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Plano Departamental

Plano de Ensino

Disciplina: EDF050GV - EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Horas Aula: 4

Departamento: DEP EDUCAÇÃO FÍSICA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES

Ementa
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Terminologia e conceitos básicos em Educação Física Adaptada. Caracterização das deficiências (visual,auditiva, físico-motora, intelectual, múltipla), cuidados/orientações e possibilidades de intervenção motora.
Acessibilidade e inclusão. Atuação profissional: atividade física, esporte, recreação, reabilitação e
promoção da saúde para Pessoas com Deficiência. História do Esporte Paralímpico e introdução à
classificação funcional. Jogos Paralímpicos, Deaflympics e Special Olympics e demais competições.
1. Terminologia e conceitos básicos em Educação Física Adaptada.
1.1 Terminologias e conceitos básicos.
2.2 Tipos de deficiências.
2. Caracterização das deficiências.
2.1 Deficiência sensorial (visual e auditiva).
2.2 Deficiência físico-motora.
2.3 Deficiência intelectual.
2.4 Transtornos do neurodesenvolvimento.
3. Atuação Profissional com Pessoas com Deficiência.
3.1 Possibilidades de intervenção e campo de atuação em cada uma das deficiências.
3.2 Atividades físicas diversas (exercício, esporte e recreação).
3.3 Adaptações e cuidados nas orientações de atividades físicas.
3.4 Reabilitação.
3.5 Promoção da saúde.
4. Acessibilidade e Inclusão.
4.1 Acessibilidade
4.2. Inclusão
4.3 Barreiras
5. História do Esporte Paralímpico e introdução à classificação funcional.
5.1 Histórico;
5.2 Classificação funcional;
5.3 Jogos paralímpicos, Deaflympics e Special Olympics.
1. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (AHA). DSM-5 – Manual Diagnóstico e Estatístico de
Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artmed, 2014.
2. GREGUOL, M; COSTA, R. F. Atividade Física Adaptada: qualidade de vida para pessoas com
necessidades especiais. 3. ed. rev. ampl. Barueri, SP: Manole, 2013.
3. MELLO, M. T.; WINCKLER, C. Esporte Paralímpico. São Paulo: Atheneu, 2012.
1. CANALES, L. K.; LYTLE, R. K. Atividades Físicas para Jovens com Deficiências Graves. Barueri, SP: Manole, 2013.
2. GREGUOL, M. Natação adaptada: em busca do movimento com autonomia. São Paulo: Manole, 2010.
3. NOGUEIRA LAHR, S. L.; et al. Inclusão do aluno com transtorno do espectro autista nas escolas de ensino regular na visão parental: uma revisão narrativa. 1.ed. São Paulo: Científica Digital, 2021.
4. VARA, M. F. F.; CIDADE, R. E. Educação Física Adaptada. Curitiba: Editora Intersaberes, 2021.
5. WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). The World Bank. Tradução Lexicus Serviços Linguísticos.São Paulo: SEDPcD, 2012.
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