Há mais de 60 anos, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se projeta em cenários nacionais e internacionais, por meio de iniciativas realizadas pelos corpos docente, estudantil e pela equipe de trabalhadores – servidores e terceirizados – que se dedicam em prol do ensino, pesquisa, extensão, cultura e inovação. Para celebrar o aniversário da UFJF, e aqueles que compõem o mosaico de histórias que constroem a Universidade, todos os anos, profissionais de destaque que passaram pela Instituição – ou que ainda estejam atuando – são homenageados com a Medalha JK.
Neste ano, a Medalha JK volta ao formato presencial e acontece no dia 21 de dezembro, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), às 18h, espaço em que 27 homenageados, indicados pela Administração Superior e por todas as unidades acadêmicas dos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, receberão a maior honraria em homenagem a atuação na Universidade.
Nesta edição, entre os homenageados estão o ex-prefeito de Juiz de Fora, Antônio Carlos Guedes Almas; e a ex-secretária de Saúde de Juiz de Fora e deputada federal eleita, Ana Cristina de Lima Pimentel. A medalha também será concedida in memoriam aos professores Guilherme Gouvêa de Figueiredo e Leonardo de Oliveira Carneiro e o técnico-administrativo Paulo Dimas de Castro. Confira a relação de homenageados.
Reconhecimento
No combate à Covid-19, um grupo de professores e estudantes dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Medicina, Fisioterapia, Odontologia e residentes da área de saúde se uniram em torno do projeto de extensão “Juntos contra a Covid-19” – que aplicou mais de 50 mil doses de vacinas na população juiz-forana. Pela atuação, o coordenador do projeto, Thiago Cesar do Nascimento, é um dos homenageados do ano com a Medalha.
“A UFJF ofereceu toda minha formação acadêmica durante 11 anos. Há oito anos, como docente, dedico todos os meus esforços para contribuir de alguma forma para seu desenvolvimento, por isso, é motivo de muito orgulho ser agraciado com a maior honraria concedida pela Universidade. Minha atuação (no projeto) só foi possível por ter ao meu lado outros colegas docentes, TAEs e discentes que também aceitaram o mesmo desafio”, resume o professor da Faculdade de Enfermagem.
Vida cultural
Indicada pelo Instituto de Artes e Design (IAD), a pró-reitora de Cultura, Valéria Faria, possui uma trajetória de vida que se confunde com a própria relação que constitui com a Universidade. Como ex-aluna, professora, pró-reitora de Cultura, entre outras atuações no âmbito institucional, tem demonstrado comprometimento com a vida cultural da cidade, com suas imagens, sua memória, seus sons, seus objetos e sobretudo, com seus artistas.
“Essa é sem dúvida uma homenagem que muito me emociona e gratifica, pois receber a principal honraria concedida pela UFJF representa o maior reconhecimento que poderia alcançar do trabalho que tenho desenvolvido como artista, docente e gestora desde o ingresso na instituição, há quase 30 anos”, celebra Valéria.
Em agradecimento ao IAD e à UFJF, Valéria comenta o especial momento político nas áreas artísticas e da educação. “Vivemos, nos últimos anos, tempos tão difíceis e desafiadores, e essa homenagem nos proporciona alegria, estímulo e motivação para continuarmos lutando pela educação pública e pela democratização da cultura no Brasil. Esse é um momento único na minha trajetória pessoal e profissional, e me sinto muito honrada.”
Valéria é comprometida com a vida cultural da cidade, sobretudo, com seus artistas (Foto: Carolina de Paula)