Fechar menu lateral

UFJF promove votação no SIGA para a definição de membros que irão integrar o Conselho de Inovação

A Universidade Federal de Juiz de Fora promove a partir de segunda-feira, dia 21, as votações para a definição de dois membros que irão integrar o Conselho de Inovação. O pleito acontecerá através do SIGA dos docentes (professores) de 21/06/2021 a 25/06/2021.

O Comitê de inovação escolhido irá assessorar a diretriz de inovação, com o objetivo de desenvolver de forma progressiva a Política de Inovação da UFJF. As duas votações vão acontecer de forma simultânea, veja abaixo os candidatos:

 VI – um (a) representante dos pesquisadores que tenham projetos de

transferência de tecnologia registrados no CRITT;

-Rodrigo Stephani 

-Wesley Nascimento

-Alexandre Leitão

– Priscila Caprilles

-André Marcato

 

VII – um (a) representante dos pesquisadores que tenham registro de

propriedade intelectual no CRITT;

– Moisés Lagares

-Nádia Raposo

-Henrique Braga 

-Maria Teresa Gomes Barbosa

-Wesley Nascimento

 

As atribuições do Comitê de Inovação e o membros

Compete ao Comitê de Inovação e seus membros diversas funções que visam a colaboração, implementação, regulamentação entre outras questões, para o bom funcionamento da Política de Inovação, como:

I – assessorar a Diretoria de Inovação na formulação e implementação da Política de Inovação da UFJF;

II – por solicitação da Diretoria de Inovação e delegação do Conselho Superior, definir dispositivos para a atualização progressiva da política de inovação da UFJF, considerando os instrumentos previstos na Lei 10.973/2004, reformada pela Lei 13.243/2016, e seu decreto regulamentador 9.283/2018, resguardadas as atribuições dos órgãos de deliberação da Universidade, previstas em seus Estatuto e Regimento.

III – por solicitação da Diretoria de Inovação, emitir parecer sobre os casos omissos das normas que regulamentam a Política de Inovação da UFJF, com base na legislação existente.

 

O Comitê de Inovação é composto dos seguintes membros:

I – o (a) Diretor (a) de Inovação, que o preside.

II – um representante do CRITT, que exerce a Secretaria Executiva deste Comitê;

III – um representante do Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora e Região;

IV – o (a) Pró-Reitor (a) de Pós-graduação e Pesquisa;

V – um (a) docente, do Conselho Superior da UFJF, de cada uma das seguintes áreas do conhecimento:

  1. a) Ciências da Vida, que englobam as Ciências Agrárias e Veterinárias, as Ciências Biológicas e as Ciências da Saúde.
  2. b) Ciências da Natureza, que englobam as Ciências Exatas e da Terra e as Engenharias.
  3. c) Humanidades que englobam as Ciências Humanas, as Ciências Sociais Aplicadas, Letras e Artes.

VI – um (a) representante dos pesquisadores que tenham projetos de transferência de tecnologia registrados no CRITT;

VII – um (a) representante dos pesquisadores que tenham registro de propriedade intelectual no CRITT;

VIII – um(a) representante do GT Inovação do Campus de Governador Valadares;

IX – um (a) docente como representante da APES;

X – um(a) técnico(a)-administrativo(a) em educação como representante do SINTUFEJUF;

XI – um(a) aluno(a) de graduação ou pós-graduação como representante

do DCE.

 

  • 1 º . Os membros mencionados no inciso V serão escolhidos pelo Conselho Superior, para mandato de 3 (três) anos, permitida uma recondução.
  • 2º. Os membros mencionados nos incisos VI e VII serão eleitos por seus pares em votação realizada por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica – SIGA para mandato de 3 (três) anos, permitida uma recondução.
  • 3º. O membro mencionado no inciso VIII será indicado pelo Conselho Gestor do Campus de Governador Valadares.
  • 4º. A participação das entidades e da representação discente é facultativa e fica condicionada à manifestação. A impossibilidade ou declínio de atuação não implicará prejuízo de quorum do Comitê.
  • 5º. A organização, diretrizes e modelo de gestão do Comitê de Inovação bem como as demais disposições relativas ao seu funcionamento, serão definidas em regimento próprio.
  • 6º. Qualquer membro do Comitê de Inovação poderá encaminhar ao Conselho Superior pedido de recurso relativo a definições efetuadas no âmbito do Comitê.

 

A aprovação da Política de Inovação

A publicação da Política de Inovação foi anunciada pelo diretor de Inovação, Fabrício Campos, e pelo reitor da UFJF, Marcus Vinicius David, durante o evento de comemoração pelo aniversário de 26 anos do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt)

A nova Política da Inovação foi aprovada pelo Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora, no uso de suas atribuições legais e regulamentares, por maioria em sua reunião extraordinária realizada de forma remota, nos termos do artigo 10 da Resolução 10.2020 do Conselho Superior, no dia 28 de abril de 2021, em continuidade à reunião do dia 26 de abril de 2021. Sendo assim, organizou e regulamentou a Política de Inovação da Universidade Federal de Juiz de Fora em consonância com seu Plano de Desenvolvimento Institucional.

 

Critt comemora aniversário com aprovação da Política de Inovação da UFJF

O Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), celebrou no dia 28 de abril seu aniversário de 26 anos, com a aprovação da Política de Inovação da UFJF. 

Durante a cerimônia de comemoração, o reitor Marcus David, enfatizou a importância da Política de Inovação. Segundo ele, “a UFJF se coloca ao lado de grandes instituições do país, em termos de ter uma normatização interna que vai possibilitar, de forma intensa, o processo de parceria entre a Universidade e o setor produtivo.”

Já para o diretor de Inovação da UFJF, Fabrício Campo, a aprovação estabelece um novo momento para a história da Universidade e do Critt. “Consolida todas ações que a gente vem descrevendo, traz indicativos, inclusive das ações da instituição, e segurança sobre todas as ações que vêm acontecendo.”

 

Vote para definir o Conselho de Inovação da UFJF 

Leia a Política de Inovação da UFJF 

 

Outras informações:

Setor de Comunicação e Marketing – com.critt@ufjf.edu.br