Nota de pesar pelo falecimento de Saulo de Freitas Araujo

É com profundo pesar que a Editora UFJF, assim como a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), lamenta o falecimento do estimado professor e pesquisador Saulo de Freitas Araújo. Sua partida deixa um vazio imenso no campo acadêmico, especialmente nas áreas de Psicologia e Filosofia, onde sua contribuição é significativa.

Pela Editora UFJF, Saulo assinou obras de peso, como “Ecos do passado: estudos de história e filosofia da Psicologia”, “Psicologia e neurociência: uma avaliação da perspectiva materialista no estudo dos fenômenos mentais” e “Tempos atuais em História e Filosofia da Psicologia”.

“Que tipo de psicologia estamos então produzindo, quando o próprio psicólogo não enxerga para além das especificidades técnicas do seu campo de pesquisa ou teoria, de fato necessárias, mas jamais suficientes para iluminar o trabalho psicológico em seu sentido último, que remete à compreensão e valorização da natureza humana?”, questionou o pesquisador no livro “Ecos do passado”.

Alguns dos principais livros que Saulo publicou pela Editora UFJF

O pesquisador deixa um legado de conhecimento que continuará a incentivar e influenciar o pensamento crítico e científico. Seu trabalho pioneiro nos temas de Kant e a psicologia, a evolução do projeto de uma psicologia científica, o pensamento de Wilhelm Wundt e William James, e o problema mente-cérebro na filosofia e na psicologia, são exemplos disso.

Sua trajetória acadêmica foi exemplar, com graduação em Psicologia pela UFJF (1997), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela Universität Leipzig. Atuou como professor associado do Departamento de Psicologia da UFJF e como diretor do Núcleo de História e Filosofia da Psicologia Wilhelm Wundt (Nuhfip) da nossa instituição.

Neste momento de luto, a Editora e a UFJF estendem suas mais sinceras condolências à família, amigos e colegas do professor Araujo.

Confira a nota oficial da instituição no portal da UFJF.