Fechar menu lateral

Selo Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura em Foco busca ajudar professores do ensino básico na prática da sala de aula

O Selo Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura em Foco surge da necessidade percebida pelos seus idealizadores de conciliar melhor as pesquisas na área de Linguística e da Literatura com a realidade escolar do ensino básico. De acordo com a editora do selo, Natália Sigiliano, mesmo que o campo de ensino de língua portuguesa seja aquele em que maior parte dos ex-graduandos em Letras atuam, são poucas as instituições superiores que realmente investem em pesquisas voltadas para a área. 

 

“As pesquisas na área da Linguística e da Literatura cresceram muito nos últimos anos e são áreas bastante consolidadas. Porém, tais pesquisas ainda dialogam pouco com a realidade escolar do ensino básico”, relata Natália. “Os mestrados profissionais surgiram como alternativa não só de estabelecer ponte real entre pesquisa e prática escolar, mas também de impactar diretamente na formação continuada de professores, o que, por sua vez, impacta positivamente a qualidade de ensino das escolas públicas brasileiras”, completa.

 

Segundo Natália, diversas pesquisas e recursos pedagógicos vêm sendo desenvolvidos no âmbito dos mestrados profissionais em Letras, mas ainda acabam ficando restritos em termos de circulação e alcance do público de professores da rede básica. “Foi nesse cenário que surgiu a ideia de criação do Selo Ensino de Língua Portuguesa e de Literatura em Foco que pudesse contemplar publicações de resultados de pesquisas, relatos de experiências e recursos pedagógicos desenvolvidos, tendo como público-alvo o professor de língua portuguesa e de literatura do ensino básico”, afirma.

 

A popularização dos e-books é um ponto positivo na hora de divulgar o conhecimento à população. De acordo com Natália, por conta de vários fatores que precarizam o trabalho dos professores de ensino básico, eles são “profissionais que tem pouco tempo para se dedicar ao conhecimento de novas pesquisas e propostas de ensino, o que faz com que seja necessário haver referências práticas para seus contextos de trabalho, com publicações gratuitas, de qualidade e ‘ao alcance das mãos’ desses profissionais”. 

 

Todas as obras podem ser acessadas gratuitamente no site da Editora UFJF. 

 

Acompanhe o Instagram da editora para conferir uma série de entrevistas com autores de diferentes selos. ( https://www.instagram.com/ufjfeditora/ )

 

Texto escrito por Yuri Da Dalt, estagiário de jornalismo.