Fechar menu lateral

Selo Aldeia divulga trabalhos desenvolvidos no ICH/UFJF

Essa é mais uma matéria sobre os selos editoriais vinculados à Editora UFJF.

 

O Selo Aldeia pertence ao Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF, abrigando uma série de autores de diferentes áreas e, consequentemente, diferentes interesses. Essa diversidade de áreas não poderia se mostrar mais prolífica, tendo como resultado a publicação de 13 obras apenas em 2023. 

 

Geografia, antropologia, sociologia e outras, são todas áreas com publicações pelo Selo Aldeia. Com isso, fica evidente a liberdade presente neste selo, além de evidenciar as possibilidades de publicação para os pesquisadores interessados. Neste primeiro momento, as obras contempladas foram de autores de pós-graduação, mas isso não é uma regra, ou seja, graduandos podem participar dos editais. 

 

Nas palavras de um dos organizadores do selo, Lélio Moura Lourenço, “pela alta demanda, não existiu uma seleção sistemática das obras. Abrimos as inscrições e os interessados foram procurando. No meu curso, psicologia, nós tivemos apenas quatro obras. Em outros cursos, por exemplo, tivemos uma demanda maior. Assim, não tivemos uma demanda muito equilibrada, mas, nesse início, a ideia do selo era captar quem tinha essa motivação de publicar com a gente e com a universidade”. 

 

Lélio também comentou sobre as diferenças na divulgação deste selo, justamente por causa das especificidades de cada área. Segundo ele, “a divulgação da produção acadêmica, científica, intelectual, sempre é importante para o programa. Mas cada programa possui a sua especificidade. Alguns programas possuem, no livro, um peso maior e outros nem tanto. Isso obviamente demanda o interesse dos professores, dos autores, que procuram a publicação pelo selo.”

 

Para ler as obras do Selo Aldeia, basta clicar aqui e navegar nas diversas opções disponibilizadas. 

Sobre o Selo Aldeia, veja também:


Release das obras no instagram da Editora UFJF @ufjfeditora

 

Texto de Breno Castro, estagiário de Jornalismo