Fechar menu lateral

Critt celebra 27 anos de atividade hoje

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi inaugurado em abril de 1995, completando neste mês, então, seus 27 anos de atuação dentro e fora do campus. Ao longo desses anos, O Critt não apenas desempenhou seus papéis principais e estruturantes, que são de Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e Incubadora de Base Tecnológica (IBT), mas também criou e fomentou inúmeros projetos desenvolvidos dentro e fora da Universidade, formou parceria com diversas empresas de nível regional, nacional ou estrangeiras, gerou novos programas e eventos de apoio ao empreendedorismo e a ciência.

Para celebrar, além do vídeo de retrospectiva, o Critt também recebe seus colaboradores, parceiros e autoridades num evento nesta noite de quinta-feira, 28, às 19h, no prédio do Critt, localizado no campus da UFJF (rua José Lourenço Kelmer, s/n, São Pedro). O momento de comemoração conta com a presença da Vice-Reitora da UFJF, Girlene Alves da Silva, do Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (SEDIC) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e ex-Diretor do Critt, professor Ignácio Godinho Delgado, e do atual Diretor de Inovação da UFJF e do Critt, Fabrício Campos. Apesar de fechado, a cobertura fotográfica do evento será publicada posteriormente nas redes sociais do Centro.

No último Ranking de Universidades Empreendedoras, o Critt foi um grande aliado a UFJF para o salto que houve, em nível estadual e nacional. Com metodologia que analisa Extensão, Cultura Empreendedora, Capital Financeiro, Infraestrutura, Internacionalização e Inovação, a UFJF pulou do 7º ao 6º lugar no ranking de Minas Gerais e do 49º ao 23º no ranking do Brasil. Especificamente na esfera de Infraestrutura, representada pelo Critt, atingiu-se o 5º lugar, na mesma iniciativa da Brasil Júnior.

O Diretor Fabrício Campos fala sobre a trajetória do Centro Regional até os dias atuais e seus impactos à comunidade: “Ao longo desses anos vimos a consolidação do pioneirismo da UFJF em promover a Inovação e o Empreendedorismo resultando em diversos impactos nos indicadores socioeconômicos da região e criando mecanismos para possibilitar que a ciência e a tecnologia geradas na UFJF possam ser melhor aproveitadas pela sociedade”. Além disso, Fabrício também mostra esperança quanto aos planejamentos para este ano, ao dizer que “O Aniversário do CRITT coincide com a Publicação da Política de Inovação da UFJF que vem contribuindo para a divulgação da Cultura da Inovação, resultando em diversas ações, onde destacamos o aumento do número de patentes concedidas, transferências de tecnologia e empresas Graduadas. Para este ano esperamos retomar com força total as atividades do Setor de Treinamento, iniciar a obra do prédio sede do Parque Tecnológico e consolidar o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de tecnologias em combustíveis renováveis no Distrito Industrial”.

É importante destacar também que todos os setores do Critt estão de volta integralmente às atividades presenciais, desde o dia 18 deste mês. Apesar dos impactos da pandemia nos trabalhos internos e relacionados a parcerias externas, o Critt progrediu, como citado, em ranking mineiro e brasileiro. As expectativas com o retorno são ainda maiores. Os desafios na adaptação ou readaptação dos servidores, técnicos e bolsistas ao trabalho presencial serão superados rapidamente com a integração promovida entre a equipe e, num aspecto externo, a tendência é que o setor científico e empresarial volte a ganhar forças e traga bons frutos ao Critt, que também será grande fonte dessa reestruturação acadêmica e econômica.