Fechar menu lateral

Plano Departamental

Plano de Ensino

Disciplina: EDF040GV - CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Horas Aula: 4

Departamento: DEP EDUCAÇÃO FÍSICA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES

Ementa
keyboard_arrow_down keyboard_arrow_up
Introdução, conceitos e princípios básicos. Crescimento e maturação. Teorias e perspectivas de desenvolvimento humano. Concepções e modelos teóricos em desenvolvimento motor. Desenvolvimento motor ao longo da vida. Transtornos do neurodesenvolvimento.
1.Introdução, conceitos e princípios básicos.
1.1 Visão geral e conceitos fundamentais: crescimento, maturação, desenvolvimento motor, desenvolvimento humano.
2.Crescimento e Maturação.
2.1. Crescimento físico e maturação.
2.2. Mudanças na aptidão física ao longo da vida.
3.Teorias e Perspectivas de Desenvolvimento Humano.
3.1. Principais teorias e perspectivas do Desenvolvimento Humano.
3.2. Desenvolvimento psicossocial, cognitivo, afetivo, motor.
4.Concepções e modelos teóricos em Desenvolvimento Motor.
4.1. Concepções de Desenvolvimento Motor.
4.2. Períodos de estudo na área do Desenvolvimento Motor.
5.Desenvolvimento motor típico e atípico.
5.1. Comportamento motor, desenvolvimento motor, aprendizagem motora, habilidade motora e performance Motora.
5.2. Fases e estágios do desenvolvimento motor.
5.3. Desenvolvimento motor na senescência.
5.4. Instrumentos de avaliação do desenvolvimento motor.
5.5. Desenvolvimento motor e especialização esportiva precoce.
5.6. Transtornos do neurodesenvolvimento.
GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C.; GOODWAY, J. D. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. Porto Alegre: Artmed, 7ª ed., 2013. 2.

HAYWOOD, K. M.; GETCHELL, N. Desenvolvimento Motor ao Longo da Vida. Porto Alegre: Artmed, 6ª ed., 2016. 3.

PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. 12ª ed. Porto Alegre: Porto Alegre: AMGH, 2013.
BEE, H.; BOYD, D. A Criança em Desenvolvimento. 12. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. 567 p. 2.

DE ROSE JR., D. Esporte e Atividade Física na Infância e na Adolescência: uma Abordagem Multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2002.

ROWLAND, T. W. Fisiologia do Exercício na Criança. SP: Manole, 2ª ed., 2008.

TANI, G. Comportamento Motor: Aprendizagem e Desenvolvimento. RJ: Guanabara Koogan, 2. ed., 2013.

TANI, G.; CORRÊA, U. C. Aprendizagem Motora e o Ensino do Esporte. 1ª edição. São Paulo: Blucher, 2016.
Voltar