Fechar menu lateral

Apresentação

A Coordenação Geral de Processos Seletivos (COPESE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é o órgão responsável pela realização dos Programas de Ingresso da UFJF, além de desenvolver outros processos seletivos da Universidade e de diversas instituições.

Os Programas de Ingresso da UFJF têm o objetivo de realizar o preenchimento das vagas disponíveis nos cursos de graduação oferecidos pela instituição, quer seja na modalidade presencial ou na modalidade à distância, dentre outros critérios de ingresso na mesma. Estes Programas são distribuídos em três formatos: Concurso Vestibular (somente para o Curso de Música e para os cursos a distância) e o Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM, para todos os cursos) que é a seleção pelo sistema seriado em três módulos consecutivos e anuais. Esses dois primeiros formatos são realizados pela COPESE. Outra forma de ingresso na UFJF é o SiSU (Sistema de Seleção Unificada) do MEC (Ministério da Educação), responsável pela maioria das vagas.

Diante de sua principal missão de viabilizar o acesso ao ensino superior, vinculada a toda regulamentação e decisões do Conselho Superior e do Conselho Setorial de Graduação, a COPESE oferece à sociedade a execução de ações e procedimentos que visam processos equânimes e com resguardo da segurança, sigilo e transparência necessários ao atingimento de formas adequadas e dentro de iguais condições de entrada no ensino público para obtenção da formação em nível superior.