O Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é um exame nacional aplicado a estudantes de cursos de Licenciatura, Bacharelado e Superiores de Tecnologia, com o objetivo de avaliar o desempenho acadêmico e a qualidade dos cursos de graduação no Brasil.
O ENADE é um componente curricular obrigatório aos estudantes habilitados de ambos os cursos (98A e 66D) que devem cumprir com as exigências do Exame para poderem integralizar o curso e, consequentemente, colar grau.
O ENADE é aplicado todos os anos, porém os cursos são distribuídos em ciclos de três anos. Os bacharelados em Design serão avaliados no ciclo de 2025, e posteriormente daqui a três anos, e assim sucessivamente.
A inscrição no ENADE é feita pela coordenação de curso dos alunos INGRESSANTES e CONCLUINTES.
Alunos que tenham iniciado o respectivo curso em 2025, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 a 25% (zero a vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições dos ingressantes do Enade (30 de outubro de 2025).
Só há ingressantes do curso 98A. Os estudantes do 2º ciclo em Design são ingressantes apenas do BIAD, que não faz o ENADE, por isso não serão inscritos como ingressantes.
Estudantes que ingressaram no curso 98A em 2025 por transferência contabilizam mais de 20% de carga horária, logo não serão inscritos pela coordenação.
Atenção! Estudantes ingressantes habilitados à avaliação teórica, devidamente inscritos pela UFJF ficarão dispensados da participação no Enade 2025, tendo sua situação regular atribuída pelo Inep. Ou seja, os ingressantes são inscritos mas não fazem a prova.
Lista de alunos ingressantes do Design – 98A
Alunos que tenham previsão de integralização de 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham previsão de colação de grau até 31 de agosto de 2025, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2026.
São concluintes do curso 98A estudantes ativos ingressantes nos anos de 2020, 2021 e 2022 com possibilidade de conclusão nas condições do parágrafo anterior.
Todos os estudantes do curso 66D, independente do ano de ingresso, são considerados concluintes.
Atenção! Alunos concluintes que estão autorizados pela coordenação a participar da colação de grau do segundo semestre de 2025 não serão inscritos no ENADE.
Lista de alunos concluintes do curso 98A
Lista de alunos concluintes do curso 66D
Horários da prova
Existem dois documentos complementares que formam o Edital do ENADE de 2025.
57/2025: documento que fornece um contexto geral com as diretrizes para a realização do Enade, incluindo as ações a serem cumpridas pelas Instituições de Ensino Superior (IES). Link: https://drive.google.com/file/d/1fyKfqXyRkEVlPQv3IhUua0sIu2TgM1wa/view?usp=sharing
60/2025: documento que detalha os procedimentos e prazos específicos para os estudantes de bacharelado e superiores de tecnologia. Link: https://drive.google.com/file/d/1gDetwNxZA_3s97KmgvLn10rNAxv9mzdg/view?usp=sharing
PORTARIA Nº 33, DE 17 DE JANEIRO DE 2025
Institui as Comissões Assessoras de Área (CAAs), para realização de atividades referentes ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), edição 2025, para os Cursos de Bacharelados e Cursos Superiores de Tecnologia.
Link: https://drive.google.com/file/d/1q2AZRLPTZZPpNkpdulzrN3Lq5OVpntDy/view?usp=sharing
OFÍCIO-CIRCULAR Nº 1693235/2025/CGE/CGGI/DAES-INEP
Documento voltado às Instituições de Educação Superior participantes do Enade 2025 com informações sobre novos prazos, processos e documentos normativos.
Link: https://drive.google.com/file/d/1KokNu6RBtUeWA0hTu-Jr1LMyNrM2coyl/view?usp=sharing
PORTARIA MEC Nº 392, DE 26 DE MAIO DE 2025
Dispõe sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade, edição de 2025, para os cursos de licenciatura, bacharelado e superiores de tecnologia referentes ao ano I do ciclo avaliativo previsto pelo art. 40 da Portaria Normativa MEC nº 840, de 24 de agosto de 2018.
Link: https://drive.google.com/file/d/1UoPGTWvOOeFwl404xUNvSvGJaEYmYckh/view?usp=sharing