Aqui você encontra todos os e-books publicados pela Editora UFJF em 2023, listados em ordem alfabética. Para cada livro, há um resumo e um link para leitura ou download.
Para ver apenas uma lista com os títulos dos livros e links para suas posições nesta página, clique aqui.
Se deseja ver uma lista de autores, com resumos e links para os livros que escreveram, clique aqui.
Se deseja ver uma lista de organizadores, com resumos e links para os livros que organizaram, clique aqui.
–
A Dimensão Socioeducativa do Trabalho Profissional do Assistente Social: uma análise crítica a partir do cotidiano profissional nos Centros de Referência de Assistência Social de Juiz de Fora/MG
Esse e-book explora a importância da função socioeducativa na atuação do assistente social, especialmente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em Juiz de Fora/MG. Fruto da dissertação de mestrado da autora e ampliado por sua vivência na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o estudo aprofunda como essa dimensão se integra e transforma tanto o trabalho dos profissionais quanto a vida dos indivíduos que buscam os serviços sociais.
A autora defende que a dimensão socioeducativa é intrínseca à profissão e pode fortalecer os interesses dos indivíduos como classe trabalhadora, contribuindo significativamente no combate à exclusão social e na promoção de uma perspectiva crítica da realidade social.
Essa atuação do assistente social é abordada como essencial para o desenvolvimento de estratégias de intervenção que reafirmam o compromisso inabalável da profissão com os interesses da classe trabalhadora. Essa dedicação é fundamentada em uma formação que enfatiza a análise crítica, a inovação e a proposição de soluções alternativas para superar os mecanismos de desigualdade presentes na sociedade capitalista.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
A Índia no Brasil: doze anos do Núcleo de Estudos em Religiões e Filosofias da Índia
O livro reúne artigos que exploram diversos aspectos da cultura indiana, revelando sua rica diversidade. Essa produção científica é fruto do Núcleo de Estudos em Religiões e Filosofias da Índia (Nerfi), referência nacional na área.
Os artigos se baseiam em três vertentes metodológicas: hermenêutica, para leitura intertextual de obras em sânscrito, páli e línguas modernas; comparativa, para correlações com outras tradições religiosas e filosóficas; e histórico-crítica, para revisão crítica de fatores nas produções contemporâneas.
“Durante esse mesmo período, o Nerfi tornou-se ponto nodal para uma série de intercâmbios acadêmicos, nacionais e internacionais, consolidando-se como o principal centro de referência dos estudos sobre Religiões e Filosofias da Índia na academia brasileira, em termos de produção de especialistas e de produção literária” (Dilip Loundo e Gisele Cardoso de Lemos, na introdução do livro).
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
A presença da ausência: contribuições de Rubem Alves à Ciência da Religião
Em seu livro, Gustavo Martins propõe uma “hermenêutica da esperança” para analisar o fenômeno religioso. Partindo da experiência religiosa em contextos de catástrofes naturais, ele enfatiza a necessidade de considerar a historicidade, as vivências e as expectativas dos sujeitos envolvidos.
A obra também tece uma crítica à postura da Ciência da Religião diante do avanço do conservadorismo e do fundamentalismo religioso, destacando a inação da disciplina em combater essas tendências.
Martins questiona como a abordagem de Rubem Alves pode contribuir para um entendimento mais profundo das manifestações religiosas, ressaltando a relevância de Alves na intersecção entre religião, educação e filosofia do conhecimento.
“É quando a religião nos afeta de modo existencial que melhor a compreendemos. Que também melhor nos compreendemos. E não seria essa a finalidade última de uma ciência humana humanista?” (Arnaldo Érico Huff Júnior, no prefácio do livro “A presença da ausência”)
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
As Américas em perspectiva: das conquistas às independências
Fruto de um colóquio virtual internacional realizado em 2020, esse e-book reúne pesquisas e conhecimentos científicos sobre a história do continente americano, com foco nos séculos XVI a XIX. O evento, que reuniu pesquisadores e professores de História da América, teve como objetivo principal desvendar a complexa história das Américas, destacando a importância das contribuições indígenas, africanas e europeias no desenvolvimento do continente.
Os capítulos abordam temas como alianças indígenas na colonização, desmistificação de pressupostos históricos tradicionais, interconexões culturais entre América, Europa e Oriente, e o impacto das independências americanas.
As pesquisas e reflexões apresentadas no colóquio, originalmente em formato virtual, foram transformadas em um material escrito acessível a um público mais amplo.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
As crises da democracia contemporânea
Reunindo nove artigos autores de renome, essa coletânea convida o leitor a uma reflexão crítica sobre os desafios que assolam as instituições democráticas em diferentes contextos atualmente. Abrangendo temas tanto nacionais quanto internacionais, a obra se debruça sobre as raízes das crises democráticas, abrangendo fatores que contribuem para o enfraquecimento das instituições e a erosão dos valores democráticos. As áreas das ciências jurídicas, políticas e filosóficas se entrelaçam na busca por compreender as nuances e complexidades desse fenômeno multifacetado.
Nas palavras de Rubem Barboza Filho, um dos organizadores, “esta coletânea oferece um panorama extremamente interessante sobre os processos que ameaçam a democracia, com uma especificidade que não pode ser desprezada: elas expressam a preocupação de jovens cientistas sociais olhando para o futuro que podem vir a sofrer e que deverão enfrentar para que ele não venha a ser uma tragédia absurda”.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
As disputas do passado na esfera pública: ditadura, democracia e tempo presente
Em meio à disputa sobre a história da ditadura civil-militar no Brasil, esse e-book foca na atuação da Comissão Nacional da Verdade (CNV) para traçar um panorama da conjuntura política desde a criação da comissão, em 2011, explorando as políticas de memória e as diferentes percepções sobre a ditadura e a democracia no Brasil contemporâneo.
Através de artigos acadêmicos e textos de análise da conjuntura, o livro reúne autores renomados para debater as questões, os atores e os desafios enfrentados na árdua tarefa de interpretar e lidar com o passado recente do país. Por isso, mais do que um registro histórico, essa obra te convida à reflexão crítica e à construção de uma memória coletiva mais justa e plural, fundamental para o fortalecimento da democracia brasileira.
“É na compreensão profunda e crítica a respeito do passado recente do país que poderemos encontrar, provavelmente, elementos que nos auxiliarão a articular soluções políticas à altura dos problemas que nos assolam.” (Carlos Artur Gallo, prefácio de “As disputas do passado na esfera pública: ditadura, democracia e tempo presente”)
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
As rugas que irrompem na superfície lisa da história: as formas clandestinas de informação na década de 60/70 em Juiz de Fora
Durante as décadas de 1960 e 1970, militantes políticos na cidade de Juiz de Fora enfrentaram a repressão da ditadura civil-militar, utilizando meios clandestinos de comunicação – como manuscritos, cartas, bilhetes, panfletos e jornais clandestinos – para denunciar os crimes e para manter viva a resistência. Nesse e-book, o autor Ramsés Barbosa detalha o surgimento e a operação de jornais clandestinos, como O Porrete e Luta, nascidos neste cenário de censura.
A pesquisa por trás do livro envolveu uma extensa revisão de fontes, incluindo periódicos, processos jurídico-militares, relatórios das Comissões da Verdade (CV), depoimentos, arquivos do Departamento de Ordem Política e Social de Minas Gerais (Dops-MG) e de São Paulo (DEOPS-SP), além de arquivos do governo dos Estados Unidos, oferecendo um panorama detalhado da resistência à ditadura.
Além disso, o trabalho contou com entrevistas com indivíduos diretamente envolvidos nos eventos analisados, proporcionando perspectivas pessoais sobre essa época.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Aspectos Psicossociais em Saúde: interseccionalidade e aportes a assistência
A presente obra aborda a interseccionalidade enquanto dimensão dos aspectos e processos psicossociais em saúde, oferecendo contribuições aos diferentes níveis de assistência e de complexidade. A coletânea considera dois eixos temáticos, contemplando, na primeira parte, a interseccionalidade do ponto de vista dos marcadores sociais de idade, raça, deficiência no contexto do transtorno do espectro autista e competência socioemocional em professores da educação básica.
O segundo eixo abrange aportes a assistência com considerações à atenção psicossocial, avaliação neuropsicológica de alcoolistas, política pública de vigilância sanitária, doença ocupacional, e violência contra crianças.
De acordo com os organizadores, os estudos são, “em sua maioria, exploratórios, com sondagens referentes aos marcadores sociais e às intercorrências inerentes à assistência em saúde”, auxiliando na conceituação dos diversos problemas e permitindo “capturar a gênese ou algumas das consequências estruturais e dinâmicas da interação entre marcadores que evidenciam marginalização, ostracismo, negligência, subordinação, estigmatização, preconceito ou vitimização, que levem a adoecimento e comprometimento geral da saúde e da forma de assegurar assistência.”
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Atendimento à população em situação de rua: reflexões e práticas no Brasil e na Europa
A fim de dar mais visibilidade ao debate acerca da população em situação de rua nas discussões teóricas, o livro reflete os resultados da pesquisa “Mapeamento dos Serviços de Atendimento à População em Situação de Rua de Juiz de Fora (MG)” e o compartilhamento de práticas de intervenção, de ações técnicas e de políticas sociais de enfrentamento.
Dividida em quatro seções, a obra apresenta uma análise crítica e comparativa de aspectos de funcionamento e de estruturação de políticas públicas no intuito de garantir a superação e o atendimento a demandas primárias e a parâmetros mínimos de dignidade humana no que concerne à população em situação de rua.
As pesquisas derivam do trabalho cooperativo entre pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora, do Instituto Superior de Serviço Social do Porto e do Centro Lusíadas de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social, além de pesquisadores de outros departamentos e instituições internacionais e de profissionais da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora e do Instituto da Segurança Social do Porto.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Caminhos das moralidades: incertezas de gênero e sexualidade na vida cotidiana
O livro expande o estudo sobre o gênero e a sexualidade, reunindo pensamentos de vários autores que buscam, segundo os organizadores, a “compreensão da maneira como as dimensões morais e emocionais integram e dão sentido às questões ligadas ao gênero e à sexualidade na sociedade brasileira contemporânea”.
Para isso, a obra reúne de maneira transversal diversas abordagens, partindo da análise de dados empíricos coletados durante pesquisas antropológicas e de discussões sobre subjetividade, emoções, valores, crenças compartilhadas, sensibilidades e moralidade, em contextos variados, desde as relações de intimidade e as interações face a face, até a dimensão pública, considerando as interfaces com o Estado, as práticas institucionais, a circulação de documentos institucionais, legais e/ou midiáticos, além de novas tecnologias da informação.
De acordo com Bispo e Monnerat, as pesquisas são importantes para revisar conceitos antigos: “a partir de uma multiplicidade de perspectivas sobre moralidade, gênero e sexualidade presentes na coletânea, podemos refletir sobre diversos temas clássicos da antropologia social”.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Caricaturas integralistas na guerra fria (1946-1961)
Essa obra explora a intersecção entre mímica e caricatura, ressaltando a capacidade destas formas de arte de revelar aspectos ocultos da realidade. Dividido em três partes, o e-book analisa caricaturas integralistas como ferramenta propagandística durante a Guerra Fria, focando na representação anticomunista e na ridicularização de figuras políticas. A primeira seção teoriza sobre caricaturas no contexto político, enquanto as duas seções subsequentes examinam caricaturas específicas de jornais integralistas, destacando líderes como Stalin e Jânio Quadros.
A obra, que ficou engavetada por quase duas décadas, foi motivada pela recente crise institucional brasileira e busca iluminar o papel do humor gráfico na história política.
“Rodrigo Christofoletti nos convida, pois, a perscrutar o humor integralista, e como ele interagiu com sua época” (Renato Alencar Dotta, no prefácio do livro “Caricaturas integralistas na guerra fria”).
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Ciência da religião, ciência e religião: hermenêuticas e disputas
Essa obra escolheu a perspectiva hermenêutica para debater temas como tradição, algoritmo, cidade, trabalho, corpo, ciência, religião, e seus entrelaçamentos, dentre outros.
Segundo o autor Emerson Sena, diante das crises que vivemos, nunca se fez tão necessário a hermenêutica como arte, técnica, resistência, pausa, reflexão crítica a fim de manter aberta a conversação social, ou seja, o jogo de pedir e de dar razões, tão essencial para a democracia, a sociedade, a república, a ciência e a religião.
Como destaca Sena na introdução da obra, “a perspectiva que conduz as reflexões deste livro sobre Ciência da Religião e Ciência e Religião, é a hermenêutica em tom provocativo. Uma versão, uma interpretação, uma provocação pro-vocar: lançar a voz, conclamar, botar ideias na praça digital e social, na Ágora contemporânea”.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Clima de Juiz de Fora: 50 anos de dados meteorológicos
O livro elucida as variações climáticas na cidade de Juiz de Fora e seus impactos sobre a urbe e o bem-estar da população ao longo dos últimos 50 anos. Conforme destacado pelos autores, a publicação disponibiliza à comunidade científica e ao público em geral as informações compiladas durante meio século na Estação Climatológica Principal (ECP), situada no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Essa obra celebra o cinquentenário da ECP, marcando a continuidade de suas operações na UFJF desde 1972. O conteúdo aborda o esforço contínuo de docentes da UFJF e observadores meteorológicos no período de cinco décadas. Os organizadores expressam a expectativa de que, nas próximas décadas, novos estudos possam oferecer interpretações atualizadas e propostas inovadoras a partir dos dados coletados.
Os pesquisadores estão vinculados ao Laboratório de Climatologia e Análise Ambiental (LabCAA) e ao Núcleo de Estudos Climáticos em Territórios Apropriados (Necta), ambos da UFJF em colaboração com a Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
De maconha à cannabis: entre política, história e moralidades
A obra perpassa um amplo leque de questões em torno da cannabis, analisando desde a jurisdição e pensamento biomédicos, as controvérsias, moralidades e ativismos, a repressão, regulação e políticas públicas até o mercado, o tráfico e os cultivos ilegais.
Os capítulos são resultado de pesquisas do Laboratório Social da Cannabis (sediado no Instituto de Ciências Humanas da UFJF) e de parcerias com pesquisadores da América Latina, congregando distintas perspectivas analíticas e diferentes campos teóricos. O livro visa, então, fomentar a pesquisa sobre a cannabis, buscando avançar os estudos, em meio ao acesso restrito à planta.
De acordo com o antropólogo Michael Polson, autor do prefácio da obra, ainda hoje, conhecimentos antigos persistem em várias formas, apesar do aumento do conjunto de trabalhos rejeitando ou modificando estas teorias e trazendo inúmeros aspectos benéficos da planta.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Dezesseis estudos para piano de Ian Guest: Reflexões interpretativas e pedagógicas
A obra apresenta um estudo aprofundado sobre os “Dezesseis estudos para piano”, livro escrito pelo pianista e compositor Ian Guest.
Partindo da noção de que o Brasil é um país com uma vasta quantidade de composições de piano de alta qualidade, os autores buscam estudar alguns pontos fundamentais da obra de um músico de grande importância para o mundo da música brasileira.
Segundo a prefaciadora Lúcia Barrenechea, “o resultado é um aprofundado e detalhado trabalho de análise dos estudos, em que são discutidos aspectos composicionais, estéticos, técnico-interpretativos e didáticos. Tudo isso numa escrita convidativa, fluida e direta. O livro é leitura fundamental para o pianista profissional e estudante, para o pedagogo do piano, e também para qualquer pesquisador da música brasileira”.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Diálogos entre arte e sociologia: leituras contemporâneas
O e-book apresenta uma análise detalhada da interseção entre arte e sociologia, destacando o aumento do interesse pela Sociologia da Arte no Brasil desde meados dos anos 2000. Esse interesse é evidenciado pelo crescimento de traduções de obras-chave, publicações especializadas, grupos de pesquisa e um comitê dedicado nos congressos da Sociedade Brasileira de Sociologia.
O livro vincula este interesse renovado à expansão do financiamento público para a cultura, observando que o orçamento do Ministério da Cultura brasileiro cresceu significativamente entre 2003 e 2009, o que coincidiu com uma proliferação de grupos de pesquisa na área.
A obra discute como esse crescimento financeiro e a democratização da arte foram interrompidos por mudanças políticas no país, mas enfatiza que os esforços para fomentar a arte e a cultura ainda geram impactos significativos. Ressalta-se a importância da arte como mediadora em tempos de crise democrática e como veículo para expressar demandas sociais e políticas.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Diálogos sobre história, cultura e imagem: 10 anos do Laboratório de História da Arte
Dividida em dois volumes, essa obra foi organizada pelos pesquisadores Maraliz de Castro Vieira Christo e Martinho Alves da Costa Junior, professores do departamento de História e do Programa da Pós-Graduação em História da UFJF e coordenadores do Laboratório de História da Arte. Os volumes contam com artigos de professores e discentes vinculados ao Laboratório de História da Arte (Laha) da UFJF, celebrando os dez anos de atividades do grupo e apresentando artigos que englobam os campos de interesse dos membros do laboratório e atestam a importância da disciplina na pós-graduação em História da UFJF.
“[…] A arte é uma função essencial do homem, indispensável tanto ao indivíduo quanto às sociedades, se impondo a eles como uma necessidade desde as origens pré-históricas. A arte e o homem são indissociáveis. Não há arte sem homem, mas talvez igualmente não há homem sem arte. Pela arte o homem se exprime mais completamente, portanto, se compreende e se realiza melhor” (René Huyghe, citado na apresentação do livro “Diálogos sobre história, cultura e imagem: 10 anos do Laboratório de História da Arte”).
Clique aqui para ler ou baixar o Volume I do livro.
Clique aqui para ler ou baixar o Volume II do livro.
–
Do altar de Deus ao altar dos pobres: a Toca de Assis
O e-book analisa as transformações e tendências da Igreja Católica pós-década de 1990, contrastando com os movimentos anteriores, como o Concílio Vaticano II e a Teologia da Libertação. O foco é a emergência de novas sensibilidades religiosas, marcadas por um retorno a práticas e ethos pré-conciliares, ilustradas pelo Movimento de Renovação Carismática Católica (RCC) e grupos influenciados por ele, como a Toca de Assis.
Utilizando uma abordagem qualitativa, Portella explora as expressões do sentimento religioso no contexto da sociedade e da Igreja contemporâneas. O texto é fruto de uma pesquisa realizada entre 2005 e 2009, refletindo as condições da Toca de Assis naquele período.
“É preciso que fique claro que nossa visão privilegia o contexto em que surge a experiência religiosa da Toca de Assis (a sociedade e Igreja Católica contemporâneas e suas relações com os jovens e com as sensibilidades religiosas), em conexão com as respostas dadas pelas pessoas – no caso os toqueiros – a este contexto” (Rodrigo Portella na introdução do livro).
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Dramaturgia da alimentação: nutrição, gastronomia e saúde como ingredientes de cardápio audiovisual
Resultado da pesquisa de mestrado de Tânia Bicalho, o livro “Dramaturgia da alimentação” parte da série “Rita Help – me ensina a cozinhar na quarentena!” para analisar uma série de aspectos dos universos da saúde, nutrição, gastronomia e audiovisual.
Recorrendo ao diálogo com a dramaturgia do telejornalismo, a autora apresenta e analisa espaços possíveis para narrar formas mais responsáveis de alimentação, evidenciando cenários de preparo e consumo na tela, além de um protagonismo em determinado padrão alimentar. A autora evidencia como existem conflitos na dramaturgia da alimentação e como eles muitas vezes não possuem visibilidade.
A obra também fornece espaço para debates fundamentais como a “sofrência alimentar” e o crescente espaço do marketing de alimentação. Além disso, toda uma discussão sobre sociabilidade, cultura e cidadania perpassa a estrutura do livro, deixando em evidência como há muito a ser discutido e pensado sobre o tema.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Eles estão “entrenós”: extraterrestres, religião e cultura
Através de uma narrativa que mescla observações pessoais e acadêmicas, o autor Vitor Campanha descreve como a ideia de seres extraterrestres permeia diferentes esferas sociais e religiosas.
Inspirado pelo trabalho do antropólogo Tim Ingold, ele aborda a escrita como uma jornada influenciada pelo meio, destacando a importância de reconhecer as influências materiais e ambientais no processo criativo.
Campanha investiga como a ideia de seres de outros mundos evoluiu, passando de visitantes físicos em naves espaciais para entidades espirituais que desempenham um papel na evolução espiritual humana.
O e-book também aborda o tema das crianças índigo e cristal, explorando a complexidade dessas classificações, além de argumentar que a importância reside nas relações e conexões formadas em torno desses conceitos.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Ensaios em projeto do ambiente construído (Essays on the design of the built environment)
O e-book aborda a convergência entre as preocupações ambientais e as disciplinas de Arquitetura e Urbanismo, destacando como o conceito de ambiente – originário das ciências naturais – se fundiu com a prática de projetar e construir espaços físicos.
Essa edição bilíngue apresenta resultados de pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído (PROAC) da UFJF, incluindo contribuições de pesquisadores de diferentes países que visitaram o programa e atuaram nele apresentando reflexões, ministrando workshops ou pesquisando. Reafirma-se, assim, segundo os organizadores, o caráter múltiplo desse campo, cujas fronteiras tão imprecisas permitem abordagens de temas, escalas e métodos diversificados, bem como as possibilidades de aprendizado mútuo, na medida em que essas abordagens heterogêneas podem contribuir para novas reflexões sobre o campo.
A introdução da obra reflete sobre como, historicamente, arquitetos e urbanistas focavam na preservação de legados edificados e na exploração de recursos naturais sustentáveis, levando a uma crescente valorização de projetos ambientalmente otimizados. Essa tendência é exemplificada pela inclusão de práticas sustentáveis em projetos de renome, influenciando até mesmo grandes corporações e instituições globais a adotarem abordagens mais sustentáveis.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Eu (não) sou da sua rua: uma arqueologia dos discursos jurídicos sobre o direito à cidade
Este e-book, escrito por Regina Tavares, explora as complexas questões habitacionais no Brasil sob uma perspectiva jurídica. Com um enfoque em direito à cidade, a obra se baseia em ampla pesquisa que envolve a análise de redes de sentidos subjacentes à política urbana e à função social da propriedade e da cidade. Tavares investiga o desafio de alinhar o direito com a realidade prática, destacando o grande déficit habitacional e a desigualdade social nas áreas urbanas.
O livro aborda o caso judicializado de ocupação de um edifício em São Luís (MA), empregando métodos arqueológicos de análise discursiva para entender as regras que regulam o direito à cidade. Tavares propõe que o saber jurídico é profundamente influenciado por saberes urbanísticos convencionais, resultando em políticas urbanas social e economicamente insustentáveis. A obra oferece uma leitura provocativa e detalhada, convidando a reflexões sobre a dinâmica do direito à cidade e suas implicações.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Evangélicos e pentecostais do século XXI na América Latina: ensaios de Sociologia
O autor Paulo Barrera Rivera aborda a complexidade em distinguir as tradições evangélica e pentecostal, ambas com origens no protestantismo, mas que apresentam formas renovadas de liturgia e gestão do poder religioso. O livro investiga como essas tradições se adaptam às mudanças sociais, políticas e culturais, e como as mudanças históricas influenciam a conservação de suas formas originais.
Rivera analisa a expansão e fragmentação dos evangélicos e pentecostais, ressaltando seu crescimento e aspirações políticas, especialmente na era da internet. O livro também aborda a crise das instituições religiosas, a secularização e a desinstitucionalização da religião.
Outro aspecto importante discutido é o impacto do neoliberalismo, especialmente em comunidades excluídas, evidenciado pela pandemia recente. Além disso, o autor examina temas específicos como o papel do demônio, o uso do corpo nas práticas religiosas, a hibridação religiosa e a diversidade do campo religioso latino-americano.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Experiência e linguagem religiosa do crente: um estudo sobre a cultura da vida pentecostal
A obra propõe conhecer e discutir os modos de construção da realidade religiosa da vida pentecostal. Através de uma série de entrevistas com fiéis pentecostais, esse livro surge para preencher uma lacuna no meio acadêmico.
Segundo o próprio autor, “diante de abordagens que discutiam esses crentes sob vieses não tão característicos do que eles vivenciavam cotidianamente em suas vidas religiosas, assumi o compromisso de fazer uma leitura a partir de dentro da vida pentecostal, dando voz ao ‘nativo’, quase um ‘sujeito subalterno’ dos estudos pós-coloniais, pouco ouvido, mas tendo sua religiosidade muito analisada e discutida”.
Desse modo, a religião é considerada neste trabalho não de forma nominal, mas qualitativa, tendo no pentecostalismo sua representação formal e na vida pentecostal seu aspecto dinâmico e substancial.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Facetas atuais da história social: práticas de pesquisa de um laboratório universitário
Resultado das pesquisas realizadas no Laboratório de Pesquisa de História Econômica e Social (Lahes) da Universidade Federal de Juiz de Fora, este e-book reflete as discussões e estudos desenvolvidos por historiadores de variados níveis e instituições.
Criado em 1997, o Lahes teve um papel crucial na formação do Programa de Pós-graduação em História da UFJF, atualmente avaliado com conceito 5 pela Capes. O livro abrange três linhas de pesquisa principais: “Relações de poder, hierarquias e mobilidade social no Antigo Regime”, “Universo militar e escravidão” e “Espaços, fronteiras e dinâmicas populacionais na Iberoamérica”.
Os capítulos discutem temas como a ascensão social dos grupos de elite no mundo ibérico, as interações judaico-muçulmanas na Península Ibérica, a experiência militar e sua relação com a sociedade e os poderes políticos, além de abordar a construção de espaços e fronteiras nos mundos americanos.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Formação social brasileira, racismo e sofrimento mental da população negra: um estudo de revisão na área do Serviço Social
O e-book investiga a relação entre raça/racismo e o sofrimento mental na população negra, partindo da experiência profissional da pesquisadora em instituições de saúde mental. Observa-se a negligência da temática racial na abordagem da saúde mental, com a ausência de menção à raça nos prontuários e na intervenção dos profissionais. O texto destaca a sub-representação da raça nos estudos de saúde mental, apesar da relevância da população negra no Brasil, que representa mais de 50% da população.
A pesquisa discute como o racismo cotidiano contribui para o sofrimento mental, evidenciado por dados de morbimortalidade e pela histórica desigualdade racial. Aborda-se o conceito de “trauma cultural” e “estresse pós-traumático de base racial” como consequências do racismo, ligando também o sofrimento mental a condições de vida precárias.
A obra é estruturada em três capítulos, abordando o processo de colonização e a constituição do racismo no Brasil, o racismo estrutural e sua relação com o sofrimento mental, e por fim, a interlocução entre racismo e sofrimentos mentais no âmbito teórico do Serviço Social através de uma revisão integrativa em periódicos da área.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Freud e a natureza do psíquico: inconsciente e consciência na metapsicologia
O e-book aborda a complexidade da metapsicologia freudiana, muitas vezes vista como uma abstração ou um resíduo especulativo, quando, na verdade, a autora defende que representa um esforço de Freud para entender a mente humana além das limitações da consciência, explorando a relação entre processos mentais inconscientes e conscientes.
A introdução destaca como, historicamente, houve uma tendência de separar a psicanálise em duas partes: a técnica e interpretação, valorizadas por sua objetividade e capacidade de descoberta empírica; e a metapsicologia, criticada por seu caráter especulativo e abstrato. Esse cisma foi desafiado por trabalhos posteriores, especialmente no campo da neurociência, que reconhecem a convergência entre os estudos empíricos dos processos nervosos e as teorias metapsicológicas freudianas, sugerindo uma reavaliação e atualização da metapsicologia.
Através de uma análise cuidadosa de textos metapsicológicos, o livro busca elucidar as questões centrais da metapsicologia freudiana, argumentando que ela deve ser vista como uma espécie de neuropsicologia especulativa, que mantém relevância e aplicabilidade aos debates contemporâneos na psicologia e na neurociência. O prefácio do pesquisador Luiz R. Monzani destaca que, nesta obra de Fátima Caropreso, “todos os textos importantes de Freud são analisados e, sem grandes artifícios, é revelado aquilo que não se quer ver: Freud foi, antes e acima de tudo, um neurólogo”.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Fundamentos do Serviço Social, questão social e políticas públicas: coletânea do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social UFJF
Esse e-book, resultado do trabalho de professores e discentes da UFJF e convidados, tem como objetivo socializar as pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS). Iniciado em 2005, o programa tem se dedicado à disseminação do conhecimento, inicialmente através da Revista Libertas e posteriormente, com foco em livros e capítulos de livros.
Sob o Selo do Programa de Pós-graduação em Serviço Social, essa coletânea é dividida em duas partes: a primeira foca na análise do Serviço Social, abordando a produção de conhecimento, fundamentos teóricos e práticas institucionais.
A segunda parte concentra-se na análise das políticas sociais e da questão social, com destaque para estudos sobre a pandemia de coronavírus, envelhecimento, políticas LGBTI+, imigração e relações internacionais.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Guia ilustrado: principais espécies arbóreas da Universidade Federal de Juiz de Fora
O e-book aborda o estado atual e a história das florestas na região de Juiz de Fora, Minas Gerais, focando na devastação de grande parte da Floresta Atlântica devido a atividades agrícolas e urbanização. Destaca-se a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) por preservar fragmentos dessa floresta em seu campus, originalmente uma fazenda transformada em área acadêmica com plantações de pinheiros e eucaliptos na década de 1960.
Inventários de vegetação realizados desde 2010 pelo Laboratório de Ecologia Vegetal identificaram cerca de 3 mil árvores e mais de 110 espécies arbóreas, ressaltando a presença de espécies nativas e exóticas como o pinheiro. O guia tem como objetivo divulgar as características ecológicas e paisagísticas das principais espécies arbóreas da UFJF, ressaltando sua importância ecológica e contribuindo para a educação ambiental e a valorização da biodiversidade.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Integralismo e liderança: ensaios críticos
Este e-book investiga o fenômeno do integralismo no Brasil, destacando a importância da liderança dentro do movimento. A obra analisa o papel de figuras-chave, como Plínio Salgado, fundador da Ação Integralista Brasileira (AIB), e outros líderes regionais e nacionais. Além de abordar a trajetória de Salgado e o desenvolvimento do integralismo, o livro explora temas como o carisma, particularidades regionais e transnacionalismo.
O livro aprofunda-se, ainda, nos arquétipos de lideranças e nacionalidades fascistas, discutindo as intersecções entre fascismo, movimento político e suas lideranças.
“É a partir dessa constatação que apresentamos diversos textos redigidos por especialistas de diferentes instituições de Ensino Superior e Pesquisa no Brasil. […] Tema de grande relevância historiográfica no âmbito dos estudos do fascismo e do neofascismo para a compreensão da conjuntura nacional contemporânea.” (Leandro Pereira Gonçalves e Odilon Caldeira Neto, apresentação do livro “Integralismo e liderança: ensaios críticos”)
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Interpretações contemporâneas do Brasil
A obra oferece, a partir da perspectiva do pensamento político-social brasileiro, algumas interpretações sobre o Brasil dos últimos anos, marcado por um processo amplo de erosão democrática e escalada de linguagens políticas autoritárias.
O livro busca, portanto, refletir sobre o cenário político atual, olhando para seus vínculos com um passado recente. De acordo com o autor, “o pensamento brasileiro não é compreendido aqui com um esforço de desvelar essências de uma cultura nacional, retomar clássicos que ‘entenderam bem’ o país ou expor os percursos da nossa ‘história redonda, no sentido faoriano”.
Jorge Chaloub completa que “as interpretações do Brasil são tanto um modo de pensar a historicidade das disputas intelectuais contemporâneas, quanto um meio de refletir sobre a conjuntura a partir de distintas perspectivas e atores”.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Justiça Restaurativa no Brasil: análise histórico-crítica da sua implementação
A autora Bárbara Nobrega Simão, utilizando uma abordagem teórico-metodológica detalhada, investiga as fundações conceituais da Justiça Restaurativa na área de Serviço Social, oferecendo um olhar aprofundado sobre as peculiaridades históricas da formação social do Brasil.
Além disso, Simão explora os aspectos étnico-raciais da questão social no país, destacando como isso influencia o público-alvo da Justiça Penal brasileira. Ela oferece uma compreensão dialética sobre os significados, limitações e potencialidades da Justiça Restaurativa no Brasil.
Esse livro se destaca por seu diálogo crítico e inovador com a produção bibliográfica nacional e internacional no campo do Direito, apresentando-se como uma referência valiosa para profissionais e pesquisadores do campo sociojurídico e do Serviço Social.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Metanoia pentecostal: sinais de uma primavera educacional na Assembleia de Deus no Brasil
Nesta obra, o autor dedica-se a estudar um novo fenômeno que ocorre no âmbito da igreja pentecostal Assembleia de Deus, o qual ele intitula de “primavera educacional” — indicando tempo de florescimento, renovação.
A pesquisa é centrada na investigação de uma mudança de mentalidade específica na igreja pentecostal, com a valorização e adesão à educação superior. Isso pode ser evidenciado pelo número significativo de discentes, oriundos do pentecostalismo clássico, presentes nos programas de pós-graduação em Teologia e Ciências da Religião, dentre os quais, majoritariamente, encontram-se os fiéis da Assembleia de Deus.
Outro sinal, e o principal, de que há uma primavera educacional na Assembleia de Deus foi a criação da Faculdade Evangélica de Tecnologia (FAECAD), sobre a qual o autor afirma não haver pesquisas que contemplem tal objeto, e, portanto, aponta a relevância e inovação de seu trabalho.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Missão e militância: identidade e mediação cultural na Pastoral Indigenista
A obra analisa a identidade e a forma de trabalho dos missionários do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) em um contexto de mudanças de compreensão e de rumos, destacando a centralidade da identidade cultural das pessoas atuantes no processo missionário e seus desafios culturais e religiosos.
Em seu percurso etnográfico, a autora explora aspectos como as ações e abordagens teóricas que norteiam o trabalho do Cimi, as bandeiras e motivações fundamentais que movem a ação social de seus agentes, seu discurso sobre si e sua autoimagem em face das mudanças estruturais provocadas pelas novas formas de ser e estar no mundo que marcam a relação do catolicismo com as outras religiões.
“A simbologia, a linguagem, as idealizações, as compreensões éticas e comportamentais, os sistemas de valores e inclusive os sistemas organizacionais das religiões são todos elementos veiculados pela cultura (ou pelas culturas) onde eles se movem” (Volney José Berkenbrock, no prefácio do livro “Missão e militância: identidade e mediação cultural na Pastoral Indigenista”).
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Narrativas imersivas em meio digital: a websérie Se eu tivesse aí
Baseando-se no princípio de que, historicamente, a humanidade sempre buscou transcender as limitações físicas por meio da imaginação e da narrativa, o livro aborda como as tecnologias atuais ampliam essas possibilidades, permitindo experiências que aproximam o físico do imaginário. A obra, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Laboratório de Mídia Digital da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), destaca a importância das narrativas na construção de experiências imersivas, enfatizando o papel dos dispositivos tecnológicos em potencializar essa imersão.
O livro, dividido em sete capítulos, analisa a websérie “Se eu estivesse aí”, produzida durante a quarentena da pandemia de COVID-19, como um estudo de caso para discutir diferentes aspectos da imersividade. Aborda temas como a influência da pandemia na produção audiovisual, o uso do áudio 3D para criar narrativas imersivas, e a importância do sonoro como ferramenta de imersão.
Além disso, o e-book investiga a inovação na construção narrativa e tecnológica, o papel das imagens e do som na composição das narrativas ficcionais digitais, e as possibilidades da arte total na contemporaneidade, baseando-se no conceito de Wagner sobre a obra de arte do futuro.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Natureza e Sagrado: olhares
A obra oferece uma pluralidade de discursos elaborados em torno de reflexões sobre a relação entre natureza e a esfera do sagrado, sobretudo a partir das tradições espirituais, filosóficas e artísticas inseridas num ambiente natural. Os autores investigam a condição humana pelo prisma de correntes religiosas tais como politeísmo grego, catolicismo, islamismo, budismo, judaísmo, entre outras vertentes espirituais e culturais, levando em conta biomas, paisagens e cenários naturais que compõem estes contextos.
Para isso, partem de análises filosóficas, metodológicas e literárias sobre o entendimento do conceito do sagrado, considerando-se os simbolismos e demais componentes das principais vertentes religiosas difundidas ao redor do globo, tendo como ponto comum a questão ambiental que determina a experiência humana.
As diversas narrativas produzidas pelos seres humanos ao longo da história, nomeadamente dentro das tradições religiosas e das espiritualidades humanas, lançam luz sobre temas como ecologia e outras questões relacionadas à natureza, que são e se tornam ainda mais relevantes neste momento que demanda responsabilidade com nosso planeta.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Nos limites da neutralidade jurídica: trajetórias e experiências de mulheres profissionais do direito
A ciência jurídica e sua atuação se estruturam a partir de três noções basilares: universalidade, objetividade e neutralidade. É possível pensar essas noções a partir do sujeito do direito. Mas que sujeito universal, objetivo e neutro seria esse? O sujeito homem, branco, privilegiado – social e economicamente –, heterossexual e sem deficiência, associado pelo viés binário a uma objetividade racional dita masculina e a uma neutralidade enquanto ausência feminina.
Assim, essa obra objetiva compreender, à luz do pensamento feminista e do projeto feminista de ciência, de que modo as dinâmicas de gênero e de divisão sexual do trabalho no campo jurídico brasileiro contemporâneo refletem estruturas desiguais de poder da sociedade e marginalizam a inserção e a profissionalização de mulheres.
Para esse fim, Laura Mostaro Pimentel reúne relatos de mulheres em carreiras públicas – Magistratura, Ministério Público e Defensoria Pública – e, ao longo de três capítulos, integrando pesquisas empíricas e explicações teóricas, discorre de forma crítica sobre o modo como as desigualdades de gênero se estruturam no campo jurídico.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
O estranhamento corporal na sociabilidade do capital: obstáculos e caminhos para a sensibilização do corpo
Fruto de uma dissertação de mestrado, o livro analisa os efeitos da sociabilidade do capital nos corpos, entendidos aqui de uma maneira mais ampla e complexa, como sujeitos e subjetividades. A autora, uma pesquisadora corporal e professora de dança, utiliza o conceito marxista de trabalho alienado e estranhado como ponto de partida para explorar como a sociabilidade capitalista afeta os corpos e as subjetividades. Ela argumenta que tanto o corpo que trabalha quanto o corpo que dança, ou se envolve em outras atividades criativas, são impactados por essa forma social, levando a um processo de estranhamento.
O livro se coloca como um desafio à investigação das relações entre trabalho estranhado, corpo, subjetividade e arte, apontando para a dança e as manifestações artísticas como formas potenciais de reconexão e sensibilização do corpo. A autora defende que a arte e a dança podem ser meios de resistência contra o estranhamento corporal, promovendo uma consciência de si que é vital para a luta pela emancipação humana.
Nas palavras de Juarez Torres Duayer, prefaciador do livro, “tratamos aqui de consciência, trabalho, sujeito e objeto, corpo e subjetividade, arte, dança, emancipação humana e da possibilidade de superação da sociabilidade responsável por todas as formas de estranhamentos”.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
O lugar da mulher: gênero, agência e trabalho (séculos XVIII, XIX, XX)
Este livro aborda a história de mulheres que permaneceram invisíveis na historiografia durante muitos anos, destacando suas vivências em espaços frequentemente associados ao universo masculino. A obra dialoga com estudos anteriores, especialmente nos campos de gênero e história das mulheres, ressaltando a presença feminina em diversos setores da sociedade.
Um foco particular é dado às viúvas do século XIX, explorando como a condição de viuvez revelava a agência e autonomia dessas mulheres, seja por meio de heranças de fortunas ou dívidas, seja na administração de negócios. O e-book também discute a inserção das mulheres no mercado de trabalho, evidenciando a complexidade de suas experiências e desafios, desde o final do século XVIII até o século XX. As contribuições de diversas autoras são fundamentais para compreender essas dinâmicas, ilustrando como a historiografia pode se transformar num projeto político que dá visibilidade à produção e experiências femininas.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
O Modern Spiritualism e suas relações com os cenários religioso e social norte-americanos no século XIX
A obra analisa como o Modern Spiritualism, movimento que surgiu nos Estados Unidos na década de 1840, se distanciou de outras formas de espiritualismo, como o Espiritismo francês, e destaca seu foco na comunicação com os mortos como uma lei natural. Costa discute o evento em Hydesville, que envolveu a família Fox e fenômenos sobrenaturais, como marco histórico do movimento.
O autor examina a influência do contexto cultural e religioso da época, incluindo crenças em espectros e Magnetismo Animal, bem como o impacto de figuras como Emanuel Swedenborg e Andrew Davis.
Costa aborda a complexidade do movimento em suas variadas formas de comunicação com o além e o papel dos médiuns. Ele também relaciona o Modern Spiritualism com a modernização da sociedade e sua diferenciação do protestantismo norte-americano.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
O primeiro centenário do Brasil: uma revisão da década de 1920
Os organizadores propõem uma análise crítica e detalhada da década de 1920, marcada por intensas transformações, destacando-se do tradicional foco na Revolução de 1930. São enfatizados que os processos de industrialização e urbanização, considerados indicativos de modernização, já estavam em curso durante os anos 1920, influenciados pelos impactos da Primeira Guerra Mundial. O livro divide-se em três partes: “Rebeldias e Instrumentos de Contenção”, “Políticas Públicas e Organização Social” e “Efervescência Cultural”. O trabalho é fruto de colaborações de diversos pesquisadores, com ênfase na diversidade de gênero e regional.
“A obra pretende romper exatamente com este paradigma [considerar a década de 20 apenas como a preparação de acontecimentos que se dariam na década seguinte] ao realçar que tanto o processo de industrialização como o de urbanização – que em geral definem o que chamamos de modernização – já estavam em rápido desenvolvimento a partir dos impactos da Grande Guerra.” (Cláudia M. R. Viscardi e Antonio Gasparetto Júnior, apresentação do livro “O primeiro centenário do Brasil: uma revisão da década de 1920”).
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
O que pode a literatura na escola? Pesquisas e práticas em literatura e ensino
O livro apresenta pesquisas e reflexões sobre a educação literária e a promoção do letramento literário na esfera escolar. Conta com colaborações de professores universitários e do Ensino Básico, mestrandos e egressos de programas Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) e de outros programas relacionados à formação de professores.
A obra tece análises sobre a importância da subjetividade do leitor e das dimensões social e afetiva do compartilhamento da leitura literária; apresenta temas fraturantes, como a violência e o racismo; propõe a integração da literatura a outros eixos do ensino de Língua Portuguesa e de outras áreas do conhecimento; entre outros aspectos relevantes da educação literária.
“Todos aqueles que fizeram parte deste livro demonstram o desejo de contribuir para a compreensão, a reflexão, o diálogo, o questionamento, a pesquisa, a prática em torno do ensino de literatura e do letramento literário na escola. Se os professores-leitores – do ensino básico, acadêmicos ou professores em formação – mobilizarem-se em qualquer das direções apontadas aqui, teremos cumprido nossa tarefa” (Elza de Sá Nogueira e Patrícia Pedrosa Botelho)
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
O ressentimento e o sagrado em René Girard
O livro aborda a complexa interação entre ressentimento, violência e religião dentro da teoria mimética do crítico, historiador, filósofo e polímata René Girard.
Ele é dividido em três capítulos principais, começando com a análise da teoria mimética, a violência e o sagrado, onde Girard compara sociedades sacrificiais e não-sacrificiais. O segundo capítulo foca no ressentimento e sua relação com a teoria mimética, enquanto o terceiro capítulo analisa o mecanismo persecutório e a contribuição do cristianismo para a teoria de Girard.
“Quem pensa [ter] compreendido [a religião], se engana. Quem não se aventura a entendê-la, deixa de lado uma dimensão central da vida humana. O livro de Maiara Rúbia Miguel tem consciência dessa ambiguidade. Evita respostas prontas e desconfia das soluções fáceis. Ao tratar da relação entre religião e violência, ela nos mostra como esse tema é fascinante e atual” (Frederico Pieper, apresentação do livro “O ressentimento e o sagrado em René Girard”).
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
O trabalho profissional do/a assistente social e suas possibilidades: reflexões sobre as dimensões constitutivas do Serviço Social
O livro analisa estratégias e táticas político-profissionais no âmbito da formação e prática dos assistentes sociais, baseado em entrevistas com profissionais da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora.
As entrevistas abordam temas diversos relacionados ao exercício profissional, como a relação teoria-prática, processos de planejamento e intervenção, e atividades socioeducativas.
Por isso, esse trabalho visa preencher lacunas na compreensão das dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa da profissão. Utilizando-se da teoria marxista, busca compreender a prática profissional em suas totalidades e nuances, propondo reflexões sobre o desenvolvimento de um trabalho profissional crítico e comprometido, fundamentado em experiências concretas e conhecimento crítico.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Pesquisa aplicada a instrumentos de avaliação educacional: desenvolvimentos e perspectivas com base na experiência do CAEd/UFJF
A obra reúne artigos que abordam a avaliação educacional, trazendo contribuições sobre uma área com ainda pouco destaque na literatura educacional: as avaliações em larga escala e os instrumentos utilizados. Com uma perspectiva interinstitucional, com textos de autoria de pesquisadores da Universidade Federal de Brasília (UnB), Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), o livro contém análises ancoradas em amplo material empírico produzido no âmbito das avaliações que o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF) realiza em nível nacional, estadual e municipal, além de revisões de literatura sobre a avaliação educacional em larga escala.
Como revelado na apresentação do livro, escrita por Hilda da Silva e Manuel Palácios, ambos do CAEd/UFJF, “os textos reunidos podem contribuir para fomentar o debate sobre os desafios que a avaliação educacional deve enfrentar em tempos nos quais a escola e seus atores vêm sendo cada vez mais convocados a se conectarem, de forma mais efetiva, aos estudantes, seus interesses e modos de interação com o conhecimento e a informação”.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Pesquisa e prática em saúde em uma perspectiva cognitivo-comportamental
A obra compila esforços de profissionais e pesquisadores na área das Terapias Cognitivo-Comportamentais (TCCs), destacando sua eficácia e aplicabilidade em diversos contextos de saúde e clínicos. A introdução enfatiza o papel central da cognição nas emoções e comportamentos, sublinhando o crescimento das TCCs e sua base em evidências científicas como fatores cruciais para o avanço do cuidado ao paciente.
Através de 11 capítulos, são apresentadas contribuições teóricas, avaliações e intervenções em diferentes áreas, como a relação terapêutica, regulação emocional, culpa, habilidades sociais, gestão de estresse, motivação para mudança, entre outras, sempre com foco na aplicabilidade clínica e nos resultados concretos para pacientes.
A coletânea de pesquisas indica bons resultados das terapias. De acordo com as organizadoras, “as evidências constatadas têm demonstrado suporte empírico e, assim, consolidado como um modelo de atendimento eficaz. Isso demonstra que o investimento em pesquisa tem sido fundamental para oferecer os tratamentos mais adequados para pacientes com demandas diversas”.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Políticas ameríndias de contra-colonialidade no século XXI
A obra resulta da colaboração entre antropólogos e povos indígenas, com o intuito de contribuir para os estudos acerca das estratégias indígenas de contra-colonialidade. Essas estratégias abrangem os diversos modos pelos quais esses grupos resistem ao colonialismo, incluindo retomadas territoriais e identitárias, revitalização linguística e recuperações pedagógicas e culturais. Esse livro destaca as iniciativas de determinados grupos indígenas e as metodologias adotadas por eles para concretizar tais retomadas.
Os capítulos evidenciam que a reconquista não se limita ao território físico ou às maneiras de habitá-lo, mas também engloba artefatos, músicas, línguas e significados. Assim como outros segmentos da sociedade, as etnias abordadas na obra — Apyãwa, Karitiana, Mbya, Pataxó, Puruborá, Warazukwe e Xakriabá —, ao reivindicarem seus territórios, resgatam histórias e tecnologias ancestrais e apropriam-se de imagens, cinemas, trajetórias, instituições educacionais, museus, universidades, ferramentas jurídicas, meios de comunicação e saberes dos não indígenas, ocupando assim novos espaços.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Praças da cidade: a área central do Rio de Janeiro
O e-book em questão aborda a intersecção entre a história e o desenvolvimento urbano, com foco especial nas praças da cidade do Rio de Janeiro. Através de uma análise interdisciplinar que envolve Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais e Geografia, o livro destaca a história como elemento central na compreensão da evolução das cidades.
As praças são apresentadas como símbolos vivos da passagem do tempo, refletindo as mudanças sociais e a complexidade da vida nas cidades. O livro argumenta que esses espaços públicos não apenas marcam a cronologia dos eventos urbanos, mas também são fundamentais na formação de territórios sociais e na concentração da experiência urbana. Assim, a história das praças é intrinsecamente ligada ao processo de urbanização e às práticas sociais de apropriação do espaço.
“Ocorre que, depois de ler o livro, será inevitável reconhecer a praça como o lugar de diferentes formas de vida e como laboratório da civilização, espaço onde as formas da vida em sociedade foram experimentadas, onde a cidade ideal foi projetada, onde o papel do estado se definiu e os desafios que se apresentam. De algum modo, pode-se dizer que esse livro inspira o sonho do direito à cidade para todas e todos.” (Paulo Knauss, historiador)
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Praças Urbanas: reflexões e recomendações para planejamento e projeto
Em uma análise detalhada sobre a função e a evolução das praças urbanas, esse e-book destaca o papel vital desses espaços como centros de convivência social e lazer. Desde a Ágora na Grécia Antiga até os dias atuais, as praças têm sido o palco de atividades sociais, refletindo a cultura e a identidade de cada civilização. A obra enfatiza que, além de promoverem o lazer e a socialização, as praças contribuem significativamente para a saúde física e mental dos cidadãos, oferecendo espaços para atividades físicas e contato com a natureza. A qualidade de vida urbana é diretamente influenciada pela quantidade, diversidade e qualidade desses espaços públicos.
Os autores discutem a importância de considerar vários parâmetros no desenho e na regeneração das praças, como acessibilidade, abrangência, distribuição urbana, dimensão e elementos naturais, para garantir que atendam às necessidades da população. Além disso, ressaltam a necessidade de adaptação das praças às mudanças socioculturais e econômicas, mantendo a segurança e o bem-estar dos frequentadores.
O livro é direcionado a estudantes e profissionais da área, mas também é uma fonte valiosa para gestores urbanos, oferecendo recomendações para projetar ou revitalizar praças públicas de maneira que promovam o bem-estar social.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Produtividade e envelhecimentos: percepções intergeracionais
Com os avanços na ciência e nas tecnologias, é esperado que os humanos possam viver por mais tempo. É estimado que, dentro de quatro décadas, cerca de 25% da população brasileira será composta por idosos. A partir disto, o livro “Produtividade e envelhecimentos: percepções intergeracionais” propõe uma interessante reflexão sobre a idade e a produtividade.
Resultado da pesquisa de mestrado de Stela Carvalho, a obra parte do conceito Erving Goffman acerca da construção da identidade e da teoria lifespan proposta pelo psicólogo Paul Baltes, para compreender como o processo de envelhecimento e a produtividade são experienciados pelas mulheres de modo multideterminado e heterogêneo.
De acordo com o prefácio Jurema Gorski Brites, Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na obra “encontramos uma pesquisa estimulante acerca das construções identitárias de gênero, geração e raça que nos leva a refletir seriamente sobre políticas públicas, tanto no âmbito da produção, da educação, quanta da proteção social”.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Relações entre humanos e silvestres no Cetas JF: pensando com-vivências
O e-book explora as complexas interações entre humanos e animais silvestres no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Juiz de Fora, Minas Gerais. A autora, Julia Flecher, narra sua experiência de cerca de sete meses acompanhando as rotinas do centro entre 2017 e 2019, destacando a importância do Cetas no tratamento, reabilitação e soltura de animais silvestres que foram entregues ou resgatados.
A pesquisa se insere em debates antropológicos sobre relações multiespécies e explora temas como a proteção de espécies nativas, a construção de laços afetivos entre humanos e animais, e as implicações éticas e emocionais dessas relações. Flecher reflete sobre a natureza dessas interações cotidianas, questionando as subjetividades humanas e animais envolvidas e os desafios enfrentados pelos trabalhadores do Cetas em meio à escassez de recursos.
Além disso, o caso de uma onça-pintada que vagou por Juiz de Fora serve para aprofundar questões de proteção animal e o impacto da presença do Cetas na comunidade local. O livro instiga o leitor a refletir sobre o convívio e as controvérsias entre seres humanos e animais silvestres, sem buscar respostas definitivas, mas sim promover uma reflexão contínua sobre essas complexas relações.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Religião, educação e gênero: experimentos teóricos
“Em que medida noções religiosas monoteístas imprimiram e modelaram nossos corpos? Como interferem e estão presentes em nossos currículos e práticas de ensino? Como essas noções interpelam nossos cotidianos sociais e que efeitos tais noções legaram para nossas sexualidades?”. Com o intuito de responder a essas perguntas, esta obra tem como proposta contribuir para uma reflexão crítica sobre o modo como as tradições religiosas atuam por meio de seus discursos e de suas práticas nos contextos escolares e na construção de gênero no Brasil.
Fruto de leituras, pesquisas e debates realizados pelo Grupo de Pesquisa sobre Religião, Educação e Gênero (Reduge) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), os artigos escritos por pesquisadoras e pesquisadores de iniciação científica, mestrado e doutorado buscam promover um entendimento mais amplo sobre temas como pedagogias de gênero e sexualidade, discurso, fundamentalismo e ensino religiosos, partindo de referências oriundas das ciências humanas e de teóricas queer como Judith Butler e Marcella Althaus-Reid.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Represas de abastecimento público de Juiz de Fora: mananciais da vida
O livro aborda a importância crucial da água, indo além de suas características físicas, químicas e biológicas, reconhecendo-a como um recurso vital, sagrado em diversas culturas. O Brasil, que detém cerca de 12% da água doce do mundo, enfrenta desafios significativos em sua gestão hídrica, evidenciados por problemas como a falta de acesso à água potável e a poluição dos rios.
Organizado por Cézar Henrique Barra Rocha, o livro é fruto de amplas pesquisas e trabalhos de campo realizados pelo Núcleo de Análise Geo Ambiental (Nagea). Focado em três principais mananciais de abastecimento público em Juiz de Fora – Represas Dr. João Penido, São Pedro e Chapéu D’Uvas – o texto oferece uma compreensão profunda sobre a gestão dos recursos hídricos e sua relação com o planejamento urbano. A obra destaca a pressão sofrida pelos mananciais e a necessidade de ações voltadas para o equilíbrio socioambiental, servindo como um alerta para a sociedade e gestores públicos sobre a preservação da água.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Revisitando o mito de Lilith: Um estudo sobre indecência e libertinagem em diálogo com a teologia queer de Marcella Althaus-Reid
Antes de Adão e Eva, havia Adão e Lilith. Segundo a mitologia, Lilith, por recusar submissão a Adão, foi expulsa do Paraíso e fadada a vagar no exílio em meio às bestas, imagem que acabou assumindo. Os que escreveram os mitos, e consequentemente a história, retratam Lilith como um demônio, uma mulher indecente, bestial e libertina, um reflexo da visão que se tinha (e que ainda se tem) de mulheres subversivas.
Nessa obra, a autora Giovanna Sarto propõe uma releitura desse mito, evidenciando as questões de gênero e de sexualidade que permeiam essa história e como essas questões são tratadas. Partindo do pressuposto de que o “modo queer de estudar religião é um exercício contínuo de estranhar o que está dado”, Sarto questiona os pressupostos sexuais que envolvem a imagem negativa de Lilith, levantando a pergunta: por que a imagem de mulher livre deve ser temida?
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Sexualidades & Serviço Social: perspectivas críticas, interseccionais e profissionais
Esse e-book aborda a complexidade das questões de sexualidade sob a perspectiva do Serviço Social, enfatizando a importância da análise crítica e interseccional. O livro ressalta a importância de compreender as opressões interseccionais de gênero, raça e classe, especialmente em relação às mulheres negras, oferecendo uma visão aprofundada sobre as intersecções entre identidade, orientação sexual, pertencimento étnico-racial e classe social.
Os capítulos do livro dialogam com temas como corpo, gênero e diversidade humana, promovendo a defesa de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa às individualidades.
A obra é essencial para a formação em Serviço Social e estimula a reflexão crítica sobre estigmas, preconceitos e discriminações, com ênfase na experiência das pessoas LGBTQI+.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Só vida: arte, história e intermídia
Fruto do projeto de Iniciação Científica “Escrita e desenho em cartas de artistas”, realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), esse e-book surge como resposta aos desafios impostos pela pandemia de 2020, que exigiu adaptações significativas nas metodologias de pesquisa, especialmente na história da arte. O projeto, iniciado em 2017 e liderado por Renata Oliveira Caetano, inicialmente focou na análise de cartas na Fondation Custodia em Paris, evoluindo para abranger questões mais amplas sobre as intersecções entre escrita e imagem em diferentes meios artísticos, com destaque para a Arte Postal. Tálisson Melo de Souza, que se juntou ao projeto em 2019, ampliou o escopo da pesquisa ao integrar suas investigações sobre Arte Postal e suas implicações teóricas.
“Nosso exercício nos levou a perceber como essas relações interdisciplinares têm colaborado fortemente com a construção de percursos historiográficos mais ricos. […] Destacamos que não se trata de uma coletânea de textos soltos de autorias aleatórias. Todos os materiais aqui perfilados foram preciosas colaborações aos nossos estudos.” (Renata Oliveira Caetano e Tálisson Melo, apresentação do livro “Só vida: arte, história e intermídia”).
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Trabajo social y reconceptualización en Argentina: entre luchas sociales y rupturas teórico-metodológicas
O livro aborda o movimento de reconceptualização do trabalho social na Argentina durante as décadas de 1960 e 1970, um período marcado por intensas lutas sociais e culturais. Este movimento refletiu as transformações ideológicas, políticas e sociais da época, desafiando as abordagens tradicionais do trabalho social.
A obra, resultada de um projeto de pesquisa coordenado pelas professoras Marilda Villela Iamamoto e Claudia Mónica dos Santos, inclui contribuições de pesquisadores da América Latina, Espanha e Portugal.
Estruturado em dois capítulos, o livro analisa o trabalho social na Argentina, destacando sua interação com movimentos sociais, políticos e comunitários; e a influência dessas interações nas práticas profissionais e nas bases teóricas do campo.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.
–
Uma difícil democracia: diálogos sobre a obra de Luiz Werneck Vianna
A obra surge de um seminário proposto pelos organizadores deste livro que, em 2021, revisitou os pensamentos do Professor Luiz Werneck Vianna, cientista social brasileiro. A obra dá sequência ao livro “Uma sociologia indignada: diálogos com Luiz Werneck Vianna”, também publicado pela Editora UFJF. Além das contribuições dos pesquisadores presentes no evento que versam sobre intelectuais e interpretação do Brasil, a República e a modernização, a democracia e os três poderes, a obra inclui a apresentação da professora Maria Alice Rezende de Carvalho, amiga e colaboradora de Werneck em diversos projetos, que descreve a trajetória de pesquisa do homenageado.
Com o tom de uma conversa sobre a obra de Werneck e sobre a democracia, “este livro traduz, de alguma forma, os argumentos apresentados nos dias do seminários, com ligeiros ajustes”, de acordo com os organizadores. Além das contribuições dos pesquisadores presentes no evento que versam sobre intelectuais e interpretação do Brasil, a República e a modernização, a democracia e os três poderes, a obra inclui a apresentação da professora Maria Alice Rezende de Carvalho, amiga e colaboradora de Werneck em diversos projetos, que descreve a trajetória de pesquisa do homenageado.
Clique aqui para ler ou baixar o livro.