UFJF lança 1.225 vagas para graduação a distância

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lança nesta segunda-feira, 5, o edital de seleção para o vestibular na modalidade Educação a Distância (EAD) 2016. Ao todo serão disponibilizadas 1.225 oportunidades distribuídas nos cursos de graduação em Licenciatura em Computação, Licenciatura em Educação Física, Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia, em 16  polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Araxá, Barroso, Boa Esperança, Cataguases, Conselheiro Lafaiete, Coromandel, Durandé, Governador Valadares, Ipanema, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Lavras, Salinas, Sete Lagoas, Timóteo, Ubá. Os cursos e vagas, no entanto, variam conforme o polo.

A seleção ocorrerá da seguinte forma: 70% das vagas serão preenchidas por meio de seleção própria da UFJF. Já os 30% restantes serão destinados a candidatos que quiserem usar o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos deverão indicar a opção desejada no ato da inscrição e poderão concorrer apenas pela opção desejada. Metade das vagas da seleção ficará reservada, em cada um dos cursos e em cada um dos polos, para os egressos de escolas públicas, conforme Lei de Cotas.

Inscrições

As inscrições poderão ser feitas entre o dia 5 de setembro até às 15h do dia 26 do mesmo mês, exclusivamente através do site da Copese, pelos links “Vestibular & PISM” > “Processos Seletivos EAD 2016”. O valor da taxa de inscrição é de R$ 75. Candidatos que tiverem cursado integralmente o ensino médio em escolas da rede pública ou terem sido bolsistas integrais em escolas particulares durante qualquer período do ensino médio, além dos que declararem pertencer a famílias com renda per capita igual ou inferior a R$ 1.320 podem pedir a isenção do pagamento, que deverá ser pleiteada já no ato da inscrição.

Formas de ingresso

Para utilizar a nota do Enem no processo, o candidato deve ter realizado o Exame em pelo menos uma das duas mais recentes edições (2014 ou 2015). Caso o interessado tenha participado das duas mais recentes edições, será considerada a edição com maior pontuação total, independentemente das pontuações particularmente obtidas nas provas dessas edições.

Já para participar do processo de seleção através de provas – que é elaborado exclusivamente pela UFJF – o candidato deve realizar duas provas presenciais objetivas de igual forma e teor, constituídas, ao todo, de 46 questões, além de uma redação – todas em uma única etapa.

A primeira prova presencial compreende os conteúdos de Biologia, Física, Geografia, História e Química. Cada conteúdo consta de seis questões, valendo um ponto cada. A segunda prova presencial compreende os conteúdos de Língua Portuguesa (com seis questões), Literaturas (quatro) e Matemática (seis), valendo um ponto cada, além de uma redação, que vale 15 pontos.

Provas

A seleção será realizada em um único dia – 16 de outubro (domingo) – das 9h às 12h (primeira prova presencial) e das 14h às 18h (segunda prova presencial). Conforme o edital, as provas presenciais serão nas cidades de: Governador Valadares, Juiz de Fora, Lavras e Sete Lagoas. Os candidatos somente podem fazer as provas no local indicado no comprovante definitivo de inscrição.

Outras informações: (32) 2102-3738 / 2102-3755 – Coordenação Geral de Processos Seletivos da UFJF.