predatório e consumista e o tratamento do lixo;
2. Demandas contemporâneas e a necessidade e oportunidade para uma atualização dos conteúdos da Educação Física:
2.1 A descoberta da natureza como terapêutica,
2.2 Histórico do lazer na natureza: mudança nos modos de visitá-la e preservá-la nas cidades,
2.3 A década de 1960 e a influência hippie e da contracultura nos modos de viver e se divertir com a natureza,
2.4 As possibilidades da Bacia do Rio Doce para estas experiências;
3. Educação ambiental na interface com a educação física:
3.1 Recreação ao ar livre e educação experiencial,
3.2 Jogos e brincadeiras de educação ambiental;
4. Princípios de mínimo impacto em ambientes naturais:
4.1 Programa Leave no Trace e Pega Leve;
5. Fundamentos de gestão de risco e segurança em práticas de aventura:
5.1 Programa Aventura Segura do Ministério do Turismo,
5.2 Guilherme Cavallari (2011);
6. Prevenção de acidentes e socorros de urgência em áreas remotas:
6.1 Animais peçonhentos,
6.2 Insolação,
6.3 Hipotermia,
6.4 Raio;
7. Introdução às modalidades de aventura terrestres, aquáticas e aéreas: caminhada em trilha/trekking, montanhismo e escalada, slackline, canoagem, vôo livre:
7.1 Histórico e órgãos reguladores,
7.2 Principais tipos de provas ou modos de praticar,
7.3 Equipamentos e como escolher,
7.4 Técnicas básicas e gestão dos riscos específicos,
7.5 Onde buscar formação específica aprofundada;
8. Recreação ao ar livre nas diferentes faixas etárias:
8.1 Primeira Infância;
8.2 Segunda Infância;
8.3 Adolescência;
8.4 Idade adulta;
8.5 Terceira Idade;
8.6 Intergeracionalidade
9. Vivência em modalidades terrestres/aquáticas e acampamento:
9.1 Caminhada em trilha;
9.2 Slackline;
9.3 Escalada;
9.4 Canoagem;
9.5 Barraca.
Bibliografia
BRUNHS, Heloisa; MARINHO, Alcyane (org.). Viagens, lazer e esporte: o espaço da natureza. São Paulo: Manole, 2006.
CAVALLARI, G. Manual de mountainbike e cicloturismo: conceito, equipamentos e técnicas. Gonçalves/MG: Editora Kalapalo, 2012.
___________. Manual de trekking e aventura: equipamento e técnicas. Gonçalves/MG: Editora Kalapalo, 2008.
LAVOURA, T.N. Canoagem: interfaces com o lazer, o esporte e a educação. Governador Valadares: Editora UNIVALE, 2008.
PEREIRA, D.W. Escalada. SP: Editora Odysseus, 2007. ____________. (org) Atividades de aventura: em busca do conhecimento. Editora Fontoura, 2013.
PINTO, P. MAPIL: Manual do Piloto de Parapente, Jaguará do Sul/SC: Sol Paragliders, 2011.
Bibliografia(continuação)
Não informado
Bibliografia complementar
MARCELLINO, N.C. (Org.) Lazer e Recreação: repertório de atividades por ambientes – Vol. 1.Campinas. Papirus, 2014.
UVINHA, Ricardo Ricci (org.). Turismo de Aventura: Reflexões e tendências. São Paulo: Editora Aleph, 2005.
UVINHA, Ricardo Ricci; MARINHO, Alcyane (org.). Lazer, Esporte, Turismo e Aventura: a natureza em foco. Alínea, 2009.