Fechar menu lateral

E-BOOKS 2024

Aqui você encontra todos os e-books publicados pela Editora UFJF em 2024, listados em ordem alfabética. Para cada livro, há um resumo e um link para leitura ou download.

Para receber atualizações diretamente no seu celular, siga nosso perfil: instagram.com/ufjfeditora

Mosaico, vol. 3

Tem sido missão do projeto Mosaico proporcionar uma viagem no tempo e fazer as histórias de Juiz de Fora chegar às novas gerações. Em seu terceiro volume, o Mosaico continua a contar a história de moradores de Juiz de Fora, em programas que falaram de gente que tem seu nome confundido com a his­tória da cidade, como Procópio Teixeira, Maria José Baeta e José Carlos de Lery Guimarães, de diversos profissionais da informação, do esporte e da cultura, incluindo nomes como Joãozinho da Percussão, Mamão e Alessandra Crispim, além de diferentes espaços e instituições, como o primeiro Mercado Municipal de Juiz de Fora, a Banda Daki, o Clube Ginástico, a Sopa dos Pobres e a Amajf.

Segundo Márcio Guerra, organizador da obra, este esforço de preservar a memória da cidade, que já possui seu acervo em dvd e no youtube, se amplia através do livro, pois “ter essas histórias impressas assegura um lugar de garantia a mais para que pessoas, instituições, projetos e talentos sejam divulgados”.

Como nas edições anteriores, em que outras memórias já foram compartilhadas, Márcio Guerra convida os leitores mais uma vez a “perceberem a importância desse projeto para a conscientização do quanto preservar nossa memória é fundamental para entendermos a cidade que vivemos e que nem sempre é cuidada à altura pelas autoridades e seus moradores”.

Clique aqui para ler ou baixar o livro.

Sobre o organizador: Márcio de Oliveira Guerra é professor aposentado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Pós-Doutorado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Conta com vasta experiência em Comunicação, especialmente em Radiodifusão, suas áreas de especialização incluem futebol, rádio, jornalismo e eventos. Atualmente, é Secretário de Comunicação Pública da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

Praças da cidade: a área central do Rio de Janeiro

O e-book em questão aborda a intersecção entre a história e o desenvolvimento urbano, com foco especial nas praças da cidade do Rio de Janeiro. Através de uma análise interdisciplinar que envolve Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais e Geografia, o livro destaca a história como elemento central na compreensão da evolução das cidades.

As praças são apresentadas como símbolos vivos da passagem do tempo, refletindo as mudanças sociais e a complexidade da vida nas cidades. O livro argumenta que esses espaços públicos não apenas marcam a cronologia dos eventos urbanos, mas também são fundamentais na formação de territórios sociais e na concentração da experiência urbana. Assim, a história das praças é intrinsecamente ligada ao processo de urbanização e às práticas sociais de apropriação do espaço.

“Ocorre que, depois de ler o livro, será inevitável reconhecer a praça como o lugar de diferentes formas de vida e como laboratório da civilização, espaço onde as formas da vida em sociedade foram experimentadas, onde a cidade ideal foi projetada, onde o papel do estado se definiu e os desafios que se apresentam. De algum modo, pode-se dizer que esse livro inspira o sonho do direito à cidade para todas e todos.” (Paulo Knauss, historiador)

Clique aqui para ler ou baixar o livro.

Sobre os organizadores:

Antonio Colchete Filho é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Urbanismo pela mesma universidade e doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). É professor titular da da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e figura como bolsista de Produtividade em Pesquisa – nível 2 (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Lilian Fessler Vaz é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ, mestra em Planejamento Regional e Urbano (UFRJ) e doutora em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo (USP). Atuou como professora associada, atualmente aposentada, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Praças Urbanas: reflexões e recomendações para planejamento e projeto

Em uma análise detalhada sobre a função e a evolução das praças urbanas, esse e-book destaca o papel vital desses espaços como centros de convivência social e lazer. Desde a Ágora na Grécia Antiga até os dias atuais, as praças têm sido o palco de atividades sociais, refletindo a cultura e a identidade de cada civilização. A obra enfatiza que, além de promoverem o lazer e a socialização, as praças contribuem significativamente para a saúde física e mental dos cidadãos, oferecendo espaços para atividades físicas e contato com a natureza. A qualidade de vida urbana é diretamente influenciada pela quantidade, diversidade e qualidade desses espaços públicos.

Os autores discutem a importância de considerar vários parâmetros no desenho e na regeneração das praças, como acessibilidade, abrangência, distribuição urbana, dimensão e elementos naturais, para garantir que atendam às necessidades da população. Além disso, ressaltam a necessidade de adaptação das praças às mudanças socioculturais e econômicas, mantendo a segurança e o bem-estar dos frequentadores.

O livro é direcionado a estudantes e profissionais da área, mas também é uma fonte valiosa para gestores urbanos, oferecendo recomendações para projetar ou revitalizar praças públicas de maneira que promovam o bem-estar social.

Clique aqui para ler ou baixar o livro.

Sobre os organizadores:

Klaus Chaves Alberto é arquiteto e urbanista, doutor em Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor associado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Investiga o campo das relações entre Arquitetura e Urbanismo, saúde, bem-estar e qualidade de vida e teoria e história de espaços de ensino superior.

Sabrina Andrade Barbosa é arquiteta e urbanista, PhD em Ambiente Construído pela University of Brighton. Professora adjunta do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professora do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Investiga o conforto ambiental na Arquitetura e no Urbanismo por meio de análises térmica, luminosa e acústica.