Fechar menu lateral

Plano Departamental

Plano de Ensino

Disciplina: EDF028GV - APRENDIZAGEM MOTORA

Horas Aula: 4

Departamento: DEP EDUCAÇÃO FÍSICA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES

Ementa
keyboard_arrow_down keyboard_arrow_up
Mecanismos facilitadores da aprendizagem e estratégias instrucionais. Significado da prática, da transferência e do conhecimento do resultado para o ensino de habilidades motoras. Diferenças individuais, desenvolvimento motor e processos cognitivos envolvidos na aprendizagem motora. Pesquisa científica e a aprendizagem motora.
1. Introdução e conceitos em Comportamento Motor e Aprendizagem Motora.
1.1 Comportamento Motor: aprendizagem, controle e desenvolvimento motor;
1.2 Conceitos básicos;
1.3 Movimento, habilidades e capacidades.
2. Classificação das habilidades.
2.1 Em relação à estabilidade do ambiente;
2.2 Em relação ao fluxo das ações;
2.3 Em relação à mobilização muscular.
3. Tempo de reação, tempo de movimento e processamento de informação.
4. Teorias da aprendizagem motora.
4.1 Teoria do Circuito Fechado e Teoria do Circuito Aberto;
4.2 Teoria do Esquema;
4.3 Abordagem dos Sistemas Dinâmicos.
5. Estágios na aprendizagem motora.
5.1 Diferentes estágios na aprendizagem motora;
5.2 O que muda com a aprendizagem.
6. Processos envolvidos na aprendizagem motora.
6.1 Diferença entre sensação e percepção. Influência sobre a execução de habilidades motoras;
6.2 Atenção e concentração. Influência sobre aprendizagem;
6.3 Tipos de memória e influência sobre a aprendizagem motora;
6.4 Motivação;
6.5 Diferenças individuais.
7. Estabelecimento de metas.
8. Fatores que interferem na aquisição de habilidades motoras.
8.1 Demonstração e instrução verbal;
8.2 Feedback;
8.3 Prática do todos e prática por partes;
8.4 Prática constante e prática variada. Efeito da interferência contextual.
9. Prática física e prática mental.10. Desenvolvimento motor.
10.1 Desenvolvimento motor.
10.2 Desenvolvimento motor e o ensino de habilidades motoras;
10.3 Especialização esportiva precoce.
11. Pesquisa científica em aprendizagem motora.
MAGILL, R. A. Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Ed. Blucher, 2000.

SCHMIDT, R. A. LEE, T. D. Aprendizagem e performance motora: dos princípios à aplicação. Porto Alegre: Artmed, 2016.

TANI, G; MEIRA JR., C. M.; UGRINOWITSCH, H.; BENDA, R. N.; CHIVIACOWSKY, S.; CORRÊA, U. C.Pesquisa na área de comportamento motor: modelos teóricos, métodos de investigação, instrumentos de análise, desafios, tendências e perspectivas. Revista da Educação Física/UEM, v. 21, n.3, p. 1-52, 2010.

FAIRBROTHER, J. T. Fundamentos do comportamento motor. Barueri - SP, Manole, 2012. Livro disponível online no siga/biblioteca virtual universitária.
ENNES, F. C. M.; UGRINOWITSCH, H.; VIEIRA, M. M.; BENDA, R. N. Efeitos da interação entre demonstração, instrução verbal e frequência relativa de Conhecimento de Resultados (CR) na aquisição de habilidades motoras.Brazilian Journal of Motor Behavior, v. 7, n. 1, p. 17-24, 2012.

GALLAHUE, D. OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adultos e idosos. 5.ed. São Paulo: Phorte, 2005.

GOMES, T. V. B.; UGRINOWITSCH, H.; MARINHO, N. F. S.; BENDA, R. N. Efeitos da prática mental na aquisição de habilidades motoras em sujeitos novatos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. v. 26, n.3, p. 511-521, 2012.

MOREIRA, A.; FRANCHINI, E. Esporte como área de investigação e a ciência do esporte na Pós-graduação.Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v.31, p. 129-138, 2017.
TANI, G. Comportamento motor: aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

UGRINOWITSCH, H.; BENDA, R. N. Contribuições da aprendizagem motora: a prática na intervenção em educação física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 25, p. 25-35, 2011.
Voltar