Fechar menu lateral

UFJF tem grande crescimento no Ranking de Universidades Empreendedoras de 2021 da Brasil Júnior

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) teve um grande salto no Ranking de Universidades Empreendedoras comparando os anos de 2019 e 2021. Na edição atual, a UFJF recebeu 4,99 pontos e saiu do 49º lugar e foi para o 23º na colocação nacional, o que, entre as instituições de Minas Gerais, a elevou também da 7ª à 6ª posição. A iniciativa é da Brasil Júnior, organização à frente do Movimento Empresa Júnior (MEJ).

A metodologia usada para essa pontuação analisa Extensão, Cultura Empreendedora, Capital Financeiro, Infraestrutura, Internacionalização e Inovação. Portanto, o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) representa uma grande parcela de participação nesses eixos. Para chegar aos resultados, a equipe organizadora trabalhou com coleta de indicadores, pesquisas de percepção e outras ferramentas.

“O Critt oferece diversos mecanismos e vem alcançando cada vez melhores resultados, com a missão de levar o conhecimento gerado na universidade para toda a sociedade, impactando positivamente as questões socioeconômicas” destaca Fabrício Campos, Diretor de Inovação da UFJF,  que ainda acrescenta: “o Ranking das Universidades Empreendedoras retrata a melhoria contínua da UFJF em fomentar empreendimentos. Dentre os diversos destaques, chamamos a atenção de que na vertente Infraestrutura, estamos na 5° posição. Fruto do resultado de um bom planejamento e investimentos.”

Esta é a quarta edição do Ranking, que só foi feito antes em 2016, 2017 e 2019. Isso significa que é a primeira edição após a chegada da pandemia e observa as instituições que acabaram de sair ou ainda estão passando por momentos de grandes desafios na educação. Entretanto, a UFJF ainda conseguiu superar sua última nota em 2019, que havia sido de 4,13.

Para mais informações: emp.critt@ufjf.edu.br