Critt comemora 28 anos

O Núcleo de Inovação Tecnológica da UFJF comemora mais um ano de atividades.

Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) completa nesta sexta-feira, 28 de abril, 28 anos de existência. Segundo os Indicadores Globais da Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI) de 2019, o Centro é a terceira maior Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) de Minas Gerais.

Para o Diretor de Inovação da UFJF, Fabricio Campos, o Critt chega nesta marca após anos contribuindo para a divulgação da cultura da inovação, transferência de tecnologia e empreendedorismo, com impactos nacionais e internacionais, proporcionando a interação da academia com o mercado.

‘’A UFJF, por meio do Critt, já contribuiu para a graduação de cerca de 32 empresas na incubadora. Ofereceu mais de 77 capacitações e treinamentos que tiveram alcance de mais de 1718 participantes nos últimos dois anos. O Centro também colaborou para o registro de mais de 183 patentes, 56 marcas e 27 tecnologias transferidas para a sociedade. Desta forma, cumpre a sua missão aumentando a competitividade por meio da integração da Universidade com a sociedade e com a indústria’’, aponta o Diretor de Inovação da UFJF.

Mas afinal, o que é o Critt?

Criado em abril de 1995, o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia é o Núcleo de Inovação Tecnológica (Nit) da UFJF. Entre suas atribuições, estão o gerenciamento da política de inovação da UFJF e a coordenação da Incubadora de Base Tecnológica (IBT). Com sua qualificação como Nit, o Critt também assume a responsabilidade de zelar pela manutenção da política institucional de estímulo à proteção de criações, licenciamento, inovação e outras formas de transferência de tecnologia.

A atuação do Critt envolve a prospecção de projetos da UFJF para empreendedores e empresas que buscam assessoria para o desenvolvimento de novos produtos ou aperfeiçoamento de processos de produção em diferentes áreas. Desta forma, o Centro contribui para o desenvolvimento econômico regional, de modo a trazer, como consequência, o desenvolvimento social, difundindo tecnologias limpas, privilegiando a proteção ao meio ambiente e o respeito à natureza.

A instituição tem como missão contribuir com a comunidade acadêmica e empreendedora e com o desenvolvimento socioeconômico regional, aumentando a competitividade por meio da integração da Universidade com a sociedade e com a indústria.

O Critt é o Nit da UFJF. E o que é um Nit?

O Núcleo de Inovação Tecnológica (Nit) é o Escritório de Negócios e de Patentes da UFJF. Responsável pela realização de parcerias com o mercado para desenvolver produtos inovadores, realizar testes e validações com o auxílio dos laboratórios e do corpo de professores, técnicos e alunos da Universidade, o setor atua no depósito de patentes e registro de marcas empresariais.

Os três setores finalísticos

No Centro, há três setores chamados de finalísticos: Empreendedorismo, Núcleo de Inovação e Treinamento. Esses setores estão diretamente ligados aos objetivos primordiais da organização e lidam com o consumidor final das ações do Critt.

Empreendedorismo

O Setor de Empreendedorismo do Critt tem o objetivo de promover o desenvolvimento da região por meio da criação de um ambiente empreendedor e inovador na Mata Mineira. Conta com programas de estruturação de negócios como a Oficina de Ideação e Modelagem de Negócios e o SpeedLab.

Já para ideias consolidadas, o setor oferta a Incubadora de Base Tecnológica do Critt (IBT), que tem o objetivo de fornecer apoio para empreendedores que desejam iniciar uma empresa e desenvolver produtos ou processos que apresentem grau de tecnologia e inovação. Além disso, há o Condomínio de Empresas, no qual o empreendedor pode utilizar toda a infraestrutura do Critt e ter parcerias de pesquisadores e técnicos da UFJF para desenvolvimento de novas soluções/tecnologias e produtos.

Acesse aqui para conhecer e participar dos programas de Empreendedorismo.

Núcleo de Inovação (Nit)

O Núcleo de Inovação Tecnológica (Nit) promove parcerias com a UFJF para desenvolver um produto inovador, para fazer testes, validações, usando recursos laboratoriais e com ajuda do corpo de professores, técnicos e alunos da Universidade. Chamado também de Escritório de Negócios e de Patentes da UFJF, é possível conseguir auxílio para depositar patentes e registrar marcas empresariais.

Para membros da UFJF, neste setor é possível conseguir auxílio para o desenvolvimento de pesquisas inovadoras, para atendimento às empresas e pedidos para banca de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sigilosa, por exemplo.

Para solicitar registro de marcas ao Nit preencha o formulário eletrônico.

Demais assuntos podem ser tratados através do e-mail: att.critt@ufjf.br

Treinamento

O Treinamento visa cumprir as finalidades do Centro de transferência de tecnologia e incentivo à inovação e ao empreendedorismo. É responsável pela oferta de  cursos, workshops, treinamentos e capacitações em temas como inovação, patentes, empreendedorismo e áreas correlatas.

Dessa forma, o setor atua no planejamento e na execução de atividades de desenvolvimento e capacitação. Tais ações abrangem os colaboradores do Critt, as empresas incubadas, alunos, docentes, técnico-administrativos da UFJF e a comunidade em geral.

Acesse os próximos eventos promovidos pelo Setor de Treinamentos.

Outras informações

Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) –  (32) 2102-3435