Disciplina: EDF013GV - NATAÇÃO
Horas Aula: 4
Departamento: DEP EDUCAÇÃO FÍSICA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES
Plano de Ensino
2. Visão geral da modalidade: benefícios, contextos de atuação profissional.
3. Segurança em ambientes aquáticos.
4. Propriedades físicas do meio aquático.
5. Iniciação à natação: adaptação ao meio aquático. Habilidades básicas para o ensino de natação e nados elementares – Flutuação, equilíbrio, controle respiratório, palmateios e movimentos de pernas.
6. Os 4 nados formais: Crawl, Costas, Peito e Borboleta.
7. Saídas e Viradas.
8. Regulamentos.
2- LIMA, W. U. Ensinando a natação. São Paulo: Phorte, 4a ed, 2009.
3- MAGLISCHO, E. W. Nadando ainda mais rápido. São Paulo: Manole, 3a ed, 2010
2. FERNANDES, J. R. P.; COSTA, P. H. L. D. Pedagogia da natação: um mergulho para além dos quatro estilos. Revista Brasileira De Educação Física e Esporte, v. 20, n. 1, p. 5-14, 2006. Disponível em:
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16609. Acesso em: 08 mar. 2023. 160 Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Educação Física / UFJF-GV.
3. MANSOLDO, A. C.; TERTULIANO, I. W. Aspectos pedagógicos do ensino: Da natação da criança ao idoso. Fontoura Editora, 2019.
4. SILVA, M. C. da. Aspectos pedagógicos das atividades aquáticas. Editora Intersaberes, 1.ed, 2020.
5. STAGER, J. M.; TANNER, D. A. Natação: manual de medicina e ciências do esporte. São Paulo: Manole,2.ed, 2008.