Fechar menu lateral

ADJFR e Critt firmam parceria para apoio a empresários

O último encontro dos parceiros da Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região (ADJFR), realizado no dia 05/06, no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), rendeu bons frutos. A partir de agora, as empresas poderão contar com o apoio da Agência para o desenvolvimento de projetos (na área de inovação e pesquisa) em parceria com o Critt, Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Como explica o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico da UFJF, André Luís Marques Marcato, neste primeiro momento, o objetivo é incentivar e facilitar o cadastramento das empresas de Juiz de Fora junto aos órgãos de fomento – como Fapemig, Finep, CNPq, entre outros, para a captação de recursos. Além disso, esta parceria entre a ADJFR e o Critt propiciará a aproximação dos associados aos pesquisadores da Universidade.

O Critt terá o papel de identificar os editais dos órgãos de fomento, disponibilizá-los para a Agência – para que esta divulgue junto às empresas parceiras e as apóiem no cadastramento, submeter os projetos para a captação de recursos e orientá-los quanto à parceria com a UFJF para o atendimento da demanda de Inovação.

Para celebrar esta nova parceria, o Critt apresenta aos empresários a oportunidade de dois editais: um na Fapemig (n°11/2008 – Programa Estruturador Rede de Inovação Tecnológica – Mestres e Doutores na Empresa) e outro na Finep (n° 01/2008 – Subvenção Econômica à Inovação). Os dois editais visam o desenvolvimento de projetos inovadores (produtos, serviços ou processos), em conjunto com Instituições de Ciência e Tecnologia públicas ou privadas sem fins lucrativos, com a contratação de mestres e doutores, através de subvenção econômica.

No edital Fapemig, as empresas precisam estar sediadas em Minas Gerais e as propostas têm que ser enviadas, eletronicamente, até as dezessete horas do dia 31 de julho 2008 (site: www.fapemig.br /editais/aberto). Os recursos alocados para o financiamento serão da ordem de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais). Já no edital Finep, serão apoiados projetos de inovação de empresas brasileiras, nos temas definidos no edital, até o limite total de R$450.000.000,00 (quatrocentos e cinqüenta milhões de reais). O prazo para a entrega do projeto, primeira etapa, é 30 de junho de 2008. O cronograma pode ser conferido no site: www.finep.gov.br (como obter financiamento/ chamadas públicas).

Outras informações pelo telefone (32) 3229-3435 – ramal 24.