Oficinas de Escrita e Produção de Livros da Editora UFJF chegam a sua terceira edição

A Editora da UFJF ministrou, no mês de agosto, uma série de aulas para a comunidade juiz-forana. Os encontros, que aconteceram aos sábados, visaram ensinar sobre o processo de escrita e produção de livros a quaisquer interessados. Foram apresentadas técnicas de design, perspectivas sobre o mercado, além da introdução de autores e autoras, estilos e gêneros literários ao público presente. As “Oficinas de Escrita e Produção de Livros” contaram com a participação de alunos da UFJF, profissionais, estudantes do ensino médio, aposentados, e outros.

A Doutoranda em Letras pela UFJF Mayara Moratori Peixoto, uma das professoras das Oficinas, relata que, para ela, contribuir para as aulas foi uma ótima experiência: “é um ponto alto da minha vida universitária, que é a possibilidade de estar com pessoas de fora da UFJF, e poder aplicar o que a gente faz na pesquisa”, diz Mayara.

O processo de seleção, que teve mais de 300 inscrições, levou em consideração textos enviados pelos candidatos, via formulário. Cerca de 30 pessoas, dos mais diferentes contextos, foram escolhidas para as aulas que tiveram tanto conteúdos expositivos quanto práticos como, por exemplo, uma oficina de encadernação, um sarau, análises de poemas e mais.

Danilo Oliveira Santos, também conhecido como DJ Kalango, é uma das figuras mais populares do forró de Juiz de Fora. O artista esteve presente na oficina, pois pretende, eventualmente, lançar um livro: “tenho uma ideia de tentar contar um pouco da história do forró em Juiz de Fora”, afirma o DJ. Segundo ele, a produção está em um processo inicial, mas acredita que esta se tornou uma boa oportunidade para conhecer melhor o mundo da produção literária.

A Diretora de Meio Ambiente da Prefeitura de Rio Pomba, Carolina Gonçalves, uma das alunas da oficina, afirma que se motivou a participar, por conta da sua “vontade de aperfeiçoar e conhecer mais sobre o universo da escrita”. Além disso, ela procurava aprender técnicas e referências, assim como estar em contato com pessoas que se encontram na mesma situação que ela.

“As aulas foram fantásticas, superaram as minhas expectativas. Mesmo com pouco tempo, foram abordados muitos conteúdos relevantes. Além disso, os espaços de troca foram riquíssimos. Com certeza saio deste projeto com mais bagagem, mais animação e muito inspirada”, relata.

Esta foi a terceira oficina deste projeto de extensão da Editora da UFJF, que é apoiado pela Proex. Com o projeto renovado por mais um ano, os próximos passos serão organizar o material didático das oficinas em um e-book e convidar os alunos e alunas para divulgar sua produção literária em uma coletânea. Mais edições das Oficinas de Escrita e Produção de Livros estão previstas para acontecer em 2024.

Textos e fotografias de Yuri Da Dalt, estagiário de Jornalismo