” Me graduei em Desenho Industrial, Projeto de Produto, pela Escola de Design da UEMG, ao desenvolver um produto voltado ao setor rural, momento em que pude recobrar e aplicar a vivência da terra natal no Vale do Jequitinhonha. Em paralelo, iniciei ao pensamento científico, primeiramente como voluntário e, posteriormente, como bolsista. Através do voluntariado em outros projetos, participei em duas ocasiões de competição em design automotivo internacional.
Mais importante que um dos prêmios obtido, a primeira experiência internacional, especialmente quando das visitas acadêmica e a espaços culturais, foi decisiva para direcionar minha carreira. Realizei mestrado em engenharia de materiais junto à REDEMAT que, como desdobramento, marcou o início de minhas atividades como professor e pesquisador em design. Posteriormente, realizei doutoramento em ciências políticas e design junto à Université de Cergy-Pontoise – UCP/França. Recentemente concluí o pós-doutorado em design.
Enquanto no mestrado foquei no design e na seleção de materiais aplicados ao setor automotivo, no doutoramento eu centrei a temática no design automotivo face aos múltiplos desafios impostos pela globalização e pelo desenvolvimento sustentável. As políticas e estratégias que envolvem a construção e condução de programas de pós-graduação em design, em nível stricto sensu, compreendeu o universo do pós-doutorado. Além das temáticas destacadas, pude orientar diversos projetos voltados à produção científica e à participação de discentes em concursos em design, sobretudo em mobilidade, ergonomia e sustentabilidade, com prêmios em nível nacional e internacional.
Em 2018 ingressei ao corpo docente do IAD. Nesse curto período, porém intenso, realizei projetos teóricos e práticos, atuei e atuo em funções administrativas, como a vice coordenação e coordenação de cursos e colaboro na estruturação da pesquisa em design junto à UFJF. Nas disciplinas, atuo em um rico e dinâmico leque de assuntos: metodologia da pesquisa; representação manual bidimensional e tridimensional; metodologia e prática de projeto e trabalho de conclusão de curso. Ressalto a relevância de participar ativamente da estruturação e implementação do currículo 2020 do Bacharelado em Design. Além disso, realizo ações junto ao NUVEN Design Lab, onde tenho a oportunidade de aproximar mais intensamente do alunato através de discussões sempre ricas, diversificadas e, claro, empolgantes”.