Fechar menu lateral

Divulgado Edital 1/2018 para submissão de trabalhos ao Periódico Alethes

É com satisfação que, reiterando a abertura contínua para a submissão de trabalhos, anunciamos a publicação do edital 01/2018 e a chamada para envio pelas e pelos graduandos de artigos, ensaios e poemas para a 15° edição do Periódico Alethes.

Diante das constantes provocações sofridas por nossa Constituição Republicana, que neste 2018 completa 30 anos, o Alethes convida os graduandos a refletir a seu respeito, cujo texto, que almeja integrar a diversidade e oposição de que surgiu, essencialmente compromete-se com os direitos e as garantias fundamentais e a redução das desigualdades, todos a um só turno condições e finalidades do nosso Estado Democrático de Direito.
Com o dossiê temático “A Força da Constituição” convidamos todas e todos a refletir acerca do seu impacto sobre nossas instituições nessas três décadas de vigência e da forma e em que medida logrou influencia-las, e o oposto.
Visamos a provocar reflexões acerca das sistemáticas e seletivas violações de direitos fundamentais; descaso com a elaboração de políticas públicas que visem ao alcance dos objetivos constitucionalmente estabelecidos; modificações, textuais ou não, que a esvaziam de sentido com habitualidade espantosa. Intende-se a provocar, afinal, reflexāo sobre se e como o texto Constitucional expressou sua força nesses 30 anos; se mais transformou, ou foi transformado?; em que medida, e por que efeito, foi a nossa Constituição além de grafia sobre papel?

As suas ideias, na forma de artigo, ensaio ou poema, devem ser enviados exclusivamente para o endereço submissaoalethes@gmail.com até o dia 21 de abril para publicação na edição deste semestre. 
Acesse o edital por este link: https://goo.gl/dBWvrj

 

Coordenação Periódico Alethes.