Fechar menu lateral

PUBLICADO NOVO PROGRAMA DO PISM

A UFJF deu início, no ano de 2021, ao processo de revisão e atualização do programa do PISM. Sabemos que o PISM, para muitas escolas, se configura em um forte indutor de currículo, por isso há por parte das redes pública e particulares uma expectativa de como seria esse programa.

Para a elaboração do novo programa foram constituídos grupos de trabalho nas dez áreas de conhecimento cobradas no Pism: Português, Matemática, História, Geografia, Biologia, Física, Química, Literaturas, Sociologia e Filosofia. Esses grupos foram compostos por professores da UFJF, professores das redes pública e particular de ensino de Juiz de Fora e professores do Colégio de Aplicação João XXIII

A elaboração do novo programa exigiu de todos os envolvidos neste trabalho muito esforço, dedicação e compromisso. Por isso, agradecemos imensamente aos professores e professoras que fizeram parte dos grupos de trabalho. Essa foi uma tarefa de grande envergadura e de grande impacto na vida escolar de muitos estudantes, considerando aqueles que anseiam ingressar na UFJF por meio do PISM.

Este trabalho demonstra o compromisso da UFJF com a sociedade, primando pela responsabilidade social, transparência, participação democrática e produção coletiva desse programa. Entendemos que a partir dessas trocas de saberes e experiências que as melhores decisões podem ser tomadas. É respeitando o coletivo, que entregamos agora os novos programas dos componentes do PISM nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática.

É importante ressaltar que a UFJF decidiu adiar a mudança do conteúdo programático do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) para 2023. Após o término da Consulta Pública, aberta para ampliar o debate junto à comunidade, as alterações inicialmente previstas para terem início em 2022 só entrarão em vigência a partir do edital que será publicado em 2023. A mudança ainda permanece gradativa, sendo aplicada a partir do módulo I. 

Acesse aqui o Novo Programa do Pism.