Fechar menu lateral

E-BOOKS 2025

Aqui você encontra todos os e-books publicados pela Editora UFJF em 2025. Para cada livro, há um resumo e um link para leitura ou download.

Para receber atualizações diretamente no seu celular, siga nosso perfil: instagram.com/ufjfeditora

Repetição como páthos religioso em Søren Kierkegaard

Capa do livro Repetição como pàthos religiosoA obra apresenta a ideia de que repetição é uma categoria religiosa associada à fé. A partir do filósofo e teólogo dinamarquês Søren  Kierkegaard,  a pesquisa aborda a possibilidade da repetição como categoria filosófica e existencial, e identifica que a repetição no pensamento dele é parte de um sentimento religioso.

O livro investiga a repetição como problema existencial e seu significado no pensamento mais amplo de Kierkegaard, na dialética existencial e em sua relação com o movimento entre eternidade e temporalidade, liberdade e realidade. Além disso, a repetição é concebida como categoria religiosa por suas conexões com os conceitos de instante, paradoxo e, especialmente, fé, como presente na tipologia kierkegaardiana dos personagens bíblicos Job e Abraão. A obra conclui que a repetição, como movimento religioso e seriedade da existência nas palavras de Constantius, consiste em paixão, páthos ético-existencial da fé.

A análise da repetição como um conceito-chave no pensamento de Kierkegaard contribui, portanto, tanto para o entendimento do fenômeno religioso enquanto subjetividade e experiência individual de fé, como também para a discussão do conceito de repetição na filosofia pós-hegeliana.

Leia ou baixe o livro “Repetição como páthos religioso em Søren Kierkegaard” (formato. pdf , tamanho 5 MB)

Sobre o autor:

Carlos Eduardo Cavalcanti Alves é doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Fez estágio pós-doutoral em Ciências da Religião na PUC Campinas, onde cursou mestrado na mesma área. Tem formação em Teologia e Administração de Empresas.

Cristianismo conservador y extrema derecha en América Latina siglo XXI: Actores, afinidades y estrategias en contexto democrático

Essa obra, em dois volumes, estuda a aproximação de diversos cristianismos na América Latina (católicos e evangélicos) a partidos e movimentos políticos da direita e da direita radical que ganharam força no século XXI no cenário das vitórias eleitorais de Donald Trump nos Estados Unidos (2016 e 2024), Jair Bolsonaro no Brasil (2018) e Javier Milei na Argentina (2023). As coletâneas destacam o protagonismo religioso cristão na política da região, constituindo partidos, bancadas legislativas e movimentos políticos que contribuíram para os êxitos eleitorais da extrema direita, com a formulação de políticas públicas e tomadas de decisão no âmbito dos poderes executivo, legislativo e judicial.

O primeiro volume reúne estudos sobre o Peru, a Argentina e o Brasil, enquanto o segundo volume contém estudos sobre o Chile, a Colômbia e América Central. Os países analisados foram selecionados considerando o fato do componente religioso ter importância singular na ação política da extrema direita em cada cenário. Tomando como contexto comum sociedades democráticas formais ou liberais (com seus limites, crises ou decadência) e com hegemonia neoliberal na gestão da economia, pergunta-se pelo potencial antidemocrático da ação política religiosa. As pesquisas são provenientes da sociologia, da ciência política, do direito, da antropologia e das ciências da religião, oferecendo um rico panorama das relações entre religião e política na região.

Acesse os dois volumes abaixo:

Leia ou baixe o Volume I “Cristianismo conservador y extrema derecha en América Latina siglo XXI: Actores, afinidades y estrategias en contexto democrático: Volumen I. Perú, Argentina y Brasil” (formato. pdf , tamanho 3 MB)

Leia ou baixe o Volume II “Cristianismo conservador y extrema derecha en América Latina siglo XXI: Actores, afinidades y estrategias en contexto democrático: Volumen II. Chile, Colombia y América Central” (formato. pdf , tamanho 4 MB)

A barca de Pedro: mapas de navegação

O livro apresenta pesquisas realizadas pelo Núcleo de Estudos do Catolicismo, vinculado à Pós-Graduação em Ciência da Religião da UFJF, abordando diferentes temáticas relacionadas à Igreja Católica e a temas do catolicismo em suas mediações e diálogos com as sociedades civis, as modernidades e as teologias, tanto em perspectivas históricas como também atuais.

A maioria das contribuições são oriundas dos espaços acadêmicos da ciência da religião, mas seus autores têm raízes variadas em áreas como história, ciências sociais, psicologia, jornalismo, teologia, filosofia e artes. Do ponto de vista de pertenças religiosas, muitos dos autores são católicos, permitindo vislumbrar cruzamentos entre vida pessoal e objeto de pesquisa, bem como distanciamentos entre o objeto e as epistemes acadêmicas utilizadas para compreendê-lo. Como destaca o organizador Rodrigo Portella, “portanto, está representada, em boa medida, a ambivalência de tudo, como da própria vida: pesquisamos, há um tempo, para nos encontrar, para entendermo-nos nos mundos de nossas vivências e, fazendo-o pelo viés acadêmico, olhamo-nos, para melhor compreensão (?), também de fora de nossas experiências, solicitando a experiência de outros e os olhares técnicos (espero que não ‘tecnicistas’) das ciências”.

Leia ou baixe o livro “A barca de Pedro: mapas de navegação” (formato. pdf , tamanho 4 MB)

Sobre os organizadores:

Rodrigo Portella é Doutor em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Professor no Departamento de Ciência da Religião da UFJF.

Mara Bontempo Reis é Doutoranda, Mestra e Bacharela em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Realizou doutorado sanduíche na Universidade da Beira Interior em Portugal. Integrante do Núcleo de Estudos do Catolicismo (NEC/PPCIR/UFJF). Bolsista CAPES.

Inteligência Artificial aplicada à Engenharia: primeiros passos e aplicações

Capa do livro Inteligência Artificial Aplicada à Engenharia: primeiros passos e aplicações

Este livro apresenta um panorama introdutório e aplicado sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) na engenharia, reunindo conceitos fundamentais, estudos de caso e aplicações práticas desenvolvidas por um grupo multidisciplinar de pesquisadores(as).

A obra combina teoria acessível com exemplos reais, explorando o potencial de técnicas como aprendizado de máquina, aprendizado profundo e inteligência computacional para resolver problemas complexos na área. O capítulo inicial introduz os principais conceitos de IA de forma clara e didática, servindo como base para leitores iniciantes. Em seguida, são apresentados estudos aplicados à construção civil — incluindo predição de preços de imóveis, análise de compósitos geopoliméricos e dosagem de concretos — e ao monitoramento estrutural, com uso de sensores, imagens e algoritmos de classificação para detecção de falhas e avaliação de danos. Outros capítulos abordam o uso de autocodificadores, otimização multiobjetivo e estratégias computacionais voltadas à solução de problemas inversos em estruturas.

Os projetos reunidos nesta obra também deram origem ao CIDENG – Grupo de Pesquisa em Ciência de Dados aplicada à Engenharia –, consolidando uma rede colaborativa em torno da inovação ética, eficiente e inteligente no setor. Voltado a estudantes, docentes e profissionais da engenharia, este livro busca ser uma porta de entrada para quem deseja compreender e aplicar a IA em suas pesquisas e práticas, estimulando novas ideias e caminhos na interseção entre engenharia e ciência de dados.

Leia ou baixe o livro “Inteligência Artificial aplicada à Engenharia: primeiros passos e aplicações” (formato. pdf , tamanho 4,8 MB)

Sobre os organizadores:

Júlia Castro Mendes é professora do Departamento de Construção Civil da UFJF e docente Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFJF (PEC/UFJF) e da UFOP (PROPEC/UFOP). Co-líder do CIDENG – Grupo de Pesquisa em Ciência de Dados aplicada à Engenharia. Representante brasileira da WREN – Women’s Research Engineers Network, representante institucional da Living Lab Biobased Brazil e membro da CA-TEC da FAPEMIG (2025-2027). Graduada em engenharia civil pela UFJF, com mestrado e doutorado no PROPEC/UFOP, tem experiência na área de aprendizagem de máquina aplicada à construção civil, materiais e técnicas de construção inovadores, reaproveitamento de resíduos sólidos e eficiência energética em edificações.

Alexandre Abrahão Cury é professor associado no Departamento de Mecânica Aplicada e Computacional e membro permanente do PPG em Engenharia Civil (PEC) da UFJF. Graduado em Engenharia Civil (2006) e mestre em Modelagem Computacional (2008), ambos pela UFJF, e doutor em Engenharia Civil pela École Nationale des Ponts et Chaussées em 2010. Foi coordenador do PEC (2016-2019); membro da CA-TEC da FAPEMIG (2014-2016); membro do CA-Eng. Civil do CNPq (2024-presente). É Pesquisador de Produtividade desde 2013. Membro do corpo editorial do periódico Structural Engineering International (IABSE). Co-líder do CIDENG – Grupo de Pesquisa em Ciência de Dados aplicada à Engenharia. Atua, principalmente, nos seguintes temas: monitoramento de integridade estrutural (SHM), detecção de danos em estruturas e machine learning.

Flávio de Souza Barbosa é Professor Titular da UFJF, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PEC/UFJF) e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional (PGMC/UFJF). Suas áreas de atuação incluem Modelagem Computacional, Monitoramento Estrutural e de Ferrovias (SHM), Inteligência Artificial e Processamento de Imagens aplicados a SHM. Graduado em Engenharia Civil pela UFJF (1994), com Mestrado (1996) e Doutorado (2000) em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ. Realizou Pós-Doutorado no LCPC (França). Editor da revista Structural Engineering International desde 2015 e membro de diversas associações científicas.

Aldo Ribeiro de Carvalho é professor no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora) e doutorando em Engenharia Civil pelo PROPEC/UFOP. Atualmente é membro do Ative – Grupo de Pesquisas de Cimentos Álcali-Ativados e Ácidos-Ativados e do CIDENG – Grupo de Pesquisa em Ciência de Dados aplicada à Engenharia . Possui especializações em Docência no Ensino Superior, Engenharia de Segurança do Trabalho e em Gestão Pública em Defesa Civil. Tem experiências em patologias das construções, compósitos cimentícios, compósitos geopoliméricos ácidos e alcalinos, reaproveitamento de resíduos e aplicações de nanomateriais em materiais de construção.

Vítor Freitas Mendes é professor no IFMG – Campus Santa Luzia e doutorando em Engenharia Civil pela UFOP, onde também concluiu a graduação e o mestrado. Atua nas áreas de simulação energética, modelagem computacional, análise de viabilidade e avaliação de impacto ambiental, com foco no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. Suas pesquisas concentram-se na otimização de edificações por meio de Inteligência Artificial, visando soluções resilientes que conciliem desempenho, eficiência econômica e redução de impactos ambientais. Integra o grupo de pesquisa CIDENG – Grupo de Pesquisa em Ciência de Dados aplicada à Engenharia.

Tchau, querida! versus Fica, querida!: a trajetória dos evangélicos na política e as motivações religiosas no (A)Deus à presidenta Dilma Rousseff

Capa da obra Tchau, querida! versus Fica, querida!: a trajetória dos evangélicos na política e as motivações religiosas no (A)Deus à presidenta Dilma Rousseff

A obra analisa o processo de admissibilidade do impeachment da então presidenta Dilma Rousseff no primeiro semestre de 2016, a partir dos discursos proferidos na Câmara dos Deputados pelos parlamentares da Frente Parlamentar Evangélica, interpretando seus sentidos através da Análise do Discurso em sua vertente francesa.

Dialogando com questões mais amplas, como a pertinência ou não da presença do religioso no espaço público e a laicidade, o livro investiga o percurso do segmento evangélico no Brasil e sua defesa de uma agenda conservadora, bem como a presença das forças religiosas nas campanhas eleitorais para a Presidência da República.

Com base na análise dos discursos proferidos pelos deputados da “bancada evangélica”, a pesquisa enfatiza o embricamento dos componentes religioso e político, demonstrando que motivações religiosas perpassaram todos os discursos. Constata também nos discursos um conteúdo nacionalista e a favor da defesa da vida e da família tradicional.

Além disso, destaca que aquela sessão histórica da Câmara dos Deputados representou um momento excepcional para a autoafirmação do segmento evangélico na esfera política, com influência direta nos poderes Legislativo e Executivo do país.

Leia ou baixe o livro “Tchau, querida! versus Fica, querida!: a trajetória dos evangélicos na política e as motivações religiosas no (A)Deus à presidenta Dilma Rousseff” (formato. pdf , tamanho 2,81 MB)

Sobre a autora:

Dora Deise Stephan Moreira é professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)/Unidade Leopoldina. Possui doutorado em Ciência da Religião pela UFJF. É mestre em Comunicação e Sociedade, também pela UFJF.

Religião, cinema e contracultura: a Dimensão Existencial nas Comunidades Alternativas sob as Lentes Cinematográficas: Teologia da Cultura e Existencialismo em Paul Tillich

Capa da obra Religiao, Cinema e Contracultura

Esta obra permite pensar o cinema como um canal de manifestação cultural e religiosa do ser humano. Analisando a contracultura, com sua busca de liberdade e ressignificação da vida e do modo de se relacionar com a religião, o autor identifica uma profunda base espiritual que permeou essas ideias libertárias. As teorias de Paul Tillich são empregadas para a interpretação daquilo que ele concebe por existencialismo, como também uma teologia para a cultura. A obra analisa como a religiosidade foi ressignificada por uma geração, e como isso influenciou nas produções artísticas da época (em especial na arte cinematográfica) cuja linguagem se propõe a ressignificar a existência humana e sua relação com o sagrado. Como destaca Marcelo Martins, “Não só de contestação viveu essa geração, mas de muita criatividade artística, altamente religiosa na medida em que questões existenciais foram postas em destaque”.

Leia ou baixe o livro “Religião, cinema e contracultura: a Dimensão Existencial nas Comunidades Alternativas sob as Lentes Cinematográficas: Teologia da Cultura e Existencialismo em Paul Tillich” (formato. pdf , tamanho 1,50 MB)

Sobre o autor:

Marcelo Massi Martins é professor, licenciado em Letras (CES), pós-graduado em Estudos Literários (UFJF), pesquisador em Ciência da Religião, na área de conhecimento em Filosofia da Religião (UFJF), músico autodidata, artista independente.

Promoção do acesso e equidade no âmbito da Atenção Primária à Saúde para o cuidado integral da população LGBTQIAPN+

Capa do livro Promoção do acesso e equidade no âmbito da Atenção Primária à Saúde para o cuidado integral da população LGBTQIAPN+Este e-book é uma contribuição estratégica para o avanço da equidade no cuidado integral à população LGBTQIAPN+. Estruturado em três unidades, o material oferece subsídios teóricos e práticos para apoiar profissionais de saúde na oferta de um atendimento culturalmente competente, respeitoso e humanizado.

A primeira unidade, “Conhecer para reconhecer a população LGBTQIAPN+”, apresenta conceitos-chave e reflexões fundamentais para práticas em saúde inclusivas. Aborda a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (PNSI-LGBT), além do papel dos sistemas de informação e da importância da qualificação dos registros de saúde dessa população. A segunda unidade, “A Atenção Primária à Saúde na promoção do cuidado integral à população LGBTQIAPN+”, explora temas centrais como estratégias de comunicação, saúde sexual e reprodutiva, prevenção de ISTs, entre outros aspectos relevantes no âmbito da Atenção Primária à Saúde. A terceira unidade, “O cuidado à população LGBTQIAPN+ na APS no contexto cultural dos territórios orientada pela comunidade e pela família”, discute a importância da orientação comunitária e familiar, e propõe o desenvolvimento de competências culturais entre os profissionais de saúde como forma de fortalecer práticas de cuidado inclusivas.

Esta publicação, parte integrante do curso homônimo oferecido pela UNA-SUS, reafirma o compromisso com os direitos humanos, o respeito à diversidade e a promoção da equidade em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia ou baixe o livro “Promoção do acesso e equidade no âmbito da Atenção Primária à Saúde para o cuidado integral da população LGBTQIAPN+” (formato. pdf , tamanho 21,3 MB)

Sobre os organizadores:

Leonardo Cançado Monteiro Savassi é Médico de Família e Comunidade, Doutor em Educação em Saúde, coordenador da UNASUS UFOP, supervisor do Ano Adicional em Atenção Domiciliar da Residência em Medicina de Família e Comunidade e professor associado da Universidade Federal de Ouro Preto.

Cyntia Pace Schmitz Corrêa é Fisioterapeuta, Doutora e Mestre em Saúde Coletiva. Coordenadora da UNASUS/UFJF. Professora associada da Faculdade de Fisioterapia/UFJF. Docente permanente do PPG em Ciências da Reabilitação e Desempenho Físico-Funcional da UFJF.

Adriana Maria de Figueiredo é Cientista Social, Mestre em Sociologia, Doutora em Ciências Humanas e Professora Titular da Universidade Federal de Ouro Preto.

Maria Elizabeth Salvador é Professora Associada no Depto de Informática em Saúde da Escola Paulista de Medicina (EPM), UNIFESP. Assessora Técnica Científica da SPDM Afiliadas. Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Inovação Interdisciplinar em Saúde Digital, Informática Médica e Biomédica do CNPq.

Álisson Oliveira dos Santos é Médico de Família e Comunidade, Mestre em Telemedicina e Telessaúde, Doutor em Ciências da Saúde. Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Três Lagoas.

Tarcísio Laerte Gontijo é Enfermeiro. Doutor em Ciências da Saúde. Professor da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Coordenador UNA-SUS da UFSJ.

Pesquisas e políticas públicas com a população em situação de rua: uma reflexão a partir da realidade de Juiz de Fora – MG

Imagem de capa da obra Pesquisas e políticas públicas com a população em situação de rua

Esta obra é fruto de uma ação colaborativa entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Prefeitura de Juiz de Fora, trazendo ao público análises inéditas dos dados recolhidos no “Censo e diagnóstico da população adulta em situação de rua de Juiz de Fora”, projeto de extensão com inovação tecnológica em pesquisa, desenvolvido por professores da instituição.

A análise contemplou nove eixos – identificação, trajetória, serviços, trabalho e renda, educação, saúde, uso de drogas, violência e autopercepção –, buscando compreender os números dentro da malha de relações que os produziram. Além disso, as análises procuram articular os dados recolhidos no levantamento censitário da população adulta em situação de rua em Juiz de Fora àqueles disponíveis em levantamentos nacionais e de outros municípios que utilizaram metodologia afim, bem como relacionar os dados com o desenvolvimento histórico das políticas públicas de Juiz de Fora destinadas à população adulta em situação de rua.

Segundo os organizadores, “o produto final deste trabalho materializa um conjunto de reflexões sobre a temática articuladas aos relatos de experiência e vivências profissionais em intervenção direta e de gestão com a população adulta em situação de rua em Juiz de Fora”.

Leia ou baixe o livro “Pesquisas e políticas públicas com a população em situação de rua: uma reflexão a partir da realidade de Juiz de Fora – MG” (formato. pdf , tamanho 3MB)

Sobre os organizadores:

Viviane Souza Pereira é professora associada da Faculdade de Serviço Social (FSS) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutora em Serviço Social Pós-doutora em Políticas Públicas em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Alexandre Aranha Arbia é doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), docente do Departamento de Fundamentos do Serviço Social e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFJF.

Telmo Mota Ronzani é psicólogo, Mestre em Psicologia Social, Doutor em Ciências da Saúde. Professor Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Bolsista de Produtividade 1C CNPq.