Crimes e desastres da mineração no Brasil: análises críticas e caminhos para mudança

O dia 14 de março é marcado pelo combate aos riscos associados às atividades mineradoras no Brasil que, em duas ocasiões recentes, ocasionaram grandes desastres socioambientais – incluindo o maior da história do país. Por isso, essa data também relembra os impactos do rompimento das barragens de rejeitos do Fundão (Samarco), em Mariana, e do Córrego do Feijão (Vale S.A), em Brumadinho. Os crimes ambientais resultaram na morte de centenas de pessoas e na destruição e alteração das cidades, da fauna e da flora da região.

Nesta ocasião, a Editora UFJF relembra duas obras importantes, assinadas por pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora, essenciais para entender a dimensão e as consequências dos desastres, assim como caminhos possíveis para evitar futuras tragédias.

Minas Esgotada: antecedentes e impactos do desastre da Vale na bacia do Paraopeba

Clique aqui para ler e/ou baixar este livro.

O livro analisa as consequências do rompimento da barragem da Vale S.A. em 2019, explorando as causas, os impactos sociais e ambientais e a responsabilidade social da mineração em Minas Gerais. Além disso, a obra traz os sujeitos e a paisagem para o centro da narrativa, oferecendo um amplo panorama das questões sociais afetadas pela mineração.

Os textos seguem uma abordagem teórico-reflexivo com aproximações empíricas. Através do trabalho de campo foi possível ter um contato mais próximo com a população para descrever as análises.

Globocentrismo, reprimarização e neoextrativismo: reflexões sobre a mineração no Brasil contemporâneo

Clique aqui para ler e/ou baixar este livro.

O livro oferece uma análise crítica sobre os impactos sociais e ambientais da mineração no Brasil contemporâneo e traz reflexões sobre a luta em Minas Gerais para conter a mineração predatória e a falácia das barragens seguras. Além disso, amplia as discussões sobre o papel da mineração na economia brasileira e as falhas das políticas públicas voltadas para o setor minerador.

A obra é resultado dos esforços do grupo de pesquisa Opus – Organizações, Interesse Público e Sociedades Sustentáveis, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Dessa forma, reúne textos de diferentes autores, estabelecendo uma perspectiva abrangente.