O Programa de Pós Graduação em Comunicação (PPGCOM) foi uma peça fundamental para a criação do Selo Comunicação e Sociedade. O selo recebe propostas de publicação na área de Comunicação Social, a fim de contribuir com a divulgação e popularização da produção científica, técnica e artística.
O perfil de publicação é variado, atendo-se a textos dentro da Comunicação. São aceitas obras individuais ou coletâneas provenientes de professores e pesquisadores da UFJF, ou de outras instituições nacionais e internacionais, de ensino superior e de pesquisa. As produções decorrentes de dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas no PPGCOM/UFJF também podem ser aceitas.
Segundo Frederico Braida, um dos editores do selo, “os textos apresentados devem ser inéditos”. Propostas de reedições que já tenham sido publicados por outra editora ou de forma autônoma pelo autor e/ou organizador não são aceitas, assim como textos que tenham registro prévio de ISBN ou sejam resultados de tradução de obras cujos direitos autorais ou patrimoniais pertençam a terceiros. Ele afirma que também não são válidos “anais de eventos, seminários, congressos ou similares. Em caso de coletâneas, os textos devem guardar uma coerência temática entre si, devidamente relatada em capítulo introdutório elaborado pelo(s) organizador(es)”.
Em 2023, o Selo Comunicação e Sociedade publicou três obras em formato e-book, disponíveis no site da Editora UFJF.
No Instagram, é possível conferir releases das obras do Selo Comunicação e Sociedade, além de uma série de entrevistas com autores de diversos selos. (https://www.instagram.com/ufjfeditora/)
Texto escrito por Yuri Da Dalt, estagiário de jornalismo.