Fechar menu lateral

Selo Serviço Social divulga trabalhos desenvolvidos no PPGSS

O Selo Serviço Social tem o propósito de divulgar pesquisas de docentes e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da UFJF. A iniciativa surgiu da Editora da UFJF, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPP) e do PPGSS. As obras são para um público variado, e englobam áreas como Serviço Social, Antropologia, Sociologia, Direito, História, Psicologia, Economia e outras. 

 

Segundo a editora do selo, Ednéia Oliveira, o Selo Serviço Social tem sido “fundamental para alavancar nossos programas e também como mecanismo de divulgação da produção do conhecimento para fora dos muros da UFJF e das unidades de forma geral”. 

 

“Permite ainda a atração de pesquisadores para nossos processos seletivos à medida que passam a ter conhecimento daquilo que estamos produzindo internamente, reforçando nossos processos seletivos e fortalecendo nossas linhas de pesquisa”, acrescenta. 

 

Os livros têm sido veiculados em formato e-book, que, de acordo com Ednéia, facilita o acesso às obras: “configura-se como uma porta de entrada para o alcance da produção científica de forma gratuita oportunizando a leitura e o acesso à produção do conhecimento de forma mais abrangente que um livro impresso e oneroso para os estudantes, pesquisadores e docentes de forma geral”, afirma. Em 2023, foram lançados nove livros pelo selo, disponíveis no site da Editora UFJF.

 

As obras são divulgadas por meio das redes sociais da Editora, da Faculdade de Serviço Social e de docentes. Debates presenciais e virtuais sobre os e-books também acontecem, com o intuito de potencializar o alcance dos trabalhos. 

 

​​O edital do processo de seleção pode ser encontrado no site do PPGSS (https://www2.ufjf.br/ppgservicosocial/ ). “Temos a prerrogativa de publicar anualmente uma coletânea organizada pela coordenação do PPG para congregar pesquisas de nossos docentes em parcerias com discentes da graduação ou pós-graduação. Também objetiva publicar artigos vinculados às teses e dissertações defendidas. As demais são decorrentes de propostas que nos chegam após publicação do edital e que é submetida a avaliação dos membros do selo e pelo colegiado do PPG”, diz Ednéia.   

 

É possível conferir uma entrevista com Alexandre Aranha Arbia, um dos organizadores do livro “Atendimento à população em situação de rua: reflexões e práticas no Brasil e na Europa”, do Selo Serviço Social, no Instagram da Editora UFJF. (https://www.instagram.com/reel/Cz4JhD1iCUz/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

 

Texto escrito por Yuri Da Dalt, estagiário de jornalismo.