Fechar menu lateral

Flexibilização Curricular

Sumário

Aviso importante

A participação em atividades complementares para flexibilização curricular é um requisito obrigatório apenas para estudantes do Bacharelado em Design (curso 98A), definido no item 4.3 do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Os estudantes do 2º Ciclo em Design (curso 66D) já quitaram as horas complementares durante o Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design (BIAD) e, por isso, não precisam cumprir com essa demanda.

O PPC de cada curso pode ser acessado na íntegra na página Projeto Pedagógico do Curso (PPC), em Sobre o Curso.

Voltar ao Sumário

O que é Flexibilização Curricular?

A flexibilização curricular é um requisito obrigatório aos estudantes do Bacharelado em Design (curso 98A), definido no item 4.3 do Projeto Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Essa modalidade, informalmente conhecida como “atividades complementares” ou “horas complementares”, contempla a participação do(a) estudante em simpósios, seminários, encontros, bolsas de iniciação científica, monitorias e atividades culturais diversas. Tais atividades, por sua amplitude, não estarão relacionadas na grade curricular do curso e serão validadas e creditadas de acordo com um sistema de correspondência de carga horária, verificação de frequência e certificados apresentados pelo(a) aluno(a).

Cada estudante deverá cumprir um total de 8 créditos (120 horas) de Atividades Complementares ao longo do curso, sendo 1 crédito equivalente a 15 horas/pontos de atividade.

Em cada semestre, o(a) graduando(a) pode obter, no máximo, 3 (três) créditos de atividades programadas (45 horas). Atividades já validadas como outro componente curricular não poderão ser utilizadas novamente.

Voltar ao Sumário

Atividades aceitas como Flexibilização Curricular

As atividades complementares aceitas pelo Bacharelado em Design (98A) são aquelas dispostas no anexo I do Regulamento Acadêmico da Graduação (RAG), com especificações próprias delimitadas pelo Projeto Pedagócico do Curso (PPC). O RAG pode ser consultado na íntegra na página Legislação do site da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), no portal SIGA3 do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) ou no link para download a seguir: Regulamento Acadêmico da Graduação – RAG (formato .pdf, 507 KB)

Confira abaixo todas as atividades aceitas como Flexibilização Curricular e respectivas quantidades de carga horária permitidas:

  1. Iniciação à docência, iniciação científica, iniciação artística e monitoria
    • máximo de 45 horas por semestre
  2. Disciplina extra (eletiva ou optativa cursada na UFJF ou externamente)
    Obs.: disciplinas já usadas como equivalência ou dispensa não podem ser utilizadas como flexibilização curricular. Disciplinas eletivas podem ser usadas apenas quando excederem as 300 horas obrigatórias para integralização do curso. Na falta de certificado para disciplinas deve ser apresentado o histórico escolar.
    • correspondente à carga horária da disciplina com limite máximo de 45 horas por semestre
  3. Estágio não obrigatório
    Obs.: são consideradas estágio apenas as atividades devidamente registradas junto à Comissão Orientadora de Estágios (COE)
    • máximo de 45 horas por semestre
  4. Grupos de estudos
    • máximo de 30 horas por semestre
  5. Participação em eventos (congressos, seminários, colóquios, simpósios, festivais, entre outros) com apresentação de trabalho
    • 15 horas para evento internacional
    • 12 horas para evento nacional
  6. Participação em eventos (congressos, seminários, colóquios, simpósios, festivais, entre outros), como organizador(a)
    • máximo de 8 horas por evento
  7. Participação em eventos  e cursos de curta duração (congressos, seminários, colóquios, simpósios, festivais, palestras, exposição, oficina, teleconferência e curso de curta duração), em formato presencial ou remoto como ouvinte (sem apresentação de trabalho)
    • máximo de 4 horas por evento
  8. Participação em palestra isolada como ouvinte
    • 1 hora por palestra
  9. Frequência a cursos e seminários especiais (com módulo mínimo de 15 horas)
    • máximo de 8 horas por curso
  10. Participação em empresa júnior
    • máximo de 45 horas por semestre
  11. Treinamento profissional ou administrativo
    • máximo de 45 horas por semestre
  12. Representação estudantil
    • máximo de 45 horas por semestre
  13. Artigos completos publicados em periódico
    • 15 horas por trabalho
  14. Textos em jornais e revistas
    • 5 horas por trabalho
  15. Curso de curta duração e treinamentos ministrados (módulo mínimo de 12 horas)
    • 8 horas por curso/treinamento
  16. Palestras e comunicações proferidas em eventos isolados
    • 5 horas por palestra/comunicação
  17. Produção técnica: softwares, editoração, design, programação visual, manutenção de obra artística, etc.
    • 12 horas por produção
  18. Produção, criação e ou difusão artística cultural: audiovisuais, performances, artes cênicas, interferências
    urbanas, etc.
    • 12 horas por produção/criação/difusão
  19. Viagens técnicas
    • 2 horas por viagem

Voltar ao Sumário

Passo a passo para cômputo de horas complementares

O requerimento de flexibilização curricular deve ser feito a partir do 7º semestre do estudante no curso, observando a data limite para cômputo conforme o calendário acadêmico em vigor. O calendário acadêmico pode ser acessado no site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (CDARA), através do link a seguir: Calendário Acadêmico (site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos – CDARA)

Para computar as horas complementares, o estudante deve:

  1. ter cumprido 120 horas (8cr) em atividades complementares;
  2. preencher e assinar o Requerimento para Flexibilização Curricular, disponível no tópico Documento para requerimento de flexibilização curricular (atenção: faça o preenchimento apenas após somar as 120 horas obrigatórias);
  3. anexar sua assinatura digitalizada ao requerimento, no campo designado para inserção de imagem, para validação do documento;
  4. criar um arquivo .pdf com todos os certificados que comprovem as atividades descritas, na ordem em que aparecem no requerimento;
  5. enviar o requerimento e os certificados (ambos em formato .pdf) para a coordenação através do e-mail: coordenacao.design@ufjf.br.

Voltar ao Sumário

Documento para requerimento de flexibilização curricular

O Requerimento para Flexibilização curricular é um documento de texto editável, o qual deve ser preenchido conforme descrito no tópico Passo a passo para cômputo de horas complementares e convertido em formato .pdf para envio à coordenação. Faça download do documento abaixo:

Requerimento para Flexibilização Curricular (arquivo .docx, 430 KB).

Voltar ao Sumário

Como encontrar atividades para flexibilização curricular

As vagas para monitoria, treinamento profissional e pesquisas de iniciação científica são publicadas na página Seleções de bolsistas e voluntários e no perfil do Instagram do curso de Design (@designufjf), ou divulgadas via e-mail para todos os alunos do curso. É recomendado que o estudante se atente a esses canais de divulgação caso esteja em busca de uma vaga.

As disciplinas optativas do Instituto de Artes e Design (IAD) com vagas para o curso de Bacharelado em Design (98A) são geralmente divulgadas antes do período de matrículas para o próximo semestre, na página Horários do Semestre, na Área do Estudante.

Voltar ao Sumário