Quando se pensa na história de 62 anos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a serem completados nesta sexta, 23, o nome de 27 pessoas será lembrado como parte da história da instituição. São eles os homenageados neste ano com a Medalha JK, a maior honraria da Universidade em nome do presidente Juscelino Kubitschek, que instituiu a criação da UFJF.

“Essas duas comemorações – aniversário da UFJF e outorga da Medalha – têm uma proximidade, uma simbiose, porque, quando comemoramos o aniversário, é natural que façamos uma memória da trajetória da Universidade. É natural que nomes surjam pelo destaque e pela importância que tiveram”, explicou o reitor Marcus David, na entrega ocorrida na noite da última quarta, 21, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm).

Ana Maria Costa Lima se afastou da sala de aula na década de 1990 por um bom motivo: prestar assistência social junto aos iraquianos; também foi diretora e pró-reitora na UFJF (Foto: Alexandre Dornelas)

E a trajetória universitária é marcada por professoras que atuaram na assistência social, durante a Guerra do Iraque (1990-1991), como é o caso da professora Ana Maria Costa Lima, da Faculdade de Serviço Social, e pela conquista do professor Ricardo Resende Campos, da Faculdade de Direito, como o primeiro brasileiro a vencer o prêmio Werner Pünder pela melhor tese de doutorado, em ciências humanas, na Universidade de Frankfurt, na Alemanha.

Entre tantos outros percursos de excelência, em todas as áreas da UFJF, também se destaca a docente Maria Elisa Caputo, da Faculdade de Educação Física e Desportos, que obteve a 37ª posição no ranking de cientistas mais influentes da América Latina no campo da Educação. Quando se analisam os países do Brics, África do Sul, Brasil, China, Ìndia e Rússia, a professora figura na 49ª posição.

Maria Elisa Caputo está entre as pesquisadoras mais influentes da América Latina (Foto: Alexandre Dornelas)

Por esses e todos os outros percursos, o gestor da Universidade agradeceu o desempenho de ex-alunos, técnico-administrativos em educação e professores agraciados. Criticou a asfixia orçamentária federal pela qual a instituição tem passado, nos últimos anos, e lamentou ainda questionamentos, na grande maioria das vezes, infundados sobre a legitimidade de universidades para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Atuação da UFJF

Em nome dos 27 medalhistas, a professora da Faculdade de Medicina da UFJF e deputada federal eleita, Ana Pimentel (PT-MG), destacou o trabalho da instituição durante a pandemia de Covid-19. A Universidade aplicou vacinas, desenvolveu pesquisas, realizou testes, produziu e distribuiu materiais de higienização gratuitos, além de ter realizado levantamentos e análises estatísticas, entre outras inúmeras ações. “Somos um país enlutado por vidas que não podem ser esquecidas”, destacou Ana, que foi secretária de Saúde de Juiz de Fora, entre 2021 e 2022.

A deputada ainda criticou cortes orçamentários na educação, classificando-o como um “corte no sonho da juventude”, e destacou a posição da UFJF como a 36ª instituição que mais depositou patentes no país, tanto entre instituições de ensino superior quanto entre empresas públicas e privadas, em 2020.

Antônio Almas, ex-prefeito de Juiz de Fora, iniciou sua trajetória na UFJF no colégio João XXIII e depois tornou-se médico da instituição (Foto: Alexandre Dornelas)

A professora aposentada Ana Maria Costa Lima também se orgulha da Universidade, onde, entre outras funções, atuou como diretora da Faculdade de Serviço Social e como primeira pró-reitora de Recursos Humanos. “Tenho quase quatro décadas de convivência com esta instituição, o que para mim é um privilégio – um lugar onde muito aprendi e também pude retribuir.”

Veja mais fotos da entrega da Medalha JK

O aprendizado do ex-prefeito de Juiz de Fora Antônio Almas na Universidade remonta ao período em que era aluno do Colégio de Aplicação João XXIII, no fim da década de 1960. Duas décadas mais tarde, em 1982, obteve o diploma de medicina pela UFJF. “Como prefeito, a Medalha é um reconhecimento do trabalho de toda uma equipe. No período inicial da pandemia – um período grave – aumentamos ainda mais a inter-relação da Prefeitura com a UFJF, um caminho que sempre busquei enquanto prefeito.”

Veja a lista de homenageados com a Medalha JK em 2022:

Homenageados com a Medalha JK 2022

Homenageados com a Medalha JK 2022

Medalha JK
A Medalha Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira foi criada pela UFJF em 2003 para homenagear ex-alunos da Instituição que se projetaram no cenário nacional, a partir dos anos 1960. Em 2016, a honraria foi estendida aos docentes, técnico-administrativos em educação e, ainda, a pessoas da comunidade que tenham prestado importantes serviços à Universidade.

A lista dos homenageados é definida a partir da indicação das unidades acadêmicas e da Administração Superior e apresentada em reunião do Conselho Superior (Consu). Tradicionalmente, a entrega da medalha acontece em data próxima ao aniversário da UFJF, 23 de dezembro, em cerimônia solene.