Fechar menu lateral

População em situação de rua é tema do primeiro lançamento de 2025 da Editora UFJF

Banner de divulgação do lançamento

Obra disponível gratuitamente como e-book (Arte: Paulo Henrique Costa Totti)

O Selo Editorial Serviço Social, em parceria com a Editora UFJF, disponibilizou seu primeiro lançamento de 2025: a obra “Pesquisas e políticas públicas com a população em situação de rua: uma reflexão a partir da realidade de Juiz de Fora – MG”.

O livro é um desdobramento do trabalho realizado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora, no Censo da População Adulta em Situação de Rua em Juiz de Fora. Organizada pelos professores Viviane Souza Pereira, Alexandre Aranha Arbia e Telmo Mota Ronzani, a obra avalia os resultados encontrados no Censo, com maior riqueza de detalhes. Além disso, os autores analisam o percurso metodológico do Censo e as possibilidades de políticas públicas destinadas a essa parcela da população.

Os organizadores da obra apontam que a publicação do livro fortalece o campo de conhecimento do Serviço Social. De acordo com Viviane Pereira, “a vida nas ruas das cidades representa uma das mais marcantes expressões da questão social no tempo presente. Desvelar as condições de vida dessa população, assim como conhecer as políticas públicas de atendimento, nos mais diversos âmbitos, constitui um objetivo permanente da profissão.”

Imagem de uma pessoa em situação de rua

Pessoa em situação de rua (Foto: Thom Gonzalez/ Pexels)

“A diversidade de formação dos autores e autoras possibilita uma visão mais abrangente e amplia as possibilidades de compreensão teórica e ético-política da situação de rua.” — Viviane Pereira, organizadora da obra

Os autores envolvidos na produção da obra compõem uma equipe multidisciplinar, somando olhares de áreas diversas como Serviço Social, Psicologia, História, Estatística, Saúde e Direito, entre outras especialidades. “A diversidade de formação dos autores e autoras possibilita uma visão mais abrangente e amplia as possibilidades de compreensão teórica e ético-política da situação de rua”, destaca Viviane.

A expectativa da organizadora é que o livro impacte tanto a sociedade quanto a comunidade acadêmica, contribuindo para o adensamento do debate, para desconstruir preconceitos e para estimular a produção de alternativas coletivas diante dessa questão social.

Clique aqui para acessar a obra na íntegra (formato. pdf , tamanho 3MB).


Matéria e Arte: Paulo Henrique Costa Totti
Edição: Andréia Sixel e Nathalie Reis

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.