Fechar menu lateral

Editora UFJF lança seis novos livros sob o Selo Estudos de Religião

A Editora UFJF, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, lançou seis e-books sob o Selo Estudos de Religião.

Paulo Barrera Rivera, professor do Departamento de Ciências da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora e coordenador do Selo, afirmou em entrevista que “é muito importante destacar o papel que nosso selo editorial vem cumprindo, servindo como espaço de divulgação da pesquisa produzida e promovida pelos professores e colegas do departamento de Ciências da Religião. Estamos concluindo uma jornada, um projeto editorial de seis livros […] que refletem a riqueza, a dinâmica e o compromisso com a pesquisa”.

Os livros lançados em 2025 abordam diversas interfaces do fenômeno religioso com áreas como o cinema, a política e a filosofia, dando destaque à versatilidade do campo de pesquisa e às diversas finalidades e aplicações dos estudos. O curso de pós-graduação é articulado em torno da Área de Concentração “Ciência da Religião sistemática, empírica e aplicada”, dividida nas linhas de pesquisa: “Religião, Sociedade e Cultura” e “Teorias e Linguagens da Religião”. Assim, as publicações do programa tendem a estar sempre ligadas de alguma forma a uma dessas linhas.

Para Paulo Barrera, o trabalho deve continuar a dar frutos ao longo do tempo: “Os projetos continuam, estamos em articulação no nosso departamento para o início dos próximos projetos editoriais, e nos próximos meses e anos espero que tenhamos a oportunidade de mostrar mais resultados. O departamento de Ciência da Religião, e especialmente o programa de Pós-Graduação, têm avaliação muito boa na CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), e um dos itens avaliados é justamente as publicações, então o selo editorial e a Editora são fundamentais”, afirmou Paulo.

Saiba mais sobre os lançamentos de 2025 do Selo Estudos de Religião:

Cristianismo conservador y extrema derecha en América Latina siglo XXI: Actores, afinidades y estrategias en contexto democrático

Essa obra, em dois volumes, estuda a aproximação de diversos cristianismos na América Latina (católicos e evangélicos) a partidos e movimentos políticos da direita e da direita radical que ganharam força no século XXI. O primeiro volume foca nos cenários do Peru, Argentina e Brasil, enquanto o segundo volume reúne estudos sobre o Chile, a Colômbia e a América Central. Os países e regiões foram selecionados pela importância única do componente religioso na ação política da extrema direita em cada cenário.

O livro é organizado pelos professores: Paulo Barrera Rivera, doutor em Ciências Sociais e Religião;  Marcos Carbonelli, doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Buenos Aires; e Véronique Lecaros, professora e chefe do Departamento de Teologia da Pontifícia Universidad Católica do Peru. 

Véronique nos contou em entrevista que o livro tem a intenção de retratar a maioria dos países da América Latina com governos de extrema direita, e permite entender como algumas iniciativas em certos países afetam outros países.

Ela também destacou que é fundamental perceber a importância do fator religioso, já que, segundo ela, estamos em uma época em que não há político no continente que não use nenhuma referência religiosa, o que muda é apenas a angulação dependendo de qual lado do espectro o político em questão está.

Acesse o e-book do volume 1 e do volume 2!

Religião, cinema e contracultura: a Dimensão Existencial nas Comunidades Alternativas sob as Lentes Cinematográficas: Teologia da Cultura e Existencialismo em Paul Tillich

Capa da obra Religiao, Cinema e Contracultura

Nesta obra, o professor Marcelo Massi Martins reflete sobre o cinema como um canal de manifestação cultural e religiosa. Tendo como principal base as ideias de Paul Johannes Tillich, teólogo alemão-estadunidense e filósofo da religião, a obra relaciona a sétima arte com o sagrado, passando pela contracultura. “É mais uma leitura sobre o pensamento desse autor, desse filósofo e teólogo alemão. Não é toda a obra do Paul, é o que ele entende como existencialismo, e a sua teologia da cultura, é um pensamento e uma teologia voltada para o homem”, explicou Marcelo, destacando o quanto esta interface com a cultura enriquece o debate sobre o fenômeno religioso.

O autor completou dizendo a quais pessoas a obra pode interessar “quem quiser saber o que a gente estuda aqui, o que é a ciência da religião, e como a gente pode aplicar os estudos de ciência da religião na vida, no nosso entorno”.

Marcelo Massi Martins é licenciado em Letras (CES) e Pós-graduado em Estudos Literários (UFJF).

Clique aqui para acessar o e-book!

 

Tchau, querida! versus Fica, querida!: a trajetória dos evangélicos na política e as motivações religiosas no (A)Deus à presidenta Dilma Rousseff

Capa da obra Tchau, querida! versus Fica, querida!: a trajetória dos evangélicos na política e as motivações religiosas no (A)Deus à presidenta Dilma Rousseff

A obra analisa o processo de impeachment da então presidenta Dilma Rousseff em 2016, reflete sobre a laicidade na política, a religiosidade nesses espaços, e enfatiza a mescla dos componentes religiosos e políticos na “bancada evangélica” dos deputados. A autora, Dora Deise Stephan Moreira, é doutora em Ciência da Religião e mestre em Comunicação e Sociedade pela UFJF.

Para Dora, “o livro trata de um momento histórico muito importante, da história recente do Brasil, […] ele continua completamente atual, porque o Brasil já teve sucessivos golpes, e teve uma tentativa recentemente. Então ele conta uma parte da história do Brasil que foi muito importante, tensa, e que teve reflexos posteriores na história do país também.”

Clique aqui para acessar o e-book!

 

 

 

A barca de Pedro: mapas de navegação

O livro apresenta pesquisas realizadas pelo Núcleo de Estudos do Catolicismo, abordando diferentes temáticas relacionadas ao catolicismo em suas mediações e diálogos com as sociedades civis, as modernidades e as teologias.

Os organizadores são: Rodrigo Portella, Doutor em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora e Mara Bontempo, Doutoranda, Mestra e Bacharela em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Mara explicou em entrevista que: “Mapas de navegação é uma metáfora, que se refere às diferentes pesquisas que o livro traz sobre o catolicismo […] e também o fato do catolicismo ser uma tradição religiosa diversa, plural. Então, mapas de navegação é: ‘por onde estão indo essas pesquisas?’”

Clique aqui para acessar o e-book!

 

 

Repetição como páthos religioso em Søren Kierkegaard

Capa do livro Repetição como pàthos religioso

A obra apresenta a ideia de que repetição é uma categoria religiosa associada à fé, a partir do filósofo e teólogo dinamarquês Søren Kierkegaard.

O autor Carlos Eduardo Cavalcanti Alves, doutor em Ciência da Religião pela UFJF, investiga na obra a repetição como problema existencial e seu significado no pensamento mais amplo de Kierkegaard. 

“O conceito de repetição vem ajudar a mostrar caminhos, para se entender como se dá a ação, como se dá a ética, o entendimento ético de um indivíduo que age pela fé, que age em nome de sua crença”, explicou o autor em entrevista à Editora UFJF.

Clique aqui para acessar o e-book!

Confira a entrevista completa com o editor do Selo Estudos de Religião entre outras no canal do YouTube da Editora UFJF:


Matéria: Arthur Guimarães
Edição: Andréia Sixel e Nathalie Reis
Imagem de capa: Arthur Guimarães