Disciplina: EDF092GV - AVALIAÇÃO MOTORA EM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Horas Aula: 1
Departamento: DEP EDUCAÇÃO FÍSICA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES
Plano de Ensino
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Ementa
Fundamentos e objetivos da avaliação em pessoas com deficiência. Adaptações na avaliação de pessoas com deficiência físico-motora. Adaptações na avaliação de pessoas com deficiência sensorial. Adaptações na avaliação de pessoas com deficiência intelectual e outros transtornos mentais. Aplicação de testes motores com diferentes objetivos para avaliar pessoas com deficiência.
Conteúdo
Adaptações na avaliação de pessoas com deficiência físico-motora. Adaptações para avaliação de pessoas
com diferentes tipos de deficiências (sensorial, físico-motora, intelectual e outros transtornos mentais).
Aplicação de testes motores com diferentes objetivos para avaliar pessoas com deficiência.
1. Fundamentos e objetivos da avaliação em pessoas com deficiência.
1.1 Objetivos ao se avaliar pessoas com deficiência;
1.2 Anamnese, particularidades, possibilidades e cuidados;
1.3 Passos da avaliação e considerações sobre segurança;
2. Adaptações para a avaliação de pessoas com diferentes tipos de deficiências (sensorial, físico-
motora, intelectual e outros transtornos mentais).
2.1 Deficiência sensorial (visual e auditiva);
2.2 Deficiência físico-motora;
2.3 Transtornos do neurodesenvolvimento; relação entre transtornos e comportamento motor.
3. Avaliação em pessoas com deficiência.
3.1 Capacidade funcional e funcionalidade;
3.2 Desempenho motor;
3.3 Desenvolvimento motor;
3.4 Aptidão física.
Bibliografia
GALLAHUE, D. L; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes
e adultos. 1. ed. São Paulo: Phorte, 2001.
GREGUOL, M.; COSTA, R. F. Atividade física adaptada: qualidade de vida para pessoas com necessidades
especiais. 3. ed. Barueri: Manole, 2013.
GORLA, J. I.; ARAUJO, P. F.; RODRIGUES, J. L. Avaliação motora em educação física adaptada: teste
KTK. 3. ed. atual. São Paulo: Phorte, 2014.
Bibliografia(continuação)
Não informado
Bibliografia complementar
GORLA, J. I.; ARAÚJO, P. F.; CARMINATO, R. A. Desempenho psicomotor em portadores de deficiência mental: avaliação e intervenção. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, n. 25, v. 3, p. 133-147, 2004.
RIBEIRO, A. S.; DAVID, A. C.; BARBACENA, M. M.; RODRIGUES, M. L.; FRANÇA, N. M. Teste de Coordenação Corporal para Crianças (KTK): aplicações e estudos normativos. Motricidade, v. 8, n. 3, p.40-51, 2012.
FONSECA, V. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2011.
RIBERTO, M. et al. Reprodutibilidade da versão brasileira da Medida de Independência Funcional. Acta Fisiátrica, v 8, n. 1, 2001, p. 45-52.
SOARES, A. M.; CAVALCANTE NETO, J. L. Avaliação do Comportamento Motor em Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo: uma Revisão Sistemática. Revista Brasileira de Educação Especial, v.21, n. 3, p. 445-458, 2015.