Fechar menu lateral

Formação e atualização para atuação em bancas de heteroidentificação

                              

Formação e atualização para atuação em bancas de heteroidentificação

Objetivo: A Diretoria de Ações Afirmativas da Universidade Federal de Juiz de Fora  promoverá um novo curso visando a formação e atualização de pessoas interessadas em compor comissões de heteroidentificação da Instituição. O curso terá carga horária de 60 horas, com encontros mensais (presenciais para a comunidade acadêmica do campus de Juiz de Fora e remota para o campus de Governador Valadares). A heteroidentificação é o procedimento complementar de verificação à autodeclaração de um indivíduo e  consiste na percepção social de outras pessoas sobre a identificação racial dele com base na análise de suas características fenotípicas, com o objetivo de garantir que a política de cotas raciais seja acessada por quem é de direito.

– Inscrição servidores (docentes e TAEs): https://forms.gle/PFrB4SZzFkVnWrK1A

– Inscrição discentes: https://forms.gle/Ju7bpcPBAYU9YgdY8

– Inscrição movimentos sociais: https://forms.gle/Dn9HrZQPWs5idLAL9

Cronograma:

DIA 1 – 01/07/2025. Horário: 14h às 18h. Local: Anfiteatro das Pró-Reitorias   (link de transmissão enviado por e-mail para servidores de Governador Valadares)

  • Mesa de abertura: Profa. Dra. Danielle Teles da Cruz (DIAAF) e Prof°. Dr. Marcel de Toledo Vieira (PROSDAV)
  • Unidade 1:  Racismos e suas matrizes filosóficas e epistêmicas: Profa. Dra. Danielle Teles da Cruz (DIAAF) e Prof. Dr. Julvan Moreira (FACED  UFJF)

DIA 2 – Unidade 2: As classificações raciais nas bancas de heteroidentificações brasileiras.

Convidada: Profa. Dra. Lia Vainer Schucman (Universidade Federal de Santa Catarina).

Data: 06 de agosto de 2025
Horário: 14h às 18h
Local: Anfiteatro das Pró-Reitorias – UFJF (transmissão ao vivo para inscritos de Governador Valadares).

As inscrições para novos participantes seguem abertas até o dia 5 de agosto. Quem já se inscreveu anteriormente não precisa realizar nova inscrição.