Fechar menu lateral

Cláudio Fajardo | Professores

Círculo com moldura circular em vermelho-escuro, contendo uma foto do professor Cláudio Fajardo, em preto e branco. Quando me graduei pela Universidade Federal de Juiz de Fora não havia um curso de Design. Optei portanto pela Licenciatura em Artes. Diversas oportunidades de estágios nas áreas gráficas e experiências nas artes visuais formaram uma área de interesse muito próxima do design gráfico. Nos anos finais da graduação, motivado pelo impacto da Internet comercial no Brasil e pelas mudanças que o Desktop Publishing trazia para o setor gráfico, fui contemplado com uma bolsa do CNpQ para criar, através do Programa Gênesis, o escritório de design “Cabaret Voltaire Design e Multimídia” juntamente com uma colega de faculdade. O escritório oferecia projetos em design gráfico, interfaces para websites e títulos multimídia para a região e estados vizinhas.


Após concluir a pós-graduação em “Computação Gráfica aplicada às Artes Visuais” realizada no Rio de Janeiro me desliguei do escritório de Design e ingressei como ilustrador no jornal “Tribuna de Minas” sendo transferido posteriormente, para a Esdeva Empresa Gráfica como gerente de pré-impressão digital graças um processo de seleção interno. A experiência no ambiente de pré-impressão permitiu o conhecimento de técnicas e processos da indústria gráfica em Offset completando uma formação profissional no design gráfico ainda hoje pouco oferecida nas instituições de ensino. 

Do setor gráfico e editorial surgiram as oportunidades como docente nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Design Gráfico em instituições de ensino particulares.  Paralelamente à docência, atuei como designer gráfico em agências de publicidade locais conquistando alguns prêmios na área. A necessidade de uma formação contínua para a prática docente fez com que me tornasse bolsista CAPES no mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com um projeto de pesquisa em Linguagens Estéticas Digitais tendo como tema, a poesia visual em meios digitais. Um ano após a defesa do mestrado, o objeto de pesquisa ganharia continuidade no doutorado pelo PPG Letras – Estudos Literários da UFJF. Minha formação interdisciplinar permitiu uma perspectiva ampla do design que vai além da questão projetual e se envereda por suas vertentes estéticas e históricas.


Em 2011, ingressei no Instituto de Artes e Design como professor substituto ministrando as disciplinas de História da Arte, Análise das linguagens contemporâneas e Artes Gráficas. Em 2013 retornei ao IAD como professor efetivo para atuar no Bacharelado em Design ministrando disciplinas relacionados ao projeto gráfico e digital assumindo posteriormente, em 2018, as disciplinas de História do Design. Atualmente, além da docência, oriento atividades da Aspecto Empresa Júnior do IAD,  integro a Comissão Orientadora de Estágios do Design e sou professor colaborador do Grupo de Educação Tutorial-GET JOGOS. Na pesquisa e extensão, meu interesse está dividido em duas áreas: o design gráfico e digital, orientando projetos de identidade visual, design editorial, design de interfaces e design de jogos de tabuleiro e, mais recentemente, a história do design com interesses em memória gráfica
“.

Instagram
@claudiofajardo