Critt comemora 29 anos com trajetória de inovação e empreendedorismo em Juiz de Fora

Criado há 29 anos, o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) tem atuado como um importante catalisador para a inovação, o empreendedorismo e o avanço da ciência e tecnologia em Juiz de Fora e região. Com isso, consolida Juiz de Fora como um pólo capaz de transferir efetivamente os conhecimentos gerados na universidade para a sociedade.

Ilustração do prédio do Critt

O Centro é o Núcleo de Inovação Tecnológica (Nit) da Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF). Entre suas atribuições, estão o gerenciamento da política de inovação da UFJF e a coordenação da Incubadora de Base Tecnológica (IBT). Com sua qualificação como Nit, o Critt também assume a responsabilidade de zelar pela manutenção da política institucional de estímulo à proteção de criações, licenciamento, inovação e outras formas de transferência de tecnologia.

Segundo o pró-reitor de Inovação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e diretor do Critt, Fabricio Campos, o Centro tem desempenhado um papel crucial na promoção da inovação e transferência de tecnologia em Juiz de Fora e região. “Ao longo dos últimos 29 anos, suas atividades têm impactado positivamente o desenvolvimento econômico e tecnológico da região, estimulando o empreendedorismo, fomentando parcerias entre universidade,  empresas e diversas entidades, além de contribuir para a geração de empregos qualificados.”

Além disso, Campos aponta o Centro como ator fundamental na promoção de pesquisas aplicadas e no apoio ao desenvolvimento de soluções inovadoras em diversos setores.

O Critt apresenta um notável histórico de apoio ao desenvolvimento empresarial e tecnológico. Desde 2016, incubou 34 empresas, das quais 12 se graduaram, demonstrando um ambiente propício para o crescimento empresarial. Além disso, tem sido um ponto de referência para capacitações e treinamentos, realizando 338 eventos entre 2020 e 2024, impactando positivamente 3123 pessoas. Também se destaca na área de propriedade intelectual, com 181 patentes e 62 marcas registradas, evidenciando um compromisso com a inovação. Ademais, 27 tecnologias foram transferidas, promovendo a disseminação e aplicação do conhecimento gerado na Universidade.

A atuação do Critt envolve a prospecção de projetos da UFJF para empreendedores e empresas que buscam assessoria para o desenvolvimento de novos produtos ou aperfeiçoamento de processos de produção em diferentes áreas. Desta forma, o Centro contribui para o desenvolvimento econômico regional, de modo a trazer, como consequência, o desenvolvimento social, difundindo tecnologias limpas, privilegiando a proteção ao meio ambiente e o respeito à natureza.

“As expectativas de crescimento e consolidação das atividades do Critt para os próximos anos são bastante promissoras,” conta o diretor de Inovação.  “Com a crescente demanda por inovação e tecnologia, o Centro tem a oportunidade de expandir suas parcerias com empresas, instituições de pesquisa e órgãos governamentais, ampliando seu impacto na região.”

Conheça os serviços do Critt.

Outras informações: Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt)