
Estudantes visitam a sede da Editora UFJF para realização do terceiro encontro do projeto ( Foto: Equipe do projeto)
No último sábado (28), foi encerrada a primeira oficina de produção literária do novo projeto de extensão em interface com pesquisa da Editora da UFJF.

Participantes da oficina de produção literária criam narrativas em contos e desenham capas para seus livros (Foto: Equipe do projeto)
Realizada em parceria com a Escola Municipal Santa Cecília, a atividade integra o projeto “Oficinas de Autopublicação Digital” e contou com a participação de alunos do 7º, 8º e 9º anos. Durante os encontros, os estudantes exploraram o universo literário por meio da produção de poesias, narrativas curtas e quadrinhos, que resultaram na criação de livros individuais entregues durante uma sessão de autógrafos realizada na festa junina da escola.
Nathalie Reis Itaboraí, coordenadora e idealizadora da oficina, destacou a importância da iniciativa para os alunos: “os participantes tiveram, na maioria dos casos pela primeira vez, contato com ferramentas digitais de edição. Apesar de fazerem parte de uma geração conectada, o uso pedagógico desses recursos ainda é limitado. A oficina também contou com práticas mais artesanais da produção textual, com o uso de colagens e da escrita à mão.”. Segundo Nathalie, a proposta buscou aproximar-se do universo dos estudantes, utilizando elementos que fazem parte do cotidiano deles, como as histórias em quadrinhos (HQs).

Alunas da Escola Municipal Santa Cecília recebem edição individualizada de seus livros em lançamento durante festa junina (Foto: Equipe do projeto)
A oficina foi dividida em quatro encontros. O primeiro aconteceu na sala de leitura da escola, onde foram criadas HQs, poesias e colagens utilizando apenas papel, caneta, lápis de cor e materiais de recorte. O segundo encontro ocorreu no laboratório de informática, onde as produções foram recriadas no digital com o uso do software Canva. No terceiro dia, a atividade foi realizada nas instalações da Editora UFJF. Lá, os alunos desenvolveram contos a partir de um jogo literário, no qual sorteavam personagens, espaços, objetos e gêneros, e criavam suas narrativas com base nesses elementos. Também foi nesse momento que desenharam a capa de seus livros. A produção final reuniu diferentes tipos de conteúdo conforme a produção de cada aluno: HQs, poesias, contos e colagens, manuais e digitais. Cada estudante recebeu uma edição individualizada de seu próprio livro, em um evento de lançamento realizado durante a festa junina da escola, em um espaço denominado “Cantinho Literário”.
A professora da Escola Municipal Santa Cecília, Mayara Moratori Peixoto observou que os alunos tiveram uma evolução notável durante a realização da oficina. Segundo Mayara, no último encontro já foi possível observar o quanto os participantes desenvolveram a criatividade na construção de narrativas, o gosto pela escrita e a autoconfiança deles enquanto escritores.
A aluna Isabele Alves de Andrade destacou o impacto positivo da oficina em sua trajetória: “sempre gostei de escrever, mas a oficina me incentivou ainda mais. Criar minha própria história me ajudou a relaxar e me expressar melhor.”. Já Yasmille Santos, também aluna participante, afirmou: “antes não gostava de escrever, mas aprendi com a oficina e agora quero escrever cada vez mais.”. Como forma de incentivo à leitura e escrita, cada aluno recebeu um exemplar do livro “Folclore Literário e Linguístico”, além da doação de diversos títulos para o acervo da escola, totalizando 125 exemplares.
A iniciativa também trouxe benefícios para os estudantes da UFJF que participaram da equipe. Ricardo Morais Lopes, aluno de Design, afirmou que a oficina foi uma experiência enriquecedora. “Atuei em áreas com as quais não tinha familiaridade, como produção editorial, diagramação e criação de capas. Foi a primeira vez que coloquei em prática esses conhecimentos fora da sala de aula”, relatou. Para Sarah Nascimento, graduanda em Jornalismo e também integrante do grupo, “participar foi fantástico por auxiliar os alunos na escrita, nas colagens e no uso de ferramentas on-line, como o Canva. Uma vez que, apesar de fazer parte da sua rotina, os participantes não estavam habituados, e, a partir da oficina, aprenderam a utilizá-las”.

Editora UFJF doa 125 livros para o acervo da Escola Municipal Santa Cecília (Foto: Equipe do projeto)
O projeto não se encerra com essa edição. A coordenadora Nathalie adiantou os próximos passos: “pretendemos levar a oficina para mais duas escolas públicas de Juiz de Fora até setembro de 2026. As instituições ainda não foram definidas, mas manteremos o mesmo formato de produção em papel e digital, com o objetivo de incentivar os alunos a continuarem escrevendo.”
O diretor da Editora UFJF e vice-coordenador do projeto, Ricardo Bezerra Cavalcante, destaca a importância da iniciativa de extensão: “a Editora não tem apenas o papel de produção de livros, mas também o de difusão do conhecimento e de transformação social. O projeto de extensão é um espaço de aproximação da universidade com a comunidade.” Cavalcante também ressalta que o projeto traz impactos importantes, pois muitos dos adolescentes que vão até a Editora para desenvolver suas criações literárias têm, ali, o primeiro contato com o processo de produção de obras. Além disso, o projeto oferece um lugar de fala, escuta e de criação.
Para saber mais notícias sobre as oficinas de produção literária oferecidas pela Editora UFJF entre no instagram @oficinas.editoraufjf ou pelo canal do youtube
Matéria: Maria Angélica Costa
Edição: Andréia Sixel e Nathalie Reis