Fechar menu lateral

Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+: A importância da diversidade no processo de inovação

Hoje, dia 28 de junho, representa um marco na garantia de direitos das pessoas LGBTQIA+. A data foi criada em homenagem a um episódio marcante na luta da comunidade gay: a Rebelião de Stonewall Inn. O ano de 1969 marcou o início da revolta da população LGBT devido a diversas invasões agressivas pela polícia de Nova York aos bares da comunidade, onde pessoas eram presas e sofriam represálias pelas autoridades, sem nenhum motivo aparente. 

 

A partir disso, diversos protestos foram organizados em prol dos direitos da comunidade gay e no ano seguinte, em 1970, ocorreu a primeira Parada do Orgulho Gay. 

 

Contudo, no dia de hoje, além de celebrar o orgulho, também precisamos refletir sobre a urgência da garantia de direitos e inclusão plena dessa comunidade nas organizações. 

 

Mas afinal, qual é a importância da diversidade para o processo de inovação?

 

Um ambiente de trabalho diverso permite que pessoas com vivências diferentes troquem e compartilhem suas experiências. Dessa maneira, uma cultura organizacional que trata a diversidade como parte estratégica estará sempre apta para o desenvolvimento e constante inovação. 

 

Além disso, o aumento da diversidade em uma organização propicia o desenvolvimento e o aumento da criatividade organizacional. Segundo Christine Wright, top 100 líderes com maior impacto em gestão de pessoas, instituições diversas têm um grande potencial criativo para os negócios. Ademais, à medida que uma cultura da diversidade vai se consolidando, fomenta um ambiente de cooperação e respeito. 

 

De acordo com Débora Marques, gerente de Planejamento e Gestão do CRITT, “quando pensamos em inovação, pensamos em empresas que ofertam produtos, serviços ou processos que sejam novos ou significativamente melhorados pro mercado. E só conseguimos promover e fazer a inovação acontecer quando olhamos para o ponto mais básico: as pessoas e os problemas que elas têm. Por isso, o processo de inovação está ligado diretamente com a capacidade criativa e, para tal, precisamos solucionar problemas de jeitos novos e melhorados. Quando olhamos para um cenário de diversidade das pessoas e de problemas que existem no mundo, vemos a importância de termos para cada produto, serviço ou processo um olhar muito atento em cima da diversidade. Pessoas diferentes, com vivências e problemas diferentes lançam um olhar sobre soluções diferentes que podem ser criadas e também podem opinar sobre inovações que já existem e já estão no mercado e dar a percepção se aquela determinada tecnologia está atentando às demandas de todo o ser humano com todas suas diferentes potencialidades”.

 

Empresas que utilizam a diversidade em seus processos de inovação

Apesar do cenário ainda desfavorável para pessoas LGBTQIA+, alguns empreendedores e empresas têm lutado para mudar essa realidade, pois enxergam a diversidade como uma grande estratégia de inovação. Confira duas delas: 

Taqe

A Taqe é uma plataforma de recrutamento e seleção digital para vagas de empregos, sendo uma solução que auxilia outras empresas a criar processos de seleção mais inclusivos. 

Semente Negócios

A empresa de educação empreendedora tem o propósito de promover o desenvolvimento por meio da inovação e, a partir disso, possui um processo de diversidade estruturado. Contando com 27% de colaboradores pertencentes à  população LGBTQIA+, a organização adere algumas práticas para garantir a igualdade entre os gêneros. 

“A importância da diversidade para a inovação reside no fato de que diferentes histórias de vida, perspectivas e visões de mundo fazem com que a empresa tenha capacidade de enxergar novas possibilidades de desenvolver produtos e serviços inovadores”. Rafael Gonçalves, gerente de empreendedorismo no CRITT. 

 

Descubra mais sobre inovação e como inovar no seu negócio clicando aqui.